Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Zebrinha sobre duas rodas

E a MotoGP começou com surpresa. Casey Stoner, que estreava pela Ducati, superou o pole Valentino Rossi ainda na primeira volta no Catar. Os dois trocaram posições nas quarta e sétima voltas, mas com uma moto muito melhor em retas o australiano levou a melhor. E carregou para casa seu primeiro troféu de vencedor na principal categoria do motociclismo.

 

“Ele estava muito rápido”, admitiu o italiano.


Stoner revelou uma tática interessante. “Quando o ultrapassei, imaginei a enorme pressão que viria. Mas decidi colocar na cabeça que ele é igual a qualquer outro piloto.”

 

Alexandre Barros fez uma boa prova, chegou a ultrapassar o campeão Nicky Hayden _depois levou o troco_, e terminou em oitavo.

 

Escrito por Fábio Seixas às 10h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A lição de Zanardi

Muita gente pediu para ver a tal foto do Zanardi deixando o hospital. A imagem foi feita em 30 de outubro de 2001, no corredor do Hospital Klinikum Marzahn, em Berlim, 45 dias após o acidente em Lausitzring.
 
 
Não, não é um sorriso, algum chato pode questionar. Para mim, é. Para mim, é o sorriso mais aberto do mundo. A expressão de serenidade e a mensagem que ela embute, de que não vale a pena esquentar a cabeça com coisas sem importância, tornam esta uma foto especial. Para mim.

Escrito por Fábio Seixas às 23h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube (ampulheta) da madrugada

Daqui a exatamente uma semana, à 0h de sábado, estaremos grudados na TV, acompanhando a definição do grid em Melbourne.
 
Não tenho muita idéia do desfecho da corrida, mas a Austrália já realizou provas históricas para a F-1 e para o torcedor brasileiro.
 
Como esta, em 1990, em Adelaide. Foi o 500º GP da categoria. E foi a penúltima vitória de Piquet.
 

Escrito por Fábio Seixas às 23h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arquivo pessoal

Alexandre Traple, de Rio do Sul, em Santa Catarina, decidiu colocar fogo na sessão com duas fotos que mostram bem, para quem não conhece, a loucura que é o automobilismo no interiorzão do Brasil.
 
 
 
O local: autódromo (?) de Lontras, Santa Catarina
O ano: boa pergunta
O evento: ótima pergunta
O comentário do internauta: O pessoal do asfalto fala em adrenalina porque não conhece isso aqui. Primeira foto: largada da Marcas A. Segunda foto: sem carro na pista, já é assim. São mais de 80 carros e, em média 7.000 pessoas, duas vezes por ano aqui. Parte da fumaça é do pessoal fazendo churrasco...
O comentário do blogueiro: Preciso urgentemente ir a uma dessas. Quando é a próxima?

Escrito por Fábio Seixas às 22h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

King Kong

Da série "micos produzidos pelo departamento de relações-públicas"...
 
 
Sacada by F1 Girls.

Escrito por Fábio Seixas às 17h12

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Molecada

A GP2 encerrou hoje uma bateria de testes em Barcelona. O melhor tempo foi cravado por Andreas Zuber, da iSport, pela manhã.
 
Correndo pela Trident, ele foi só 12º no ano passado. Mas agora parece que vai entrar na briga pelo título: a iSport fez dobradinha e arrancou elogios da concorrência.
 
"De fato, eles estão um pouquinho à frente das demais. Mas é pouca coisa e acredito que essa diferença ainda pode desaparecer antes da primeira corrida.Depois da iSport, a briga está feroz. Acho que estamos no mesmo nível da ART, da FMS e da DAMS, embora a Arden também tenha aparecido bem aqui na Espanha", disse Xandinho Negrão.
 
Ao todo, 26 pilotos participaram.
 
Seguem os dez mais rápidos de hoje, com o complemento dos brasileiros que ficaram fora do top 10.
 
