Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Desejo de vingança

Sabe comemoração de Copa do Mundo?
 
Pois é... Foi assim que os repórteres espanhóis aqui em Interlagos comemoraram o título da África do Sul no Mundial de rúgbi.
 
Não, eles não devem entender nada de rúgbi e também não têm nada a ver com a África do Sul.
 
É que a derrotada foi a Inglaterra.

Escrito por Fábio Seixas às 18h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A um passo da história

Estava faltando uma palavra sobre a situação do campeonato depois deste grid.
 
Hamilton colocou os nove dedos na taça, não dá para pensar diferente. E Alonso sabe disso. No paddock, o espanhol está murchinho, murchinho. Jogou a toalha.
 
Sim, a Ferrari está chiando contra o inglês, alegando que ele atrapalhou Raikkonen. Mas não vai registrar protesto, não vai dar em nada.
 
É só questão de tempo para Hamilton fazer (ainda mais) história.

Escrito por Fábio Seixas às 16h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

14h59min58s

Comemore, torcedor de Massa. Comemore.
 
O brasileiro sairá mesmo na frente amanhã. Safou-se por dois segundos. Quando cruzou a linha de chegada, o relógio marcava 14h59min58s, diz a folha de tempos da FIA. Dois segundos antes da bandeirada, portanto.
 
O que foi volta de comemoração, poderia ter sido volta para baixar ainda mais o tempo. Mas ele não precisava. Preferiu vibrar com as arquibancadas de Interlagos, que mais uma vez deram um show à parte.

Foi a nona pole position da carreira do ferrarista, a sexta nesta temporada, a primeira desde o GP da Turquia, em agosto, sua última vitória na categoria.

Amanhã, é franco favorito.

Escrito por Fábio Seixas às 15h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fala, Massa

Massa diz que não fez nada de errado.
 
"Se eu tivesse recebido a bandeirada, teria entrado. Quando cruzei a linha, estava verde, pude dar outra volta", explicou agora há pouco.
 
"É sensacional estar aqui depois de um ano da minha primeira pole no Brasil e fazer tudo de novo. É bacana. Vamos tentar rezar para ter outro dia de glória amanhã. A vontade é ir pra cima, tentar abrir e vencer a corrida. Essa é vontade que eu tenho", disse.
 
Ele falou ainda sobre a comemoração entusiamada, sobre a mureta diante das arquibancadas. "Aquela muretinha ali eu já conheço bem, espero estar sempre perto dela. Ali sempre tem uma torcida muito grande. É uma emoção comemorar um resultado como essa com a torcida. É a famosa muretinha Massa."

Escrito por Fábio Seixas às 14h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Massa pole? É bom esperar

Em Interlagos, pole de Massa. Mas vamos com calma.
 
Porque o brasileiro aparentemente quebrou o protocolo no fim do treino e deu uma volta a mais pela pista, queimando gasolina que deveria estar no seu tanque na largada de amanhã.
 
Em segundo, Hamilton. Raikkonen é o terceiro no grid, seguido por Alonso.
 
Por enquanto. Acho que o cenário pode mudar.
 
O treino aconteceu com muito calor, sol castigando a pista: 61 graus no asfalto.
 
No geral, poucas escorregadas, poucos sustos, algumas pequenas surpresas.
 
Os primeiros cortados, Kovalainen, Sato, Nakajima, Davidson, Sutil e Yamamoto. A colônia japonesa em Interlagos deve ter ficado bem chateada. A primeira surpresinha, Nakajima. Ontem, ele foi tão bem... É, mas não deu.
 
Lá na frente, Massa fez o melhor tempo, 1min12s303, reforçando um pouquinho mais seu favoritismo. Alonso ficou com 1min12s895, seguido por Raikkonen e Hamilton.
 
No segundo bloco, o mesmo cenário. O G4 disparado lá na frente. Raikkonen cravou 1min12s16, seguido por Hamilton, Massa e Alonso.
 
Ficaram pelo caminho Barrichello, Fisichella, Vettel, Liuzzi, Ralf e Button. Mais uma surpresinha: Vettel. Será que ele só anda na chuva? E uma menção honrosa para o brasileiro, que quase chegou ao Q3.
 
