Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Alá-lá-ô

Este blogueiro cairá na folia.
 
Volta na quarta-feira. Ou a qualquer momento, como de hábito, em edição extraordinária.

Escrito por Fábio Seixas às 21h28

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arquivo pessoal

A contribuição de hoje vem da terra do "queijo lanche" no espeto e é de Thiago Teichmann, já um leitor histórico deste blog.
 
 
O local: Santa Cruz do Sul
O ano: 2006
O evento: Stock Car
O comentário do internauta: "A foto foi tirada no sábado, na hora do almoço, quando conseguimos uma proteção para nossa 'admirável' churrasqueira. O tempo estava tão ruim que quando parava de garoar começava a ventar. A temperatura beirava os 8 graus e nada nos fez arredar o pé do nosso lugar."

Escrito por Fábio Seixas às 20h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

60 anni

Como prometido na coluna, vou reproduzir aqui, a partir de hoje, imagens que compõem o livreto "60 Anni in 60 Simboli", lançado agora pela Ferrari.
 
Da apresentação: "Para celebrar os 60 anos da escuderia, selecionamos 60 momentos particularmente significantes na extraordinária história desta empresa. Momentos que abrangem o sucesso nas pistas, carros de sucesso e pessoas cujos esforços e conquistas conferiram à marca do Cavallino Rampante um dinamismo único."
 
O livro começa com 1947, e a primeira vitória da Ferrari, ainda na era pré-F-1, no GP de Roma.
 

Escrito por Fábio Seixas às 08h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Coluna no ar

Hoje é sexta-feira, véspera de Carnaval e dia de coluna de automobilismo na Folha.
 
O link está aqui, para assinantes da Folha e do UOL.
 
O tema, a simbiose entre Schumacher e a Ferrari.

Escrito por Fábio Seixas às 08h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vil metal

Antes que me xinguem (na verdade, já tem apressadinho xingando): a Ferrari cobra pelo tal cadastro. Parece que são 25 euros.
 
Bom, fica a curiosidade. Mas se você tiver muita fé no taco, manda bala. E não esqueça do Montana.

Escrito por Fábio Seixas às 08h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Para experts

A dica é do Marcos Momesso: uma promoção organizada pela Ferrari e que vai levar dois felizardos a Maranello.
 
Tudo o que você tem que fazer é clicar aqui, preencher um cadastro e depois responder 60 perguntas de um questionário no prazo de 30 minutos.
 
O tema, a Ferrari, claro.
 
Os dois maiores acertadores irão conhecer a fábrica de tio Enzo. Se você ganhar, por favor, almoce no Montana por mim.

Escrito por Fábio Seixas às 17h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arquivo pessoal

E começa aqui a série de imagens feitas pelos internautas em circuitos por aí.
 
Não com uma foto, mas com um vídeo "youtubado" pelo Thiago Leonardi Chiaremonti.
 
 
O local: Interlagos
O ano: 2004
O evento: GP Brasil
O comentário do internauta: "A qualidade da imagem quando passa pro Youtube não fica lá aquelas Coca-Colas, mas ver o Schumacher rodando ao vivo na sua frente e poder mandá-lo para aquele lugar (e ter a ilusão de que ele ouviu) não tem preço."

Escrito por Fábio Seixas às 15h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Emendas

Ok... Isto aqui é um democracia. E, atendendo a pedidos, vamos ampliar o alcance do novo "Cenas de um GP". 
 
Valem vídeos "youtubados", neologismo que descobri ontem. E valem fotos de corridas de outras categorias, desde que sejam imagens curiosas, claro.
 
Ainda hoje, publico aqui a reestréia da seção.

Escrito por Fábio Seixas às 08h50

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Corrida apertada

Schumacher largou na frente, mas foi ultrapassado por Senna.

Ontem, o alemão recuperou a ponta. Mas levou um "xis". 
 
Sim... Senna voltou a liderar a pesquisa do "Corriere della Sera".
 