1º. Andreas Zuber (AUT/iSport), 1min27024
2º. Timo Glock, (ALE/iSport), 1min27s203
3º. Lucas Di Grassi (BRA/ART), 1min27s207
4º. Antonio Pizzonia (BRA/FMS), 1min27s251
5º. Nicolas Lapierre (FRA/DAMS), 1min27s402
6º. Kazuki Nakajima (JAP/DAMS), 1min27s426
7º. Giorgio Pantano (ITA/Campos), 1min27s536
8º. Mike Conway (ING/Super Nova), 1min27s647
9º. Michael Ammermüller (ALE/ART), 1min27s702
10º. Bruno Senna (BRA/Arden), 1min27s714
...
16º. Xandinho Negrão (BRA/Minardi-Piquet), 1min28s194
23º. Sergio Jimenez (BRA/Racing Engineering), 1min28s474
 
O campeonato começa em 15 de abril, no Bahrein.

Escrito por Fábio Seixas às 16h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programão

Foi por absoluta falta de tempo que não comentei aqui, mas quem gosta do cheiro da gasolina certamente já estava ligado: uma das categorias mais legais do automobilismo mundial corre neste fim de semana no Brasil, abrindo sua temporada.
 
É o WTCC, o Mundial de Turismo da FIA, que disputará no domingo duas corridas em Curitiba _largadas às 12h15 e 15h30. 
 
São quatro as marcas, BMW, Alfa Romeo, Chevrolet e Seat. E são 21 os pilotos inscritos, entre eles alguns nomes manjados como Jörg Müller, Gabriele Tarquini, Andy Priaulx, Nicola Larini... Há, claro, um brasileiro: Augusto Farfus Jr., que corre na categoria desde 2005, com quatro vitórias em 39 provas.
 
Mas, é claro, a grande atração é Alessandro Zanardi. Que, sem pernas, venceu em 2005 em Oschersleben e em 2006 em Istambul. 
 
Já disse isso aqui, mas repito: tenho na gaveta uma foto do Zanardi deixando o hospital de cadeiras de rodas após ter as pernas amputadas. Recorro a essa imagem, ao sorriso do italiano, sempre que percebo que estou me queixando demais de coisas sem importância. Funciona.

Escrito por Fábio Seixas às 10h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Doutorado

Uma dose de Koskenkorva Viina para quem adivinhar o piloto que cravou a pole para a primeira etapa da MotoGP, no Catar.
 
Pois é, foi ele. Rossi, o "doutor". Que levará o campeonato fácil, fácil. Hayden foi o nono no grid. E Barros voltará à categoria largando em 15º.
 
Alguém aposta que algum outro piloto vai conquistar o título? Valendo uma caixa de Koskenkorva Viina?
 
A largada, amanhã, será às 9h (horário de Brasília), com Sportv.

Escrito por Fábio Seixas às 10h17

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Proibida de sair na rua

Tony Kanaan vai participar no fim de semana de um evento do "Ferrari Challenge Day", em Homestead.
 
Ele vai pilotar uma Ferrari FXX. Sabe o que é isso?
 
É uma evolução do modelo Enzo e que começou a ser produzida em 2005. O motor tem 6,262 cc (contra 5,988 cc da Enzo) e produz 800 cavalos (contra 660). A caixa de câmbio, semi-automática, traz sistemas desenvolvidos na F-1. O tempo de mudança de marcha é inferior a 0,001 segundo. Para segurar tudo isso no chão, a Bridgestone precisou criar pneus especiais. O preço, US$ 2 milhões, ou R$ 4,2 milhões.
 
Por mais que eu me esforce na descrição, não dá para superar o impacto dessas fotos enviadas pelo Antônio Tigre...
 
 
 
O resultado da brincadeira, o carro não foi homologado para circular por aí. Só pode andar em autódromos.
 
E a última curiosidade: Schumacher ganhou uma de presente da escuderia no ano passado, quando anunciou a aposentadoria. Chato, não?

Escrito por Fábio Seixas às 10h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bom humor

Coulthard foi a vítima do primeiro "preview" da Red Bull nesta temporada.
 
Por todo o comunicado, a equipe enaltece o fato de contar com um piloto da casa, um herói local, um australiano, enfim: Mark Webber.
 
A Red Bull foi até a escola em que o piloto estudou, Queanbeyan Public School, e pediu para que sua antiga professora, Anke Jennaway, coordenasse homenagens dos atuais alunos ao veterano.
 
Em determinado ponto do texto, um galanteio a Anke: "apesar do seu visual jovem, ela aparentemente foi professora de Mark e diz ainda que ensinou tudo o que ele sabe sobre pilotagem".
 
