Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Visita em boa hora

A próxima bateria de testes da F-1 será em Jerez mas, antes, o circuito receberá uma visitinha.
 
A pedido da GPDA, a associação dos pilotos, o médico da Toyota, Riccardo Ceccarelli, vai inspecionar as instalações do autódromo. Dependendo do que encontrar, dizem, os treinos podem até ser cancelados.
 
Finalmente os pilotos decidiram se preocupar com esse assunto. É em circuitos como Jerez, Mugello e Valência que eles passam a maior parte do tempo. E, via de regra, a situação é de abandono.
 
"Não sei como não morreu alguém nos últimos anos. Só pode ser muita sorte", disse-me um piloto certa vez.
 
Há dias em que os testes acabam no fim da tarde e já não há um helicóptero ou ambulância de prontidão.

Escrito por Fábio Seixas às 13h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube do dia

O "youtubeiro" errou o local. É Barcelona, não Jerez. Mas a data está certa: as imagens são de ontem. E o piloto de capacete azul e branco na McLaren é mesmo Hakkinen.
 
Vale pra matar a curiosidade de quem nunca viu um dia de teste na F-1.
 
Aliás, esse é um dos meus orgulhos: nunca cobri um teste. Testes, todos dizem, são a maior chatice da galáxia.
 
Antigamente, eram oportunidades para encontrar os pilotos um pouco mais relaxados e bater papo. Hoje, nem isso. As equipes entopem cada segundo livre dos sujeitos com atividades promocionais e entrevistas pré-agendadas.
 

Escrito por Fábio Seixas às 20h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

De Barça pra Granja

Massa puxará o grid de 74 karts na largada das 500 Milhas, à 0h do domingo.
 
O brasileiro da Ferrari chegou ao Brasil depois dos testes em Barcelona, treinou na Granja Viana ontem e hoje cravou o melhor tempo no treino classificatório.
 
Será ele o responsável pelo primeiro turno de sua equipe. João Paulo Bertuccelli, Rafael Daniel e Ruben Carrapatoso completam o time.
 
Em segundo lugar sairá a equipe de Otavio Bonder, Antonio Francesco Ventre, José Eduardo Ventre, Bruno Pacetti e Lucas Rodrigues.
 
Barrichello vai correr com duas equipes. A primeira, com Kanaan, Wheldon e Giaffone, sai em 13º lugar.
 
A outra, com Kanaan, Wheldon, Farfus e Bianchini, foi punida por estar com o kart 200 gramas abaixo do peso e largará em 23º.

Escrito por Fábio Seixas às 18h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Classe de 2007

A FIA acaba de divulgar a lista de inscritos da F-1 para o ano que vem, com a respectiva numeração dos carros.

Depois de sete anos, a McLaren voltará a envergar o número 1, embora a conquista tenha sido da Renault.

Na Ferrari, Massa é o número 5; Raikkonen, o 6. Teoricamento, o brasileiro é o primeiro piloto.

Na Honda, inversão em relação a 2006. Button aparece à frente de Barrichello.

Eis a lista:

MCLAREN

1 Fernando Alonso (ESP)

2 Lewis Hamilton (ING)

RENAULT

3 Giancarlo Fisichella (ITA)

4 Heikki Kovalainen (FIN)

FERRARI

5 Felipe Massa (BRA)

6 Kimi Raikkonen (FIN)

HONDA

7 Jenson Button (ING)

8 Rubens Barrichello (BRA)

BMW

9 Nick Heidfeld (ALE)

10 Robert Kubica (POL)

TOYOTA

11 Ralf Schumacher (ALE)

12 Jarno Trulli (ITA)

RED BULL

14 David Coulthard (ESC)

15 Mark Webber (AUS)

WILLIAMS

16 Nico Rosberg (ALE)

17 Alex Wurz (AUT)

TORO ROSSO

18 Indefinido

19 Indefinido

SPYKER

20 Christijan Albers (HOL)

21 Indefinido

SUPER AGURI

22 Takuma Sato (JAP)

23 Anthony Davidson (ING)

Escrito por Fábio Seixas às 14h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube do dia

E para encerrar (por ora) o assunto Hakkinen, a ultrapassagem sobre Schumacher na Bélgica, em 2000, filmada pela câmera do carro do finlandês.
 