"Era de se esperar um pouquinho mais. Mas o carro estava no limite e o aumento da temperatura da pista não foi bom para a gente, para os nossos pneus", disse Barrichello. Questionado sobre sua expectativa para a corrida de amanhã, foi direto: "O tão sonhado ponto". 
 
No último bloco, depois da tradicional queimação de gasolina, Raikkonen foi o primeiro a ir aos boxes e colocar pneus supermacios. Massa fez o mesmo, seguido por Hamilton e Alonso.

E o brasileiro se deu melhor. Cravou 1min12s128, antes de voltar aos boxes e colocar um jogo zero quilômetro de pneus supermacios... Foi seguido pelos três adversários.
 
Na última tentativa, voou. Fez 1min11s931. Hamilton ficou em segundo, com Raikkonen em terceiro e Alonso fechando o G4.
 
Mas aí veio o tilt. Em vez de entrar nos boxes, Massa deu mais uma volta pela pista. Estranho, porque o regulamento é claro: o piloto que passa para a luta final pela pole precisa largar com a gasolina do início do Q3.
 
Massa será punido? Não sei, cabeça de comissário é sempre um mistério. Investigação vai acontecer. Punição, não sei.

Escrito por Fábio Seixas às 14h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Comida para quem precisa

Hora da bóia em Interlagos.
 
A maior fila, como é tradição, atrás dos boxes da Ferrari. O cardápio, como também é tradição, massa. Hoje, fusili à bolonhesa.
 
Tentei, cheguei tarde. A panela já estava raspada. O jeito foi me virar com um "sanduíche de frango light" na sala de imprensa.
 
Está bom demais. Nos últimos anos, nem isso havia.

Escrito por Fábio Seixas às 12h19

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Borracha queimada

Diagnóstico de quem estava lá nos boxes: com esta temperatura, os pneus supermacios são inviáveis para trechos longos da corrida.
 
Em português claro, os supermacios voltaram esbagaçados, na lona. Certamente serão a segunda opção para o GP de amanhã.

E eu continuo sem entender as escolhas da Bridgestone.

Escrito por Fábio Seixas às 11h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Interlagos, 3º treino livre

Agora sim. Com pista seca e calor, condições que devem continuar pelo fim de semana, Interlagos assistiu a um treino livre interessante.
 
Mas que ainda deu poucas pistas sobre o que pode vir por aí.
 
Massa foi o mais rápido, 1min11s810. E Hamilton mostrou no finalzinho da sessão que carrega uma sobra no carro. Estava lá atrás, apagado, e na última volta subiu para segundo, a 0s124.
 
Raikkonen foi o terceiro, seguido por Webber, Trulli e Barrichello. Heidfeld foi o sétimo, seguido por Alonso.
 
Alguém em sã consciência imagina que isso possa se repetir no treino oficial?
 
É. Com a chuva de ontem, todo mundo começou do zero hoje. As referência do asfalto molhado não serviram para nada. Cada um seguiu um plano, experimentou uma coisa diferente. Daí, essas bizarrices na classificação.
 
Prova de como o trabalho estava só no começo, os tempos ainda estão mais altos que os do ano passado. Para efeito de comparação no terceiro treino livre de 2006, Massa cravou 1min11s443.
 
O que vai dar no grid? Bom, é chute. Mas parece que Massa, descompromissado e em casa, está mais à vontade que seus colegas de G4.

Escrito por Fábio Seixas às 11h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Palanque

Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, entregará o troféu para o vencedor da corrida. O governador José Serra, para o segundo colocado. O terceiro receberá a taça (sim, este ano é uma taça mesmo) das mãos de Orlando Silva Jr., ministro dos Esportes.
 
José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, premiará a equipe vencedora _desde que não seja a McLaren, claro.
 
Chegaram a falar de Lula, ontem, mas parece que era balela.
 
E você? Se pudesse escolher, quem faria a premiação em Interlagos?

Escrito por Fábio Seixas às 10h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O QG da imprensa

Primeiro treino rolando, 51 graus no asfalto.
 
