Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Das Arábias

E Bernie Ecclestone anunciou oficialmente o que todo mundo sabia. Abu Dhabi receberá a F-1 a partir de 2009.
 
O circuito terá 5,8 km de extensão e será construído em Yas, uma ilha artificial.
 
O responsável pelo desenho, Hermann Tilke, claro. Quer receber a F-1 no seu quintal? Contrate o alemão. Bernie leva algum, claro, mas isso ninguém nunca vai conseguir provar.
 
Menos mal que Tilke está evoluindo. O autódromo da Malásia é um luxo, mas o traçado é pavoroso. A estrutura no Bahrein é um pouco mais modesta, mas a pista já é melhorzinha. Na China, ele acertou a mão. E na Turquia, fez uma das melhores curvas da F-1.
 
Que continue assim, pois.

Escrito por Fábio Seixas às 17h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Born in the USA

A Honda parece ter gostado do que viu no fim do ano passado e dará um segundo teste para Marco Andretti na semana que vem.
 
Ele testará quarta e quinta em Jerez, junto com Jenson Button e Christian Klien.
 
Marco parece ser melhor que o pai. E, claro, ainda falta muito para chegar no avô. Enfim, é a atual grande promessa do automobilismo dos EUA.
 
PS: Por que o Barrichello não vai testar?

Escrito por Fábio Seixas às 18h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bastidores

Anos atrás, seria o evento mais aguardado da pré-temporada. Hoje, é um lançamento de segunda classe: em Grove, a Williams mostrou hoje o FW29.
 
A Folha estava lá, com a repórter Tatiana Cunha, que gentilmente mandou algumas fotos dos bastidores para o blog.
 
Aqui estão elas:
 
 
 
 
 
 

Escrito por Fábio Seixas às 17h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

McLaren de novo

No primeiro teste com a McLaren desde o acidente da semana passada, lá mesmo, em Valência, Hamilton foi o mais rápido hoje, no encerramento da bateria de treinos mais importante, até agora, desta pré-temporada.
 
Em quatro dias, a McLaren dominou a folha de tempos em três. Mas nem tudo está lindo por lá: a única bandeira vermelha do dia foi acionada depois que De la Rosa ficou parado na pista com problemas de motor. Na terça, Alonso sofreu do mesmo mal.
 
Aos tempos:
 
1º. Hamilton, 1min11s119 (112 voltas)
2º. Raikkonen, 1min11s855 (112 voltas)
3º. Kubica, 1min12s242 (57 voltas)
4º. De la Rosa, 1min12s455 (64 voltas)
5º. Fisichella, 1min12s572 (96 voltas)
6º. Vettel, 1min12s675 (73 voltas)
7º. Kovalainen, 1min12s679 (98 voltas)
8º. Webber, 1min12s776 (23 voltas)
9º. Button, 1min12s995 (89 voltas)

Escrito por Fábio Seixas às 15h12

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Imagens chocantes

Conheço um cara que vai ficar bem chateado vendo essas fotos.
 
 
 
As fotos são das férias. Os carros estão em Cambará do Sul.

Escrito por Fábio Seixas às 09h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ingratidão

Depois de testar dois dias nesta semana pela Super Aguri, Giedo van der Garde foi anunciado hoje como um dos quatro pilotos de testes da Spyker para a temporada.
 
Completam a lista o malaio Fairuz Fauzy (ahn??), o espanhol Adrian Valles e o alemão Markus Winkelhock.
 
Mas voltemos ao holandês. A Super Aguri cedeu um de seus carros ao rapaz nesta semana para que ele ganhasse rodagem para pedir a superlicença. Sexto colocado na última temporada da F-3 européia, Giedo agarrou a chance, mas a largou assim que pintou algo (um pouquinho) melhor.
 
Sinceramente, não tenho idéia se ele é bom piloto. Mas já tenho algumas certezas sobre o seu caráter.

Escrito por Fábio Seixas às 18h32

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube (humorístico) do dia

Da série "porque os anos 80 eram mais legais" ou "porque meus pais não conseguiam sair de Santos para voltar a São Paulo antes das 20h de domingo".
 
 
A dica foi do Beto Traballi. Não, não tem nada a ver com automobilismo. Mas é demais, não?
 