Mais do que a manobra, porém, o vídeo vale pelo passeio completo por Spa. Se alguém ainda tem dúvidas de que este é o mais espetacular circuito do calendário, preste atenção nisto aqui...

Note que, uma volta antes, ele tenta superar Schumacher no mesmo ponto, por dentro, na Eau Rouge.
 
Agradecimentos ao Wilson, de São Paulo.

Escrito por Fábio Seixas às 18h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 3

E o dia acabou com Badoer em primeiro, 1min16s317, o melhor tempo desta semana em Barcelona.
 
Kovalainen foi o segundo e, pela primeira vez nesses testes, ficou à frente de Nelsinho, oitavo.
 
Kubica foi o terceiro, seguido por Hamilton e Barrichello.
 
Hakkinen ficou em último, 1min19s340.
 
"Passei toda a manhã me aclimatizando ao ambiente de um cockpit e à aderência de um carro de F-1 atual. Não esperava mesmo ser rápido logo de cara. Barcelona é uma pista complicada para carro e piloto e levei várias voltas até atingir velocidade. Enfim, foi divertido", disse.
 
Amanhã, só Toyota e Ferrari treinam. 

Escrito por Fábio Seixas às 17h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Recomeço

E Hakkinen foi pra pista.
 
Usando macacão todo branco e capacete apenas com o azul da Finlândia, o bicampeão teve logo de cara uma experiência inédita: apertar-se num cockpit de F-1 usando o Hans, que não era obrigatório na sua época.
 
As primeiras voltas foram muito lentas, quase dez segundos em relação às melhores marcas. Mas um detalhe chama a atenção e mostra que o teste não é de brincadeira: Hakkinen leva no carro apêndices aerodinâmicos para avaliação da McLaren.

Escrito por Fábio Seixas às 09h40

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cenas de um GP, a vez do internauta

A foto abaixo foi mandada pelo Rafael Morales.
 
"Torcedor carioca fanatico pelo Schumacher..."
 
Bota fanático nisso... É cada um que me aparece.
 

Escrito por Fábio Seixas às 09h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

E fim de papo

Original, em inglês, do site da "Autosport":
 
Question: So is tomorrow just a promotional event?
 
Mika Hakkinen: No, it is not promotion tomorrow.

Escrito por Fábio Seixas às 17h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 2

Massa foi de novo o mais rápido em Barcelona: 1min16s406, 0s754 melhor que o tempo de ontem e 0s753 melhor que Heidfeld, o segundo colocado. Badoer ficou em terceiro.
 
Nas disputas internas mais importantes, De la Rosa, Barrichello e Nelsinho foram melhores que Hamilton (duas posições), Klien (quatro) e Kovalainen (quatro).
 
O último colocado foi um certo Kamui Kobayashi, com a Toyota. Muito prazer. Te vejo na Williams.

Escrito por Fábio Seixas às 15h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Big Brother Schumi

Neste fim de semana acontecem as 24 Horas de Kerpen, com a ilustre presença do dono do pedaço, Schumacher.
 
É um evento fechado para convidados e, até onde sei, sem TV.
 
Ok, sei que não é grande coisa, mas dá para acompanhar parte da ação pela webcam do circuito outdoor. O link está aqui.
 
Pelo menos serve para matar a curiosidade de quem nunca viu o kartódromo do heptacampeão.

Escrito por Fábio Seixas às 14h41

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube do dia

Já que este blog proclamou 29 de novembro de 2006 o Dia Mika Pauli Häkkinen, a segunda ultrapassagem mais sensacional que vi na F-1...
 

Escrito por Fábio Seixas às 12h41

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Definições (1)

Raikkonen = Hakkinen 11 anos atrás

Escrito por Fábio Seixas às 12h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quem não tem cão...