E é daqui, da sala de imprensa, que a maior parte dos jornalistas acompanhamos o que acontece na pista...
 

Escrito por Fábio Seixas às 10h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chapa quente

A temperatura do asfalto já chega a 47 graus.
 
E, lembre-se, a Bridgestone trouxe para cá os pneus macios e supermacios. E, lembre-se de novo, ninguém conhece a abrasividade do novo piso.
 
Ou seja, o dia de ontem não existiu. Todo mundo vai começar zerado.

Escrito por Fábio Seixas às 09h32

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado de sol

Sábado de sol, muito sol em Interlagos.
 
Céu azul, calor, 24 graus, não há uma nuvem no céu. Um sábado lindo, enfim. Os helicópteros não terão problemas para voar.
 
 
Caminho para o autódromo tranquilo. Da porta de casa, no Ipiranga, ao portão 7 foram 40 minutos. Os ambulantes se multiplicaram. O bonezinho da Ferrari que ontem custava R$ 15 hoje já sai por R$ 10. E ainda sem a pechincha.
 
E vamos começar a pauleira...

Escrito por Fábio Seixas às 08h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cenas de um GP

Fabiano Candido é o primeiro colaborador da seção em 2007...
 
"Quem é o careca, bigodudo e com cara de mal-humorado? Durante o intervalo entre os treinos de ontem, sexta-feira, ele não parava de coçar a careca. Era uma cena muito esquisita."
 
 
 
Não sei o nome dele. Sei que trabalha na Toro Rosso e que sempre me pareceu o oposto: bem-humorado. Vive dando risadas pelo paddock. Mas, sei lá, vai ver a overdose de picanha e caipirinha fez mal...
 
Se você for a Interlagos no fim de semana, mande sua foto, com uma boa história, para fseixas@folhasp.com.br
 
E vamos dormir, porque daqui a pouco tem mais.

Escrito por Fábio Seixas às 01h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre a sexta-feira

Caiu a noite em Interlagos, hora de empacotar as tralhas e trocar o autódromo pela redação do jornal.
 
O resumo da sexta-feira: um dia menos agitado do que eu esperava, com menos gente nas arquibancadas do que eu pensava e com o asfalto tão bom como todo mundo imaginava.
 
Amanhã? Acho que a McLaren começará o dia com uma pequena vantagem. Mas o "fator casa", acreditem, tem influência na F-1. Em outras palavras, Massa anda bem aqui e pode, sim, beliscar a pole.
 
Até daqui a pouco.

Escrito por Fábio Seixas às 19h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

E o inglês sai ileso mais uma vez...

Agora, sim, saiu a decisão completa.

Além dos € 15 mil, Hamilton perdeu um set de pneus de chuva. O que é igual a nada. Porque não vai chover mais.
 
Ou seja, não doeu. A espanholada aqui na sala de imprensa está louca da vida...

Escrito por Fábio Seixas às 17h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hamilton multado

Foi só colocar o post no ar para já começar a surgir notícia.
 
Hamilton recebeu uma multa de US$ 15 mil, disse um assessor da Mercedes. Mas pode não ficar só nisso, ele deixou claro.
 
Continuamos esperando.

Escrito por Fábio Seixas às 17h04

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Por enquanto, nada

Já faz mais de uma hora que Hamilton deixou a torre de controle aqui de Interlagos e, até agora, nada de novo.
 
O bate-papo dele com os jornalistas foi cancelado. Ele só falará depois do anúncio da decisão.

Que está demorando. Para um problema simples, achei que o resultado sairia mais rápido. Não foi nenhum erro milimétrico no defletor, nenhum grama a menos no carro.
 
Enquanto a notícia não vem, a bolsa de apostas corre solta no paddock. "Ele vai perder um jogo de pneus do sábado", é o que mais se ouve lá embaixo.
 
Sei não... Eu estava no pé da torre e vi a cara de Hamilton quando ele saiu da reunião com os comissários. Não estava lá muito feliz. Pareceu preocupado.
 
 

Escrito por Fábio Seixas às 17h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Interlagos, 2º treino livre

Aqui em Interlagos, ninguém mais prestou atenção no segundo treino livre depois do anúncio da investigação sobre Hamilton.
 
