Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Para fanáticos

A agência responsável pela distribuição de placas de carro no Reino Unido oferecerá em leilão, entre os dias 21 e 23, algumas combinações feitas sob medida para os fãs da F-1.
 
Entre as placas que serão oferecidas, "F1 FAN", "F1 MAD", "F1 GPX" e  "F1 SHU".
 
Esta última tem um preço inicial de £1200, cerca de R$ 5000. Atenção, eu disse "preço inicial".

Escrito por Fábio Seixas às 16h08

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Youtube (histórico) do dia

Para fechar a semana, um vídeo mandado pelo Marcos e acompanhado do seguinte comentário: "parece que mesmo com 2 eixos, a frente escapava". O piloto é Patrick Depailler. O circuito, acredito, não precisa ser identificado.
 
 
Um dos modelos mais célebres da F-1, o Tyrrell P34 foi desenhado por Derek Gardner para o Mundial de 1976. Sua idéia era usar pneus menores na frente, reduzindo, assim, o arrasto aerodinâmico. Para compensar a perda de aderência causada pelo menor contato borracha-asfalto, Gardner adotou uma solução absurdamente óbvia, embora controversa: duas rodas a mais.
 
Além de muita polêmica, o design inovador criou bons resultados. Chegou a conquistar uma vitória, com Jody Schecker, em Anderstorp. Mas o sul-africano nunca se comoveu com a novidade. No final daquele ano, saiu da equipe dizendo que o P34 era "um pedaço de lixo".
 
O modelo voltou a ser usado em 1977, mas com resultados mais modestos, consequência da falta de interesse da Goodyear em desenvolver pneus que, afinal, só serviam em dois carros do grid.

Escrito por Fábio Seixas às 17h31

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Sei que é errado, mas...

Peter Sauber voltará a F-1. Como repórter de boxes da TV suíça que transmite o Mundial.
 
Sim, o mesmo Peter Sauber que, aos berros, me expulsou dos boxes de sua equipe numa das minhas primeiras corridas como repórter de rádio, em 1999.
 
Ele é da "tchurma", as chances de isso acontecer são mínimas, mas não vou esconder o pensamento rancoroso que tive ao ler essa notícia: adoraria ver o suíço sendo expulso dos boxes de uma Ferrari ou uma McLaren.
 
Desculpem-me os virtuosos, sei que é feio... Mas, sim, eu vibraria. Ah, e como.

Escrito por Fábio Seixas às 17h02

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Nhenhenhém

Com a óbvia exceção de Raikkonen, a turma da F-1 anda falante.
 
Em entrevista à Tele5, Alonso disse agora que a McLaren cogita boicotar futuros testes de Jerez.
 
A justificativa, a falta de controle no acesso ao paddock, que estaria transformando sua vida num inferno.
 
"Fico contente com o entusiasmo da torcida, mas a equipe está pensando em não voltar mais a Jerez porque o paddock lá vive cheio de gente."
 
O blogueiro tem duas sugestões para o espanhol. Alonso poderia pedir para uma das empresas químicas que patrocinam a McLaren inventar um repelente de gente. Ou poderia voltar para sua casa em Oviedo e lá ficar trancado até que as pessoas o esqueçam.
 
Sim, ele é um piloto excepcional. Mas vai ser fresco assim lá longe. 

Escrito por Fábio Seixas às 14h41

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Pintou a zebra?

Depois de Alonso soltar os cachorros para cima da McLaren, dizendo que o que mais gostou no MP4-22 foram as cores, Massa afirmou na "Gazzetta dello Sport" de hoje que a Ferrari também não está lá essas coisas.
 
Para o brasileiro, o melhor carro no momento é o F1.07, o modelo da BMW.
 
"A McLaren com certeza parece rápida, mas a BMW é a melhor até agora. Não estou dizendo isso olhando apenas para o melhor tempo no último dia de testes. Digo isso olhando para a regularidade do carro deles nas simulações de corrida", disse o brasileiro.
 
"A BMW me impressionou em Valência. E em Jerez fez testes interessantes. A McLaren é mais rápida em uma volta, mas quando você observa a regularidade dos tempos, a BMW é impressionante, embora talvez ainda não tenha um alto grau de confiabilidade", completou Massa ao jornal italiano.
 
Bom, no ano passado, nesta altura da pré-temporada, a Honda era a bambambam. Não há muito o que fazer, apenas esperar o início do Mundial. Mas convém guardar essas palavras na cabeça.

Escrito por Fábio Seixas às 09h34

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Coluna

Robert Kubica é o assunto de hoje na coluna deste blogueiro na Folha.
 
O link está aqui, exclusivo para assinantes da Folha e do UOL.