Os desenhos e trabalhos dos alunos serão expostos no paddock do Albert Park, na próxima quinta, atrás dos boxes da Red Bull.
                                                                                                                                   Red Bull
 
Ah, sim... Coulthard. No fim do texto, em letras miúdas, o comunicado informa: "O Sr. David Coulthard, de Twynholm, Escócia, também corre pela equipe".

Escrito por Fábio Seixas às 09h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A marvada

Eduardo, de São Sebastião, decidiu pesquisar sobre a tal bebida que o Raikkonen homenageou com um autógrafo no fim de semana e achou este verbete na Wikipedia.
 
"Você estava correto, é uma paulada", escreveu o Edu.

Em resumo, a base é um álcool produzido a partir de grãos e que passa por 200 estágios no processo de destilação até se tornar um "etanol puríssimo". Adicione água e açucar e, pronto, você tem a Koskenkorva Viina, com 38% de graduação alcoólica.
 
Ou seja, Raikkonen aparentemente anda bebendo etanol com água e açúcar! Será que é por isso que ele demora pra esquentar?

Escrito por Fábio Seixas às 09h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

60 anni

Outra ilustração digna de ir para a parede: para 1962, a Ferrari preparou esta homenagem ao lançamento da 250 GTO.
 
 
Com o modelo, a escuderia conquistou o Campeonato Internacional de GT por três anos consecutivos, de 62 a 64.

Escrito por Fábio Seixas às 08h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Colônia

Do jornal para casa, ontem à noite, cruzei com quatro carros da PM. Sobre viadutos, vi dois camburões da Rota.
 
Nunca pensei que diria isso, mas... Fica, Bush!

Escrito por Fábio Seixas às 08h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sexta, coluna

Hoje tem coluna na Folha.
 
Felipe Massa é o tema. O link está aqui, para assinantes da Folha e do UOL.

Escrito por Fábio Seixas às 08h41

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Atenção senhores passageiros...

Está chegando a hora.
 
O primeiro jumbo da F-1 tocou hoje a pista do terminal de cargas do aeroporto de Melbourne. Levava 110 toneladas de equipamentos da FOM.
 
Outros três Boeing 747 carregando os equipamentos dos 11 times são esperados até domingo. Na segunda-feira, o material começa a ser levado para o Albert Park.

Escrito por Fábio Seixas às 09h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

60 anni

1961 foi um ano daqueles para a Ferrari. Na F-1, Mundial de Pilotos para Phil Hill e seu primeiro Mundial de Construtors. No mundo do Turismo, títulos com a 246 SP e a 250 Testa Rossa.
 

Escrito por Fábio Seixas às 09h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube (arriscado) do dia

O cara não devia saber do histórico alcoólico do finlandês. Do contrário, não toparia.
 

Escrito por Fábio Seixas às 19h17

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Turma do funil

Segundo o "Iltalethi", tablóide finlandês, Kimi Raikkonen voltou a aprontar...
 
De volta a Helsinque no fim de semana após os testes no Bahrein, o ferrarista teria enchido a cara num karaokê e promovido baderna. Na hora de ir embora, deixou sua balada registrada com um autógrafo numa garrafa de Koskenkorva Viina. Sei lá o que é isso, mas achei uma foto no Google _os copinhos na bandeja indicam que deve ser uma paulada.
 
  
 
A McLaren não curtia as bebedeiras do finlandês. Estou curioso pra saber o que a Ferrari fará a respeito. O fato é que às vezes mesmo sem fazer nada, Massa só vê sua imagem melhorar em Maranello.

Escrito por Fábio Seixas às 18h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Novidade na borracharia

E não é que FIA e Bridgestone chegaram a um acordo e já nesta temporada os pneus moles e duros serão diferenciados visualmente?
 
Não será nada escandaloso, os pneus continuarão pretos (houve quem sugerisse cores diferentes, como na ChampCar), mas haverá uma marcação, provavelmente um círculo branco, que deixará claro para o torcedor qual especificação cada piloto está usando.
 
O regulamento deste ano obriga os pilotos a utilizarem os dois tipos de pneus durante uma corrida.
 