E me traz uma lembrança profissional: uma das minhas primeiras missões como jornalista, quando eu cumpria o turno da madrugada na Rádio Trianon, foi fazer plantão na Beneficência Portuguesa, aqui em São Paulo, cobrindo a morte do Mussum. Era julho de 94 e eu tinha menos de um mês na profissão...
 
O que vocês acharam do vídeo, diplomatas?

Escrito por Fábio Seixas às 18h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Revezamento chique

Essa é pra quem pode.
 
Começou agora, no fim da janeiro, diante da Embaixada Italiana em Abu Dhabi, um revezamento diferente. Envolve apenas modelos Ferrari.
 
O evento segue o formato do revezamento da tocha olímpica e, no Oriente Médio, passará ainda por Omã, Qatar, Arábia Saudita, Bahrein e Kuait. Visitará também China, Japão, Austrália, África do Sul, EUA e Europa até terminar no dia 23 de junho, em Maranello.
 
O revezamento vai envolver 10 mil Ferraris. Cada participante guiará sua Rossa por um determinado trecho do trajeto, passando o bastão para o seguinte.
 
E aí, já se inscreveu?

Escrito por Fábio Seixas às 17h27

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Alonso 2x1 Ralf

Será que o Ralf leu o blog hoje pela manhã e ficou mordido? É o que parece. Sim, por incrível que pareça, o alemão foi o mais rápido do dia em Valência.
 
O que diz muito sobre a validade desses testes.
 
1º. R.Schumacher, 1min11s297 (60 voltas)
2º. Fisichella, 1min1s621 (121 voltas)
3º. Kovalainen, 1min11s643 (108 voltas)
4º. Alonso, 1min11s710 (95 voltas)
5º. Heidfeld, 1min11s989 (99 voltas)
6º. Raikkonen,1min12s360 (66 voltas)
7º. De la Rosa, 1min12s361 (69 voltas)
8º. Massa, 1min12s418 (98 voltas)
9º. Kubica, 1min12s857 (20 voltas)
10º. Button, 1min12s976 (77 voltas)
11º. Davidson, 1min13s143 (133 voltas)
12º. Coulthard, 1min13s450 (59 voltas)
13º. Rossiter, 1min13s728 (3 voltas)
14º. Webber, 1min13s796 (23 voltas)
15º. Nakajima, 1min13s945 (82 voltas)

Escrito por Fábio Seixas às 14h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dilema

Pergunta que me fiz hoje enquanto preparava o post sobre os tempos do dia: será que ainda é necessário usar o "R" antes de Schumacher para se referir ao Ralf?
 
Em tese, não. Mas vou continuar usando.
 
Schumacher é Schumacher; R.Schumacher é R.Schumacher.
 
E a diferença é interplanetária.

Escrito por Fábio Seixas às 20h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube do dia

Cortesia do Felipe Maciel, de Campos, Alonso dando um chega-pra-lá no Badoer, ontem, em Valência.

Ok, o Badoer merece esse tipo de coisa. Mas o espanhol foi bem folgadinho, não?

Escrito por Fábio Seixas às 20h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Meu único pitaco

Acho que vou ligar o blog no piloto automático. As análises de vocês fizeram todo o serviço. Devo-lhes um guaraná.
 
O que eu acrescentaria a tudo o que foi dito? Que as três grandes parecem ter feito carros rápidos e que, talvez, esteja pintando um campeonato a ser decidido na confiabilidade dos equipamentos.

Escrito por Fábio Seixas às 20h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Alonso, 2 a 0

Os tempos de hoje em Valência.
 
1º. Alonso, 1min12s682 (84 voltas)
2º. Fisichella, 1min12s737 (37 voltas)
3º. Kovalainen, 1min12s770 (43 voltas)
4º. Raikkonen, 1min12s869 (51 voltas)
5º. Heidfeld, 1min13s012 (48 voltas)
6º. Trulli, 1min13s297 (46 voltas)
7º. Kubica, 1min13s310 (42 voltas)
8º. Massa, 1min13s574 (78 voltas), carro híbrido
9º. Barrichello, 1min13s690 (72 voltas)
10º. Rossiter, 1min13s732 (28 voltas), carro híbrido
11º. R.Schumacher, 1min13s839 (31 voltas)
12º. De la Rosa, 1min14s286 (46 voltas)
13º. Nakajima, 1min14s401 (116 voltas)
14º. Sato, 1min14s812 (36 voltas), carro híbrido
15º. Coulthard, 1min15s939 (26 voltas)
16º. Van de Garde,1min26s348 (4 voltas)
 
Correria na redação hoje, deixo a análise com vocês.