O link está aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 21h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bye, bye

O Yahoo Alerts!, que normalmente entope minha caixa de entradas com umas bobagens sem tamanho, acaba de ser-me útil. Informa que Michael Waltrip foi penalizado em 100 pontos no campeonato da Nascar, enquanto o mecânico-chefe e o diretor de sua equipe foram suspensos por tempo indeterminado.

Até aí, nada.
 
O interessante é o motivo. Os malandrões abasteceram  o carro com combustível de avião a jato no último domingo, no treino classificatório para as 500 Milhas de Daytona _que acontece no próximo, dia 18.
 
Agora, dançaram bonito.

Escrito por Fábio Seixas às 20h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Em algum lugar do passado

Quem frequentava o blog no ano passado deve lembrar da seção "Cenas de um GP, a vez do internauta".
 
A idéia era publicar fotos dos internautas em Interlagos, no último GP Brasil.
 
Pois bem, achei que seria legal ampliar a experiência. Se você tem alguma foto curiosa feita durante um GP Brasil qualquer, em Interlagos ou Jacarepaguá, mande para fseixas@folhasp.com.br
 
Tenho certeza que há muita coisa boa guardada em álbuns empoeirados por aí...

Escrito por Fábio Seixas às 20h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube do dia

Michael Andretti, 44, anunciou hoje que correrá as 500 Milhas de Indianápolis pela 16ª vez.
 
No ano passado, ele passou perto da vitória. Terminou em terceiro. E, segundo ele, esse resultado foi a motivação para mais uma tentativa.
 
Não, Mario, 66, não correrá. Que eu saiba, ele nunca mais entrou num cockpit depois disso...
 
 
Aconteceu em 2003. Mario estava testando para a equipe do filho, no lugar de Tony Kanaan, que se recuperava de uma fratura no braço.
 
Ah, sim... O supercampeão saiu ileso.

Escrito por Fábio Seixas às 19h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 3

Peraí... Coulthard em primeiro?
 
Não sei porque, mas há alguns minutos não sai da minha cabeça aquela musiquinha do "tá todo mundo louco, oba!"
 
1º. Coulthard (Red Bull), 1min21s855 (112 voltas)
2º. Heidfeld (BMW), 1min21s958 (96 voltas)
3º. Massa (Ferrari), 1min21s964 (92 voltas)
4º. Alonso (McLaren), 1min22s103 (114 voltas)
5º. Rosberg (Williams), 1min22s280 (86 voltas)
6º. Hamilton (McLaren), 1min22s292 (125 voltas)
7º. Raikkonen (Ferrari), 1min22s369 (45 voltas)
8º. Montagny (Toyota), 1min22s446 (107 voltas)
9º. Fisichella (Renault), 1min22s758 (90 voltas)
10º. Kovalainen (Renault), 1min22s783 (56 voltas)
11º. Webber (Red Bull), 1min22s834 (61 voltas)
12º. Button (Honda), 1min23s061 (91 voltas)
13º. Barrichello (Honda), 1min23s257 (39 voltas)
14º. Wurz (Williams), 1min23s275 (39 voltas)
15º. Vettel (BMW), 1min23s569 (56 voltas)
16º. R.Schumacher (Toyota), 1min23s789 (82 voltas)
17º. Albers (Spyker), 1min23s947 (87 voltas)
18º. Sato (Super Aguri), 1min24s568 (123 voltas)
19º. Liuzzi (Toro Rosso), 1min26s822 (30 voltas)
 
Mas o dia não foi só alegrias para Coulthard. O escocês chegou a parar com problemas de motor. Algo parecido levou Barrichello aos boxes na hora do almoço _ e de lá ele não saiu.
 
E adivinha quem estava em Barcelona, acompanhando cada detalhe do trabalho da Ferrari? Uma dica: o queixo é enorme.

Escrito por Fábio Seixas às 14h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pênalti

De Mark Webber, agora piloto da Red Bull, na "Gazzetta dello Sport" de hoje: "A Williams virou o time B da Toyota".

Escrito por Fábio Seixas às 12h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O Aprendiz

Schumacher deve ser o chefe da Ferrari nos fins de semana de GP, ocupando a vaga de Jean Todt. 
 