Seis brasileiros participaram hoje dos testes coletivos da World Series em Valência: Luiz Razia, Felipe Lapenna, Alberto Valério, Diego Nunes, Sérgio Jimenez e Carlos Iaconelli.
 
Três deles _Razia, Valério e Jimenez_ treinaram de GP2 dias desses. Mas, na melhor das hipóteses, devem ficar pela GP2 mesmo. E o critério não é competência dos pilotos ou status da categoria. É preço.

Escrito por Fábio Seixas às 11h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O retorno

Sem poder contar com Alonso, ainda de contrato com a Renault, a McLaren apelou a outro bicampeão para começar os testes da pré-temporada.
 
Sim, a torcida deu certo. A equipe colocou fim aos rumores e anunciou agora pela manhã que o finlandês vai testar o carro amanhã, em Barcelona, substituindo De la Rosa.
 
Segundo o comunicado, foi Hakkinen, 38, longe da F-1 desde 2001, que pediu uma oportunidade para se "re-familiarizar" com a categoria.
 
A McLaren deixa claro que seus titulares em 2007 serão Alonso e Hamilton.
 
Quer saber? Se eu fosse uma equipe querendo crescer, uma Red Bull, uma Toyota, uma Williams, uma Spyker ou uma Honda, eu iria correndo atrás do finlandês.
 
Ele não deve cobrar caro, está com tesão de pilotar. E é muitíssimo bom de braço.

Escrito por Fábio Seixas às 11h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Brincadeira legal, mas muito cara

Um programa legal para os próximos dias é acompanhar as 500 Milhas da Granja Viana. Entre os inscritos, os quatro brasileiros que estão em ação em Barcelona: Zonta, Barrichello, Massa e Nelsinho.
 
A programação é esta:
 
Amanhã e quinta-feira, 9h-17h – Treino Livre
 
Sexta-feira
10h00-10h50 – Treino Livre (Grupo 1)
11h00-11h50 – Treino Livre (Grupo 2)
12h45 – Classificação (Grupo 1)
13h10 – Classificação (Grupo 2)
13h45 – Classificação (Grupo 3) – 15 pilotos convidados (Massa, Barrichello, Giaffone, Kanaan, Castro Neves, Nelsinho, Zonta, Bernoldi, Christian, Burti, Cacá, Nonô, Tarso, Daré e Rodrigo Piquet)
15h – Top Qualifying (5 melhores do 1º e do 2º Grupos e todos os pilotos convidados)

Sábado
18h-18h50 – Treino Livre (Grupo 1)
19h-19h50 – Treino Livre (Grupo 2)

Domingo
0h – Largada
 
Os ingressos começaram a ser vendidos hoje, lá no kartódromo (rua Tomás Sepe, 443, Cotia). A organização avisa ainda que quem for de carro (todo mundo, portanto) poderá estacionar na  Faculdade Europan (rua Howard Archibald Acheson Júnior, 393) e seguir até a pista num microônibus.
 
Mas achei os preços bem salgados. Principalmente por se tratar de um evento que surgiu como confraternização de fim de ano e que hoje é uma "competição", sim, mas com direito a todas as aspas possíveis.
 
Aos valores: ingressos, R$ 30; estacionamento, R$ 25.

Escrito por Fábio Seixas às 17h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Na faixa

Dica do Jonathan Souza, de Natal: a Shell e a Ferrari estão distribuindo, gratuitamente, uma revista de 20 páginas, em inglês, explicando o funcionamento de um F-1.
 
Para receber a sua, é só se cadastrar aqui. São 9 mil exemplares para torcedores que vivem fora dos EUA, e a promoção acaba na quinta-feira.
 
Não conheço o material, não li a revista, mas... é de graça, pombas! 

Escrito por Fábio Seixas às 14h53

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 1

Fim do primeiro dia de testes em Barcelona. Massa na frente, 1min17s160, 0s295 mais veloz que De la Rosa. Para efeito de comparação, a pole do Alonso, em maio, foi em 1min14s648.
 
Badoer ficou em terceiro, seguido por Heidfeld e Barrichello.
 