Atitude justificável. Qualquer que seja o resultado, punição ou não, haverá chiadeira, comemoração, especulação, intriga.
 
Mas, antes, ao treino.
 
Que teve Hamilton na frente, 1min12s767, apenas dois décimos de segundo mais lento que Wurz no segundo treino do ano passado. E o asfalto ainda estava úmido. Ou seja, a pista está mesmo mais rápido, os tempos do ano passado irão para o espaço amanhã.
 
Alonso foi o segundo, a 0s122. Massa ficou em terceiro, a 0s308, seguido por Raikkonen.
 
Depois, vieram Fisichella, Kubica, Rosberg, Nakajima, Coulthard e Heidfeld.
 
Barrichello foi o 13º.
 
O que dá para imaginar para amanhã? Bom, a McLaren pareceu-me mais forte. E talvez a equipe só tenha um piloto em condições de lutar pela pole...

Escrito por Fábio Seixas às 14h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hamilton é investigado!

Suspense em Interlagos.
 
Button, Sato e Hamilton estão sendo investigados por terem usado dois jogos de pneus de chuva no treino livre. O artigo 25.3 do regulamento esportivo estipula que, nessa condição, o limite é um jogo.
 
Os três serão ouvidos pela direção de prova após a sessão. Hamilton, às 16h30.
 
Não, não estou muito interessado em Button e Sato.
 
Em tempo: o regulamento não estipula a punição. Se vier, sairá da cabeça dos comissários. E, a gente aprendeu neste ano, é difícil prever o que vem por aí

Escrito por Fábio Seixas às 13h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Salve, simpatia

"Se eu tivesse uma bola de cristal, eu saberia."
 
Nelsinho Piquet, indagado sobre seu palpite para o título. 

Escrito por Fábio Seixas às 12h19

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O GP como ele é

Uma das seções mais legais do blog na corrida do ano passado foi a "Cenas de um GP". Que será reeditada, pois.
 
Se você for a Interlagos no fim de semana, se você já esteve na pista hoje, mande sua foto, com uma bela legenda, para fseixas@folhasp.com.br
 
As melhores serão publicadas aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 11h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Interlagos, 1º treino livre

O GP Brasil começou com arquibancadas vazias e uma garoa que se tranformou em chuva.
 
Com a pista molhada, o primeiro treino livre teve pouquíssimo significado. Sim, funcionou para conhecer um pouco o novo asfalto. Pouco, bem pouco. As referência para o resto do fim de semana, para quando a meteorologia prevê tempo seco, são mínimas.
 
Melhores tempos para a Ferrari. Raikkonen repetiu o que fez no ano passado: foi o mais rápido na primeira sessão de sexta-feira. Seu tempo neste 19 de outubro de 2007, 1min19s580. Seu tempo em 20 de outubro de 2006, 1min13s764.
 
Kovalainen foi o terceiro, seguido por Rosberg. Hamilton, o primeiro a trocar os intermediários pelos pneus de chuva, foi o quinto. Barrichello fez o 11º tempo.
 
Alonso nem fechou volta. Passou boa parte da sessão no paddock, tirando fotos com fãs. Será que tudo isso é confiança?

Escrito por Fábio Seixas às 10h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sexta, coluna

Sexta, coluna

A F-1, uma grande fantasia, cheia de personagens e cenas que enganam. 
 
Mas que a corrida de domingo e o resultado do campeonato sejam reais.
 
Este, o tema da coluna de hoje. Aqui, para assinantes do jornal e do UOL.
 
Hoje, com foto. Esse aí embaixo é o Souza...
 

Escrito por Fábio Seixas às 10h04

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

Databoné

No caminho para Interlagos, um bonezinho bordado custava R$ 15 ontem. Hoje, já custava R$ 10. Está em baixa, portanto, espere até amanhã para investir.
 
Na bolsa dos semáforos, o artigo em alta é capa da chuva.

Escrito por Fábio Seixas às 09h52

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Esqueceram o Y

Mancada da Prefeitura de São Paulo percebida pelo sempre atento Rodrigo Borges, o dono do circo.
 