É o que diz reportagem da "Auto, Motor und Sport", da Alemanha. E é no que eu acredito. Por três motivos.
 
1) Schumacher, imagino, não aceitaria nada menor do que isso dentro da Ferrari;
 
2) Ele já mostrou que tem competência para o serviço;
 
3) Todt, cada vez subindo mais na estrutura da empresa, poderia se dedicar mais às suas funções executivas.

Escrito por Fábio Seixas às 12h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 2

Ufa, cheguei, vamos postar.
 
Com tempo bom em Barcelona, o dia foi dos mais produtivos. Raikkonen, por exemplo, completou a distância de dois GPs.
 
Kubica teve problema de motor. Barrichello, Albers, Rosberg e Trulli também causaram bandeiras vermelhas.
 
Aos tempos.
 
1º. Massa (Ferrari), 1min21s181 (107 voltas)
2º. Raikkonen (Ferrari), 1min21s719 (154 voltas)
3º. Kovalainen (Renault), 1min21s819 (99 voltas)
4º. Alonso (McLaren), 1min21s901 (63 voltas)
5º. Fisichella (Renault), 1min21s997 (129 voltas)
6º. Hamilton (McLaren), 1min22s078 (118 voltas)
7º. Kubica (BMW), 1min22s100 (56 voltas)
8º. Trulli (Toyota), 1min22s227 (96 voltas)
9º. Rosberg (Williams), 1min22s249 (10 voltas)
10º. Wurz (Williams), 1min22s288 (55 voltas)
11º. Montagny (Toyota), 1min22s476 (96 voltas)
12º. Heidfeld (BMW), 1min22s618 (92 voltas)
13º. Barrichello (Honda), 1min22s669 (85 voltas)
14º. Button (Honda), 1min22s816 (91 voltas)
15º. Webber (Red Bull), 1min22s916 (83 voltas)
16º. Coulthard (Red Bull), 1min23s322  (50 voltas)
17º.  Davidson (Super Aguri), 1min23s969  (97 voltas)
18º. Albers (Spyker), 1min24s425 (108 voltas)
 
Ah, sim... O Rio de Janeiro continua lindo.

Escrito por Fábio Seixas às 18h55

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 2

Estou no Rio, voltando para São Paulo.

 

Do que vi rapidamente na internet, dobradinha da Ferrari em Barcelona. Massa em primeiro, com 0s5 sobre Raikkonen.

 

Assim que chegar em casa posto todos os tempos aqui. Como tem virado hábito, deixo os comentários com vocês.

Escrito por Fábio Seixas às 15h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube do dia

Não, não é Schumacher na Nascar, mas é quase isso.
 
Comercial do Fiat Stilo veiculado na Europa pelos idos de 2003. Clique aqui.
 
Adivinha quem se dá mal no fim?

Escrito por Fábio Seixas às 20h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mundos opostos

Ray Evernham, que, venho a saber agora, é chefe de equipe na Nascar, ofereceu um teste a Schumacher.
 
"É só ele dizer que aceita que eu o colocarei num carro vermelho, num carro muito bom, para ele vir até aqui e testar. Muita coisa mudou nos últimos anos, os carros estão muito mais sofisticados. Acho que ele vai ficar feliz com os desafios técnicos deste carro", disse Evernham.
 
Antes de um comentário sobre essa história, parênteses para um caso vivido há quase cinco anos.
 
Em 2002, no intervalo entre Montreal e Indianápolis, Schumacher visitou o Texas Motor Speedway. Lá, um sujeito chamado Mike Starr cobrava, à época, US$ 100 para que simples mortais dessem umas voltinhas em um carro da Nascar.

Schumacher ficou na fila por duas horas sem ser reconhecido (isso porque era um local supostamente frequentado por fãs do automobilismo) até que cansou e foi embora.
 
Fecha parênteses.
 