Hamilton foi o sexto, quase oito décimos mais lento que o De la Rosa. Nelsinho foi o décimo, duas posições à frente do Kovalainen.
 
Está vendo só como não dá para levar este início de pré-temporada muito a sério?

Escrito por Fábio Seixas às 14h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Torcida

Hakkinen estará em Barcelona nesta semana.
 
Não sei se vai testar, acho que não, mas torço para que sim. Ele é um baita piloto, e seria bacana vê-lo de volta a um F-1, nem que seja por alguma voltinhas despretensiosas.
 
"Meu objetivo é correr na DTM em 2007, mas se a McLaren me chamar para ajudar, será um prazer", disse o finlandês ao "Marca".
 
Voltando ao início do post, ele estará em Barcelona nesta semana. Acho que o telefone dele tocou...

Escrito por Fábio Seixas às 12h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Motor roncando

Começou a pré-temporada.

E antes do festival de comentários e prognósticos, cabe uma observação: pré-temporada é apenas pré, não é a temporada.
 
É hora de testar aquelas soluções bizarras que nunca serão adotadas, é o momento de usar pneus impossíveis de durarem uma corrida, é a oportunidade de tirar o carro do regulamento para fazer marketing.
 
Lembram dos resultados espetaculares da Honda antes do último campeonato? Pois é...
 
Mais: os engenheiros trabalham tanto, são tantas as mudanças, que os modelos de Melbourne só irão para a pista nos últimos dias de testes. 
 
Portanto, não esperem deste blog nenhuma afirmação conclusiva com base nos resultados da pré-temporada. Pelo menos não até as últimas semanas de testes.
 
Isto posto, ao primeiro cenário. Pela manhã, 16 pilotos treinaram em Barcelona. Ferrari na frente, com Badoer e Massa, De la Rosa em terceiro, Barrichello em quarto, Nelsinho em sétimo.
 
Daqui a pouco sai o resultado final do dia. Afinal, o sol já começa a sumir na Catalunha e a maioria das equipes já recolheu seus carros, como dá para ver aqui e aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 12h04

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Será?

O Saulo Bernardes de Souza, de Campinas, apareceu com uma foto e uma tese intrigantes.
 
"Estou mandando uma foto do GP Brasil. A batida do Rosberg foi na minha frente e os pedaços do carro espalharam por toda a pista. Porém os fiscais não limparam corretamente e algumas partes ficaram no asfalto. O curioso é que na hora em que o Schumacher foi ultrapassar o Fisichella, ele contornou o Café mais aberto, passando exatamente sobre os pedaços de carros, e ao final da reta o pneu dele perdeu pressão. Dizem que foi no toque no S do Senna, porém nem o Fisichella sentiu o toque... Talvez o pneu tenha furado naquele momento no Café e ele foi sentir o comportamento do carro na curva seguinte que já era o S do Senna...  Tire as conclusões e se possível publique no blog para o pessoal também opinar."
 
Aqui, tudo é possível, Saulo.
 
 
A minha opinião? Acho difícil. A batida do Nico foi na largada e a ultrapassagem do Schumacher no Fisichella, na oitava volta. Nesse meio tempo, mesmo com uma limpeza meia-boca, sobrariam poucos (e apenas minúsculos) destroços no traçado normal. O alemão precisaria ter passado muito aberto para colher algum pedaço de carro. 
 
Mas esta é só a minha opinião. A tese é boa. E vocês, o que acham?

Escrito por Fábio Seixas às 15h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hora da xepa

O que vem depois do fim da feira?

Escrito por Fábio Seixas às 13h41

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Primeiro mundo

A revista do "Süddeutsch Zeitung", jornal de Munique, publicou na semana passada uma entrevista exclusiva com o heptacampeão.
 
Entre outras coisas, disse que negociou com a McLaren em 1995, mas que as conversas não andaram por divergências de opiniões dele com Ron Dennis. "Nunca poderíamos trabalhar juntos."
 