Escrito por Fábio Seixas às 08h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Saint Paul, UK

Sexta-feira londrina em São Paulo.
 
Temperatura de 18 graus, céu fechadíssimo, vento frio, garoa fina.
 
Pelo corredor 23 de Maio-Interlagos, pouco trânsito para o autódromo.
 
"Esse é o clima do Brasil? Assim, Lewis vai se sentir em casa", acaba de dizer um colega inglês.

Escrito por Fábio Seixas às 08h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fórmula Una

Uma competição bem interessante acontece em paralelo com o Mundial de F-1.
 
A cada corrida, a Red Bull escolhe uma "miss", a Fórmula Una. E, no fim do ano, leva todas ao último GP, para a decisão.
 
As candidatas estiveram hoje no kartódromo de Aldeia da Serra...
                                                                                          Luca Bassani
 
Mais informações sobre as moças, aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 21h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Decisão final: vá de trem!

O bom senso prevaleceu, e a CPTM resolveu ativar as ponte ORCA nos dias de GP Brasil, melhorando a integração com o metrô para quem vai à estação Autódromo.
 
Detalhes sobre o esquema, aqui.
 
Dias atrás, a informação era outra.
 
Agora, sim: vá de trem!

Escrito por Fábio Seixas às 20h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Caronista

Desse jeito, o cara de branco aí na foto vai acabar ficando famoso na Holanda...
 
 
Tirado do site Formule 1 Race Report.

Escrito por Fábio Seixas às 19h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Imagens do front

Início de tarde frio em Interlagos. De tempos em tempos, garoa fina.
 
Assim está o autódromo agora...
 
 
 
 
 

Escrito por Fábio Seixas às 12h43

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mais sobre Hamilton e Senna

Depois de divulgar que iria visitar o túmulo de Senna, Hamilton agora declarou que desistiu da idéia.
 
"Estaria cheio de imprensa lá", disse.
 
O que ele queria? Se a idéia era ter sossego, se a intenção era prestar respeito ao tricampeão, fazer um homenagem, refletir, que não anunciasse.
 
Das duas, uma.
 
Ou a primeira declaração era golpe de marketing ou esta de agora é uma tentativa de despiste.

Escrito por Fábio Seixas às 10h53

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Inimigos cordiais

Pela manhã, entrevistas com Massa no Transamérica, o antigo quartel general da F-1 em São Paulo _com tantas opções novas ali na região da Berrini, o hotel hoje está bem caído.
 
Nada de muito bombástico.
 
Repetiu que ajudará Raikkonen, se necessário, e, sobre o macacão verde-e-amarelo, deixado de lado neste ano, foi evasivo: "A tradição da Ferrari é usar o vermelho."
 
"É difícil falar sobre a condição da pista antes de começar a treinar", declarou o brasileiro, sobre as reformas em Interlagos.
 
Agora, rola a entrevista coletiva do G4.
 
"Na minha opinião, até que esta temporada está terminando rápido", disse Raikkonen.
 
"Não conheço muito São Paulo, só fiz o caminho do hotel pro circuito, não sei muito o que dizer da cidade", afirmou Hamilton.   
 
"Tenho ótimas lembranças de São Paulo, é um lugar que sempre me deu sorte. Senna sempre foi meu protótipo de piloto. Quando você chega aqui, percebe que é uma corrida importante", completou Alonso.
 
Clima de guerra? Nenhum. Pelo menos não diante dos jornalistas. Lado a lado, Hamilton e Alonso brincaram um com o outro, deram risadas.
 
"Eles são grandes amigos", brincou Massa, à certa altura, tal era o clima de descontração.

Escrito por Fábio Seixas às 10h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fure o pneu de Hamilton

A dica é do Rodrigo, de Limeira, e é mais uma criação internética dos fãs de Alonso e é sensacional.
 
O nome do site, "Fure o pneu de Hamilton". O link, aqui.
 
São três opções para arrastar para a pista de Interlagos: tachinhas, pregos e porcos-espinhos. Engraçado, também, é ver as mensagens deixadas pelo Alonsistas...
 