Gostei da idéia da marcação, como já havia gostado da regra. Com a saída da Michelin a F-1 perdeu um elemento interessante, a "guerra dos pneus". Agora, pelo menos, pintou uma compensação.
 
Vai ser bem legal. E foi exatamente por esse motivo, aliás, que eu cheguei a apostar que não sairia do papel.

Escrito por Fábio Seixas às 17h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quando piloto e equipe se merecem

Hill decidiu lembrar Button de que o tempo passa. Para o campeão de 96, o piloto da Honda está desperdiçando anos importantes de sua carreira numa equipe sem muitas perspectivas.
 
"Acho que neste ano Jenson vai ter que parar em algum momento para refletir sobre qual será o próximo passo. Não sei como é o contrato dele com a Honda, mas o tempo está passando. Ele não pode ficar esperando a Honda fazer alguma mágica."
 
O conselho é muito bom. Ótimo, até. O problema é o alvo. Button está na Honda porque a Honda é a cara de Button. E isso inclui performance. Piloto e equipe se encaixam perfeitamente, se merecem.
 
A propósito, já que o assunto é Hill, uma observação pertinente das F-1 girls...
 

Escrito por Fábio Seixas às 15h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Reforma visual

A Spyker fez hoje um shakedown em Silverstone e revelou a última versão de suas cores para a temporada.
 
O laranja ficou menos brilhante e o preto, mais chapado. "Na garagem, a primeira versão da pintura parecia ok. Mas fizemos testes com câmeras e percebemos que, assim, o carro fica mais agradável na TV", explicou Colin Kolles, diretor da equipe.
 
Abaixo, duas fotos distribuídas pela equipe. O sujeito ao volante é Markus Winkelhock, estreando com o F8-VII. Nominho mais horrível para um carro. Aliás, o do motorista também não ajuda.
 
 

Escrito por Fábio Seixas às 15h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mais um

Denis Chevrier, engenheiro de pista da Renault, é o mais recente rival da Ferrari a admitir que os italianos estão um passo à frente.
 
Em entrevista ao site da equipe, ele diz acreditar que o cenário da luta pelo campeonato só estará mais claro após as três primeiras etapas, Austrália, Malásia e Bahrein, mas não fala em surpresas.
 
Segundo ele, Renault, Ferrari e McLaren monopolizarão as vitórias, com alguma vantagem, neste momento, para Massa e Raikkonen.
 
É tanta gente dando o mesmo prognóstico que fica difícil não dar crédito. Mas, sei lá... Estou com a sensação de que Alonso vai aprontar.

Escrito por Fábio Seixas às 15h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

60 anni

Na temporada de 1960, Stirling Moss, o melhor piloto da história a não conquistar o Mundial de F-1, levou o primeiro dos cinco títulos consecutivos da Ferrari no então Troféu de Turismo.
 
 
A máquina dessa primeira conquista, uma Ferrari 250 GT Berlinetta. Azul.

Escrito por Fábio Seixas às 14h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

David Schumacher

A notícia mais lida do TotalF1 hoje é "David Schumacher já mostra talento".
 
Trata-se do filho de 5 anos de Ralf, hoje o único representante do clã na F-1.
 
"Não me surpreende que David mostre alguma habilidade, mas é melhor esperar para ver onde ele pode chegar. No momento, ele prefere karts e motos", disse o piloto da Toyota à "Auto Bild".
 
Sim, é uma nota até meio boba. Mas hoje, na internet, nos jornais, nas revistas, basta colocar o nome "Schumacher" num título para chamar a atenção.
 
Em tempo, nunca saberemos nada parecido sobre Mick, filho de Michael. Pelo menos até o moleque começar a disputar corridas sérias _se for o caso. Até nisso, em falar só o essencial, o heptacampeão é melhor que o caçula.

Escrito por Fábio Seixas às 09h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arquivo pessoal

Mais uma contribuição que vem do Sul. Esta, uma imagem sensacional, da lavra de Thiago Teichmann.
 
 
O local: Autódromo de Santa Cruz do Sul
O ano: 2005
O evento: Trofeo Maserati
O comentário do internauta: Início dos treinos, esse menininho chegou junto do pai, e ambos ficaram ao lado de onde estávamos. Mas o menino não se aguentou de ver os carros de 'longe', desceu o barranco, subiu na cerca e depois gritou para o pai: ' Daqui dá pra ver melhor!'
O comentário do blogueiro: Sensacional! Mas cadê as contribuições da turma de outros Estados? Nada de Interlagos, de Jacarepaguá, das pistas de Curitiba, Brasília, Campo Grande, Fortaleza?