Mas o bacana mesmo parecem ser as fotos. Abaixo, uma palhinha da capa e da contracapa _esta, épica.
 

Escrito por Fábio Seixas às 13h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pobre garoto-propaganda

Marlies Sieburg é o nome do prefeito de Kerpen. Em entrevista ao "Express", ele negou o pedido do fã clube do heptacampeão para premiá-lo com o título de cidadão honorário.
 
"Esta honraria só pode ser dada para alguém que tenha trabalhado anos, ou décadas, em benefício da cidade", justificou Herr Sieburg.
 
Ah, tá... Você já tinha ouvido falar de Kerpen antes do surgimento do alemão? Nem eu.

Escrito por Fábio Seixas às 12h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Casa, descasa

Luis García Abad, assessor de Alonso, desmentiu nesta segunda-feira que o piloto tenha casado em segredo, no fim de semana, com Raquel del Rosario.
 
"É triste que depois de um ano defendendo as cores da Espanha e levando com orgulho o nome do país pelos cinco continentes ele receba esse tipo de tratamento aqui", disse, em entrevista ao "Marca".
 
Como escrevi ontem, para mim tanto fez como tanto faz se Alonso casou ou não.
 
Fato é que o espanhol conduz muito mal sua relação com a imprensa, e este é só mais um exemplo.
 
Para ele, a fama só deveria ter bônus, não ônus. E enquanto ele achar que tem que ser assim, essa relação continuará indo de mal a pior.

Escrito por Fábio Seixas às 12h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Urgh!

Parece brincadeira. Estava zapeando e descobri, no canal 43, "Alta Velocidade", ou "Driven", o tal do filme do Stallone na Indy.
 
Eu não lembrava que o chefe da equipe rival era o Burt Reynolds. Ah, ele usa cadeira de rodas no filme, uma alusão ao Frank Williams.
 
Que dupla.
 
Só porque falei na porcaria aqui outro dia...

Escrito por Fábio Seixas às 22h46

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O profeta

Coulthard escreveu em sua coluna de hoje no "News of the World" que a McLaren coloca a carreira do Hamilton em risco ao promovê-lo a titular "tão cedo".
 
"Teria sido melhor para todos se ele passasse um ano como piloto de testes", proclamou o escocês.
 
Discordo. Pilotos especiais mostram serviço logo de cara. Se Hamilton precisa de um ano fazendo testes, é porque não é um piloto especial. E daí de nada adianta testar, testar e testar.
 
Para quem não sabe, o "News of the World" é um tablóide britânico dos mais sensacionalistas. Dos piores. Nada mais apropriado, portanto, que conte com uma coluna de Couthard, o fiasco eterno.

Escrito por Fábio Seixas às 18h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Prazo de validade: 5 anos

Lembro bem do início da F-Renault no Brasil.
 
Dinheiro dos Diniz, apoio da Renault, organização de José Carlos Brunoro, a categoria começou com tudo. Tinha TV aberta com narração de Luciano do Valle e comentários do Flávio Gomes. Tinha jornalista convidado para toda corrida. Tinha piloto estrangeiro chamado para correr por aqui. Tinha promoção pesada nas cidades-sede das provas. Tinha preliminar da F-1... Tudo ao mesmo tempo naquele 2002.
 
Chegava a ser um exagero. Chegava a ser demais para uma categoria de base. Tanto que o esquema não se sustentou. Era impossível obter, com uma categoria de base, retorno para tanto investimento.
 
Hoje, Galid Osman Duda venceu a última etapa da F-Renault em 2006. Categoria que não existirá em 2007.
 
Já que não adianta ficar se lamentando, que os erros da F-Renault sirvam de lição. Isto é, se um dia alguma montadora ou algum grupo se animar a lançar uma categoria de monopostos por aqui.
 
Porque da sonolenta CBA não dá para esperar nada.

Escrito por Fábio Seixas às 17h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Recém-casados

Alonso e Raquel del Rosario casaram neste fim de semana em uma cerimônia secreta nas Maldivas.
 
E daí?

Escrito por Fábio Seixas às 17h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.