Escrito por Fábio Seixas às 14h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dor de cotovelo

Em entrevista ao "Marca", De la Rosa, sem papas na língua, disse que o acidente de Hamilton em Valência, na semana passada, não poderia ter acontecido em pior hora.
 
O inglês destruiu o carro e, assim, a McLaren começou a bateria de treinos desta semana, ontem, com apenas uma unidade do MP4-22.
 
"É, atrasou nosso desenvolvimento. E bem no meio da pré-temporada. Perdemos vários dias por causa daquele acidente e agora temos que recuperar terreno", lançou o espanhol.
 
Como diz aquele adesivo famoso anos atrás e que às vezes ainda se vê por aí, inveja é uma... Bom, você entendeu.

Escrito por Fábio Seixas às 08h40

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube (atrasado) do dia

Passou batido, mas ontem foi aniversário de um ídolo ferrarista: Jody Scheckter, que durante 21 anos carregou a glória (ou o peso?) de ter sido o último campeão com a escuderia.
 
Ontem, o sul-africano completou 57 anos.
 
E de uma coisa tenho certeza: ele pode ter passado por muitos momentos de aflição na vida, mas nenhum supera este...
 
 
Aconteceu em Silverstone, em 1973, na Woodcote, no finalzinho da primeira volta. Além do McLaren de Scheckter, outros oito carros se envolveram no acidente. E saiu barato: Andrea de Amich, da Brabham, quebrou o tornozelo... e mais nada. 

Escrito por Fábio Seixas às 18h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Derrapada

A Renault pisou na bola em seu comunicado à imprensa, hoje, com o resultado do primeiro dia de testes em Valência. Inverteu os tempos de Fisichella e Nelsinho.
 
Confira:
 

Escrito por Fábio Seixas às 14h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Alonso, 1 a 0

E Alonso, aposta da semana para este blogueiro e quase 13% dos internautas, começou a semana na frente. Cravou 1min12s563 em Valência, 0s024 melhor que Nelsinho, segundo tempo. "O trabalho pra valer começa agora", diz o brasileiro no comunicado da Renault.
 
Raikkonen foi o quinto, no seu primeiro dia ao volante da F2007. Barrichello ficou em nono, exatamente à frente de Nakajima-filho com o carro da Williams.
 
O dia por lá foi chuvoso, cheio de bandeiras vermelhas _10, no total. E como para dar uma azedada no humor de Alonso, o motor Mercedes foi pro espaço no finalzinho do treino.
 
Nos boxes da Ferrari, Kimi deve ter deixado escapar um sorrisinho...
 
Aos tempos do dia:
 
1º. Alonso, 1min12s563 (85 voltas)
2º. Piquet, 1min13s549 (27 voltas)
3º. Montagny, 1min13s672 (33 voltas)
4º. Vettel, 1min13s683 (75 voltas)
5º. Raikkonen, 1min13s691 (45 voltas)
6º. Trulli, 1min13s735 (50 voltas)
7º. Heidfeld, 1min13s848 (49 voltas)
8º. Fisichella, 1min13s867 (34 voltas)
9º. Barrichello, 1min14s026 (29 voltas)
10º. Nakajima, 1min14s520 (51voltas), carro híbrido
11º. Rossiter, 1min14s643 (37 voltas)
12º. Sato, 1min15s674 (27 voltas), carro híbrido
13º. Webber, 1min15s726 (27 voltas)
14º. Badoer, 1min16s334 (35 voltas), carro híbrido

Escrito por Fábio Seixas às 13h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Começou cedo

 

O "Express", de Colônia (onde fica a sede a Toyota, diga-se), publica hoje uma reportagem acusando a Bridgestone de favorecer a Ferrari.