Schumacher pode até aceitar o convite. Afinal, é um maníaco por velocidade e deve ter curiosidade para experimentar a sensação de pilotar um carro daqueles. Mas se Evernham acha que vai comover o alemão com a "sofisticação" da Nascar, é bom começar já a mudar de idéia.
 
Se há uma antítese para tudo o que envolve a Nascar, seu nome é Michael Schumacher.

Escrito por Fábio Seixas às 18h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 1

Os resultados de hoje em Barcelona, com a repetição de um novo padrão, a BMW andando bem.
 
Massa, apesar do susto pela manhã, cravou Raikkonen em 0s138.
 
Agora... O que dizer do tempo do Barrichello? Se a Honda explicar alguma coisa, eu conto aqui.
 
1º. De la Rosa (McLaren), 1min22s634 (76 voltas)
2º. Kubica (BMW) 1min22s635 (60 voltas)
3º. Alonso (McLaren), 1min22s726 (56 voltas)
4º. Wurz (Williams), 1min23s037 (44 voltas)
5º. Massa (Ferrari), 1min23s077 (29 voltas)
6º. Raikkonen (Ferrari), 1min23s215 (79 voltas)
7º. Trulli (Toyota), 1min23s239 (74 voltas)
8º. Kovalainen (Renault), 1min23s491 (55 voltas)
9º. Rosberg (Williams), 1min23s602 (78 voltas)
10º. Glock (BMW), 1min23s653 (61 voltas)

11º. Fisichella (Renault),
1min23s869 (79 voltas)
12º. Montagny (Toyota), 1min24s015 (64 voltas)
13º. Klien (Honda), 1min24s227 (51 voltas)
14º. Coulthard (Red Bull),  1min24s291 (80 voltas)
15º. Webber (Red Bull), 1min24s531 (83 voltas)
16º. Davidson (Super Aguri), 1min24s574 (66 voltas)
17º. Barrichello (Honda), 1min24s934 (24 voltas)
18º. Sutil (Spyker), 1min25s581 (83 voltas)

Escrito por Fábio Seixas às 14h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Enfim, Spa

Belíssima notícia. As equipes de F-1 vão testar por três dias em Spa, de 10 a 12 de julho, logo após o GP da Inglaterra.
 
Será a reabertura do melhor circuito do calendário à F-1, já com as obras exigidas pela FIA.
 
Na mesma linha de equipes testando em circuitos onde normalmente não testam, soube na sexta-feira que a Williams treinará em Sepang pouco antes de embarcar para a Austrália.

Demorou pra cair essa ficha, não?

Escrito por Fábio Seixas às 14h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

É fogo

O palco dos testes desta semana é Barcelona. Dez das 11 equipes passarão por lá nos próximos dias.
 
E o início não poderia ter sido pior para a Ferrari. O motor de Massa fumou logo na primeira volta. Ele encostou a F2007, um fiscal logo apareceu com um extintor e o carro teve de voltar aos boxes coberto por uma lona, em cima de um caminhão.

Escrito por Fábio Seixas às 12h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

14 garotos e um destino incerto

Com gigantescos 21s34 de vantagem sobre o carioca Caio Lara, segundo colocado, o mineiro Victor Corrêa venceu a primeira etapa da Fórmula São Paulo, disputada sob chuva forte e um tempo miserável, hoje, em Interlagos.
 
O amazonense Marcio Pasanelli foi o terceiro, após uma disputa acirrada pelo segundo lugar com Lara e com Thiago Calvet, que cruzou a linha em quarto.
 
As informações são do intrépido Rafael Durante, assessor de imprensa dos bons.
 
Boa sorte a Corrêa, Lara, Pasanelli, Calvet, Florenzo, Meyer, SIlva, Tojal, Massa, Leonardo, Molina, Suzuki, Marçal e Neugebauer, os 14 garotos que alinharam hoje para a prova de abertura da última categoria de monopostos do Brasil.
 
Eles não têm culpa nenhuma. Mas sobre os ombros desses 14 repousa uma responsabilidade e uma tradição de que as montadoras e a CBA abriram mão.

Escrito por Fábio Seixas às 10h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.