Escrito por Fábio Seixas às 09h18

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Graça com a própria desgraça

O departamento de comunicações da Red Bull aprontou outra hoje.

A ocasião, um convite enviado aos jornalistas para um encontro com pilotos e dirigentes, em Barcelona, no dia 13.
 
O texto é hilário, com frases como "nosso carro deve ficar pronto logo, embora a gente não tenha idéia quando" e "confirme sua presença, porque o cozinheiro fica bravo quando não sabe quantas pessoas vão almoçar".
 
Mas o melhor é a foto que acompanha o convite ao lado do título "Roma não foi feita em um dia... e ao que parece, nosso novo carro também não".
 

Escrito por Fábio Seixas às 19h15

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Entrevista com o mudo

"A entrevista menos informativa da história", escreveu a colega Tatiana Cunha ao me enviar este link para um suposto bate-papo da "Autosport" com Raikkonen.
 
Ela tem toda a razão.

Escrito por Fábio Seixas às 18h15

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Menos um dia

O dia em Jerez foi para a lata do lixo.
 
Chove muito por lá e o máximo que as equipes conseguiram fazer foi avaliar _pela milionésima vez no ano_ pneus de chuva. O mais engraçado é que são cada vez mais raras as chuvas em GPs...
 
Como a meteorologia indica aguaceiro também para amanhã, todos decidiram empacotar os equipamentos e voltar para a casa.

Escrito por Fábio Seixas às 12h45

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Youtube do dia

Berger voltou a falar grosso hoje. Disse que a Toro Rosso vai continuar com os planos de correr a temporada com uma revisão do chassi 2006 da Red Bull e que se outras equipes quiserem ir à Justiça, tudo bem.
 
Minha opinião é a de que o austríaco vai perder essa parada. A vida de dirigente de equipe pequena não é fácil.
 
Berger já teve dias mais divertidos. Como este, abaixo, em 1986, no seu primeiro teste com a Benetton...
 
 
Só faltou a musiquinha dos Trapalhões para acompanhar.

Escrito por Fábio Seixas às 17h47

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Jerez, dia 2

Massa foi o mais rápido hoje. E, é claro, à parte todas aquelas atenuantes que todos conhecem sobre a validade dos resultados da pré-temporada, o tempo dele hoje merece algum destaque.
 
Porque, como já dito, foi o melhor do dia. Segundo, porque ele deu menos da metade das voltas do segundo colocado. Outro destaque, o terceiro lugar do excelente Kubica.
 
Aos tempos:
 
1º. Massa, 1min19s746 (46 voltas)
2º. Hamilton, 1min19s821 (109 voltas)
3º. Kubica, 1min19s839 (96 voltas)
4º. Alonso, 1min20s046 (101 voltas)
5º. Raikkonen, 1min20s068 (46 voltas)
6º. Piquet, 1min20s070 (76 voltas)
7º. Wurz, 1min20s132 (78 voltas)
8º. Rosberg, 1min20s143 (66 voltas)
9º. R.Schumacher, 1min20s604 (59 voltas)
10º. Webber, 1min20s629 (36 voltas)
11º. Coulthard, 1min20s702 (70 voltas)
12º. Heidfeld, 1min20s710 (80 voltas)
13º. Button, 1min20s751 (100 voltas)
14º. Zonta, 1min20s767 (86 voltas)
15º. Trulli, 1min20s898 (80 voltas)
16º. Andretti, 1min22s151 (74 voltas)

E vocês, o que acharam? O bate-bola entre vocês aqui nos comentários já está virando uma tradição...

Escrito por Fábio Seixas às 14h44

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Frio e chuva

Há duas semanas, a Ferrari precisou sair de Mugello para testar em Vallelunga. O motivo, o rigor do inverno europeu.
 
Na semana passada, o frio e a chuva atrapalharam os testes coletivos em Valência. Hoje, está chovendo em Jerez, e a meteorologia indica que o clima continuará assim até o fim da semana.
 
Sim, é verdade que, a exemplo do que fizeram no ano passado, algumas equipes testarão no Bahrein dentro de algumas semanas.
 
Mas por que esse tipo de coisa não acontece com mais freqüência? Por que as equipes não fecham acordos com Sepang, Interlagos, Kyalami e outros circuitos em lugares onde o clima não atrapalha tanto nessa época do ano?
 
Faria bem para as equipes, faria bem para a popularidade da F-1, faria bem para os autódromos.

Escrito por Fábio Seixas às 09h17

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Mr. Burns esteve aqui

Vamos ver se entendi direito...
 
Quer dizer que um certo Nicholas Burns, subsecretário de Estado americano para Assuntos Políticos, veio ao Brasil propor uma "nova parceria" para o fornecimento de etanol aos EUA e, assim, "reduzir a dependência ao petróleo"?
 