Diz o jornal que enquanto a maioria das equipes projetou seus carros com distância entre-eixos menor em relação a 2006, com base em recomendações passadas pela Bridgestone, a Ferrari surpreendentemente apareceu com o entre-eixos maior.

 

Escreve o "Express"  que os japoneses devem ter fornecido informações privilegiadas aos italianos sobre o caminho do desenvolvimento dos pneus ao longo da temporada.

 

Dá para acreditar?

Escrito por Fábio Seixas às 09h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Minhas férias (10)

De Cambará do Sul a Praia Grande, já no litoral catarinense, são 38 km de estrada de terra. Os primeiros 18 km, até a entrada do Parque Nacional de Aparados da Serra, eu conhecia. O problema era o resto. Havia chovido nos dias anteriores e todos que consultei disseram que a estrada estava terrível, que o melhor era fazer o “caminho normal”.

 

O que significava um acréscimo de 56 km. Seria preciso voltar até Tainhas e pegar a “Rota do Sol”, estrada que está sendo construída e que, dependendo do dia, opera apenas em um sentido, subida ou descida da serra.

 

Naquela terça, estava descendo. E assim fizemos o contorno todo até Três Forquilhas e retornamos à BR 101 para aquele trecho terrível até Florianópolis. Enfim, preciso arrumar um Land Rover _alguém tem um para doação?

 

A última parada da viagem foi a praia de Mariscal, em Bombinhas, 40 km ao norte de Floripa. Já havia estado por lá há uns 15 anos. E fiquei impressionado com o que encontrei.

 

Bombas e Bombinhas, que eram quase selvagens àquela época, agora são quase mini-Guarujás. Muita gente, muito prédio, muito carro. Menos mal que Mariscal ainda está “atrasada” nesse desenvolvimento todo.

 

Foram três dias de muito sol por lá, um passeio de barco para a reserva do Arvoredo (sim, fiquei enjoado quase o tempo todo) com direito a topar com enormes tartarugas entre um mergulho e outro e, enfim, a volta para casa.

 

À frente, a ilha do Arvoredo

 

O carro retornou à sua vaguinha aqui no prédio por volta das 18h do dia 13 de janeiro, 18 dias e 5.536 km depois da partida. Não deu problemas, agüentou os trancos e minhas barbeiragens, foi um herói.

 

Agora, só em dezembro. Ou antes disso: tenho sérios planos de mudar para Goiás e apostar na Mega-Sena.

 

The End.

Escrito por Fábio Seixas às 09h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Datablog

Tirando as gracinhas, como a do Rodrigo Borges (“Fisichella vai andar na frente nos testes. E será campeão. O Rio Branco vai ser campeão paulista. O América-RN vai ganhar o Campeonato Brasileiro. Bush pedirá desculpas pela invasão do Iraque e renunciará. E vou encontrar ouro no jardim do meu prédio”), foram 55 votos.

 

E o resultado dá uma bela idéia de como andam as expectativas no Brasil em torno do Massa. Para 40% dos internautas (22 votos), ele será o mais rápido nesta semana. Quase uma volta atrás aparece Raikkonen, com 14,5% (8 votos).

 

Alonso é o terceiro, com 12,7% (7 votos), seguido por Kovalainen, com 9% (5 votos); Barrichello, Lewis e Button com 5,4% cada (3); e Kubica, com 1,8% (1 mísero votinho).

 

Houve gente que preferiu votar nas equipes: 2 votos para a Honda, 1 para a McLaren, outro para a Toyota.

Escrito por Fábio Seixas às 08h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A batata vai assar

Atenção, futurólogos de plantão: começa amanhã, em Valência, a (até agora) mais importante bateria de testes nesta pré-temporada.
 
A Ferrari decidiu deixar o exílio italiano e se juntará a McLaren e Renault no circuito espanhol. Mais: Raikkonen andará pela primeira vez com a F2007 nesta terça _Massa chega por lá na quarta.
 
Ah, sim: além das três grandes, todas as outras equipes estarão em Valência, com exceção da Spyker.
 
Minha aposta para a semana? Lavada de Alonso. Atenção: eu disse aposta para a semana, e nada além disso.
 
E você? Façamos uma pesquisa-relâmpago aqui com o favorito dos internautas para esta semana de testes. É só deixar um comentário com sua aposta.
 