Escrito por Fábio Seixas às 09h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Piano, piano...

Felipe Massa está no "Bem, Amigos", programa do Galvão no Sportv. Se você tem TV a cabo em casa, corre porque ainda dá pra ver... 
 
"Treino é treino, corrida é corrida", proclamou o piloto, que, no entanto, não deixou escapar um sorriso maroto ao ser questionado sobre os resultados dos últimos testes.
 
Instigado a citar três favoritos ao título, citou Alonso, Raikkonen e disse que espera estar na briga também.
 
Às declarações entusiasmadas do apresentador, respondeu sempre com sobriedade. Não se deixou levar em nenhum momento.
 
É bem esperto esse garoto.

Escrito por Fábio Seixas às 20h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Youtube (polêmico) do dia

A primeira vitória de Montoya na Busch Series tinha de ser polêmica.
 
A sete voltas do fim da corrida disputada ontem no autodromo Hermanos Rodriguez, no México, ele forçou uma ultrapassagem sobre o líder, Scott Pruett. Os dois se tocaram, e o americano levou a pior.
 
Dois detalhes: Pruett é seu companheiro na Ganassi e também lutava pela primeira vitória na Nascar.
 
"Foi a manobra mais suja e nojenta que já vi um piloto fazer sobre um companheiro de equipe. Ele estava mais rápido do que eu, acabaria me passando, não precisava tentar ali."
 
O acidente, claro, já foi youtubado.
 
 
 
O que achei? Que o americano deu uma forçadinha, mas que Montoya forçou mais.

Escrito por Fábio Seixas às 12h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vitória suada

Largando em oitavo lugar, o catarinense Allisson Silva, da Dragão Motorsport, venceu hoje a segunda etapa da Fórmula São Paulo, a última categoria de monopostos de um país dono de oito títulos na F-1.
 
Segundo informa o solerte Rafael Durante, ele assumiu a liderança na 12ª volta, com uma ultrapassagem sobre o amazonense Márcio Pasaneli, da Alpie Competições, que terminou em segundo. O gaúcho Werner Neugebauer, da Prop Car, completou o pódio _segundo entendi, foi a primeira corrida da vida dele, e isso inclui kart.
 
Com o resultado, Pasaneli lidera o campeonato, com 27 pontos, seguido por Allisson, com 24. Victor Corrêa, vencedor da primeira prova, é o terceiro, com 23.
                                                                                               Claudio Kolodziej / Divulgação
Allisson Silva, vencedor em Interlagos neste domingão de sol

Escrito por Fábio Seixas às 13h17

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

60 anni

"Ele era inconsistente e muitas vezes parecia desinteressado. Mas quando as coisas funcionavam, era difícil de ser batido". Assim, o Grand Prix define Mike Hawthorn, campeão em 1958 pela Ferrari e obviamente homenageado no livreto.
 
 
O modelo que lhe deu o título, a 246 F1. No ano seguinte, o inglês morreria num acidente ao volante de um Jaguar.

Escrito por Fábio Seixas às 13h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Caiu a ficha

A Honda admitiu que o carro deste ano é ruim e anunciou uma mega-reformulação no RA107 a partir já da segunda etapa do Mundial, o GP da Malásia, em 8 de abril.
 
O principal problema é aerodinâmico. A suspensão também não é lá essas coisas.
 
"No momento, estamos à frente de Toyota e Red Bull, mas atrás do resto", disse Shuhei Nakamoto, diretor técnico da equipe. Ele esqueceu de Toro Rosso, Spyker e Super Aguri? Estava só se referindo ao meio do grid? Ou está tão pessimista assim?
 
O japonês fez, ainda, um comentário bem interessante: "Sei que a BMW estava usando uma asa fora do regulamento, então eles vão perder um ou dois décimos."
 
Mas voltando à situação da Honda às vésperas do início do campeonato, só uma palavra vem à minha mente. Vexame.

Escrito por Fábio Seixas às 12h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.