Ótimo.
 
Mas, peraí... Segundo leio na Folha, Mr. Burns deixou claro que a parceria não passa pela redução das barreiras comerciais que impedem o aumento das exportações do álcool brasileiro para os EUA.
 
Será que entendi direito?
 
Pensando bem, acho que conheço esse Mr. Burns.
 

Escrito por Fábio Seixas às 09h05

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Jerez, dia 1

Hoje o dia está corrido por aqui, então mais uma vez vou pedir a análise de vocês antes de debruçar nos resultados dos testes em Jerez.
 
Assim, olhando rapidinho, só um comentário breve: esse tempo do Wurz deve ser para patrocinador ver. A Williams está precisando.
 
Sem mais delongas, aos tempos:
 
1º. De la Rosa, 1min20s001 (108 voltas) 
2º. Wurz, 1min20s036 (72 voltas)
3º. Kubica, 1min20s159 (46 voltas)
4º. Hamilton, 1min20s233 (111 voltas) 
5º. Raikkonen, 1min20s245 (86 voltas) 
6º. R.Schumacher, 1min20s254 (55 voltas) 
7º. Button, 1min20s371 (99 voltas) 
8º. Montagny, 1min20s409 (46 voltas) 
9º. Rosberg, 1min20s525 (62 voltas) 
10º. Badoer, 1min20s666 (62 voltas) 
11º. Vettel, 1min20s715 (51 voltas)
12º. Coulthard, 1min21s021 (48 voltas)
13º. Piquet, 1min21s264 (117 voltas)
14º. Zonta, 1min21s392 (67 voltas)
15º. Webber, 1min21s858 (27 voltas)
16º. Klien, 1min22s083 (35 voltas)

Escrito por Fábio Seixas às 15h18

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Más lembranças

A Spyker mostrou hoje, em Silverstone, o F8-VII.
 
Aplaudi a chegada da Spyker à F-1, no ano passado. Afinal, é uma marca de carro. Mais: uma marca de carro que substitui o obscuro grupo Midland do mais obscuro ainda Alex Shnaider.
 
 
Mas não gostei do lançamento de hoje.
 
A ruindade já começa pelo nome do modelo.
 
Passa pela cor do carro: laranja e preto, lembrando muito um dos maiores fiascos dos últimos anos, a Arrows de 2002, que chegou a mandar Frentzen e Bernoldi à pista de Magny-Cours com a determinação de que eles não se classificassem para o grid. 
 
E termina no fato de Colin Kolles, um dos maiores sanguessugas de pilotos, ainda estar por lá.

Escrito por Fábio Seixas às 13h54

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Mudança de eixo

Ecclestone voltou a falar neste fim de semana sobre seu projeto de uma temporada com 20 corridas.
 
Com tantas provas agora no eixo Ásia-Oriente Médio, o valor do transporte será menos exorbitante.
 
Mas o mais importante: se ele quer, vai acontecer.

Escrito por Fábio Seixas às 08h52

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Papel e caneta

A Folha publica hoje uma foto de Schumacher e Federer papeando durante um torneio de golfe nos Emirados Árabes.
 
Depois de uma certa idade, parei de pedir autógrafos. Talvez resultado de dois traumas.
 
O primeiro: eu tinha 12, 13 anos, e a Luciana Vendramini se negou a assinar seu nomezinho para mim num evento no Palace.
 
O segundo aconteceu quando minha mãe colocou na máquina de lavar uma camiseta da seleção brasileira cheia de autógrafos que eu havia conseguido juntar após um jogo no Morumbi. Meu esforço foi literalmente pelo ralo.
 
Mais tarde tornei-me jornalista. E aí é preciso esquecer que aquele sujeito à sua frente é um ídolo mundial, do contrário a reportagem ou a foto não saem. Autógrafos, nunca mais.
 
Mas agora pela manhã, vendo a foto no jornal, parei para pensar no assunto. Não, não vou voltar a colecionar autógrafos, mas Schumacher e Federer são dois caras para quem eu estenderia um pedacinho de papel e uma caneta se eu estivesse em outra profissão e trombasse com eles por aí. Dos vivos, só consigo pensar em outros dois: Michael Jordan e Pelé.
 
E vocês?

Escrito por Fábio Seixas às 08h44

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Youtube (futebolístico) do dia

O pessoal não perde tempo. Já está no Youtube a discussão entre Luxemburgo e Marcelinho, ontem à noite, no "Por Dentro da Bola", da Bandeirantes.
 
 
Coisa chique, não?

Escrito por Fábio Seixas às 08h37

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PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


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