Amanhã de manhã, publico o resultado.

Escrito por Fábio Seixas às 15h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Jogo aberto

A FIA bate o pé para que as equipes divulguem no início das corridas suas opções de pneus. Charlie Whitting buscou inspiração na MotoGP e quer, com isso, criar um atrativo a mais para o público que acompanha os GPs pela TV.
 
Seria bacana. Informação para o público é sempre algo bacana.
 
Sei não... Mas acho que exatamente por isso, a sugestão não deve ser aprovada.

Escrito por Fábio Seixas às 10h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Minhas férias (9)

De Gramado a Cambará do Sul são pouco mais de 100 km, passando por São Francisco de Paula. Viagem rápida, visual bacana e na chegada ao destino, a boa e velha procura por um hotel.

 

Lá, optamos pela Pousada das Corucacas, montada no meio de uma fazenda. E foi o Roberto, dono da pousada, que nos indicou o caminho para o Parque Nacional de Aparados da Serra. São 18 km de estrada de terra até a portaria. O céu estava nublado, era um domingo feio, mas não tínhamos outra opção: por incrível que pareça, em pleno período de férias escolares o parque fecha às segundas e terças-feiras.

 

As atrações por lá são as trilhas do Cotovelo e do Vértice, ambas com vista para o cânion do Itaimbezinho. Que, dizem, é lindo, fantástico, espetacula. Não tenho outra saída a não ser acreditar. Porque não vi nada.

 

Fizemos as trilhas, mas não vimos nenhum pedacinho de rocha. Só neblina, neblina, neblina. Ah, sim, parece que há cachoeiras por lá _dava para ouvir o som das águas. Se o parque não fechasse no dia seguinte, teríamos voltado. Fica pra próxima. Mas não pode ser uma segunda ou terça.

 

Por trás dessa neblina, dizem, há um cânion lindo...

 

A segunda-feira também amanheceu nublada. Mas como seria o último dia por lá, não tivemos opção: seguimos para o Parque Nacional da Serra Geral para tentar pelo menos uma espiada nos cânions Malacara e Fortaleza.

 

No caminho, neblina, chuva, um tempinho miserável. Quase demos meia volta. Mas decidimos seguir, não havia nada a perder. E foi uma boa decisão. Caminhamos até um mirante, ficamos uns bons 15 minutos olhando para o branco, mas de repente tudo se abriu.

 

Sim, é chavão, mas foi como um passe de mágica: bateu um vento, a neblina foi embora e diante dos nossos olhos, segundos depois, surgiu o cânion Fortaleza. Lindo. Imponente. Profundo.

 
Antes que a neblina voltasse, ainda conseguimos cumprir outra pequena trilha, a do rio do Boi, e observar outro trecho do parque. A teimosia foi recompensada. Se um dia você for para os cânions, lembre-se: mesmo que o clima esteja terrível, tente. De uma hora para outra, tudo muda por lá.
 
 
No Parque Nacional da Serra Geral: vale a pena insistir

Escrito por Fábio Seixas às 09h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Leite Ninho

O Gordini ficou pelo caminho.
 
Acabou a gasolina em plena Ricardo Jafet, vindo para o jornal, e a bateria arriou, o que atrapalhou todo o meu dia e adiou para amanhã o nono capítulo de "Minhas férias", algumas considerações sobre o uso de engates e um balanço do fim de semana motorizado.
 
À noite tento postar pelo menos algum Youtube.

Escrito por Fábio Seixas às 16h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Juancho!

Acabou há instantes, após 668 voltas, a primeira grande corrida de 2007: as 24 Horas de Daytona.
 
Com domínio e vitória do Lexus de Juan Pablo Montoya, Scott Pruett e Salvador Duran. O chefe do time, Chip Ganassi.
 
Montoya deixou má impressão na F-1, tem mesmo um jeitão de mascarado, mas nos bastidores é um sujeito bacana. Voltar aos EUA _e, principalmente, a Ganassi_ fez bem para ele.
 
Entre os brasileiros, destaque para o eterno Roberto Moreno, que ficou em terceiro lugar. O time de Castro Neves, Negri e Erdos ficou em nono. A equipe de Christian ficou na 24ª posição.

Escrito por Fábio Seixas às 15h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.