"Somos 103.544 (até o momento em que vi) e queremos que Hamilton perca", proclama o site.

Escrito por Fábio Seixas às 10h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Toda a finesse da F-1

 
"Eu sou um cinzeiro, não uma maldita lata de lixo, seu idiota!"
 
O recadinho (no cinzeiro, claro) atrás dos boxes da Toyota.
 
É... O cara que comeu o Kit Kat não deve saber inglês.

Escrito por Fábio Seixas às 16h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O fim de mais uma novela

Aleluia! Depois de nove dias, tiraram a tinta do S.
 
 
E a explicação para aquele branco da foto anterior, da limpeza: em vez de ferro, que poderia machucar a pista, usaram bicarbonato de sódio.
 
Na sexta, os pilotos contam como ficou.

Escrito por Fábio Seixas às 16h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Piloto que é bom, nada

Por aqui, uma tarde encoberta, vento frio, 21 graus.
 
Não, não está tudo pronto. Mas quase. No pit lane e no paddock, ainda há um festival de contêineres. Carros de serviço não param de circular pela pista. Aqui e ali, uma pinturinha, um cabo sendo puxado, cadeiras sendo fixadas nas arquibancadas...
 
Piloto, mesmo, não vi nenhum hoje. Estão todos circulando por aí.
 
Massa iria pela manhã à Embraer (visitar ou fazer compras?) e agora à tarde vai a uma feira de transportes no Anhembi. Barrichello, nem imagino. Nelsinho faltou a um torneio de golfe que contou com a participação de Webber e Coulthard. Hamilton e Alonso, não sei. Raikkonen deve estar em um bar por aí. Merece. Hoje, o finlandês comemora 28 anos.
 
Alguém conhece algum lugar aqui em São Paulo que sirva Koskenkorva Viina?

Escrito por Fábio Seixas às 15h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Enfim, autódromo

Ufa! Enfim, conseguindo trabalhar em Interlagos.
 
A melhor notícia do dia: estão lá no S, tentando limpar a mancha.
 
 
Daqui a pouco eu conto mais.

Escrito por Fábio Seixas às 14h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Montando acampamento

Quarta-feira de GP Brasil é dia de armar o acampamento no autódromo. Escolher a mesa na sala de imprensa, instalar as linhas telefônicas e a banda larga, dar giros e mais giros pelo paddock, reencontrar os amigos, conversar, especular, apurar e espiar os carros nos boxes.

 

Portanto, este blog só voltará a ser atualizado à tarde.

 

Ah, sim.... Neste ano, a quarta-feira terá um atrativo a mais: acompanhar mais um prometido fim da novela da mancha amarela no S.

 

Ontem à noite, a mancha continuava lá. Assim, como nestas fotos que fiz ainda pela manhã, do paddock.

 

 

Escrito por Fábio Seixas às 08h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Bola de cristal?

Olha só o que um torcedor espanhol preparou e colocou na internet...
  

Escrito por Fábio Seixas às 14h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O novo S

É claro que a F1 Girls não iriam perdoar...
 

Escrito por Fábio Seixas às 14h41

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop quente

Pit Stop quente

O Pit Stop de hoje está quente, pegando fogo, com muita conversa sobre a renovação do contrato entre Massa e a Ferrari.
 
Sem mais delongas, porque o tempo urge, segue o link.

Escrito por Fábio Seixas às 14h39

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Corre-corre

Antes da corrida, a correria. Que já começou.
 
Pela manhã, gravação do Pit Stop e visita a Interlagos.
 
O circuito está cada vez mais com cara de F-1. Mais tarde publico algumas fotos aqui. E, não, a mancha de tinta amarela no S ainda não foi removida.
 
Agora no início da tarde, almoço com Massa. Que está circulando pela cidade com o sorriso de orelha a orelha, claro.
 
Disse que o novo contrato foi assinado no fim de semana do GP da China, que a negociação já vinha acontecendo há algum tempo, que será bacana continuar trabalhando com Raikkonen, com quem se entende bem. E agradeceu à Ferrari pelo timing do anúncio.
 
"O contrato já estava assinado. Mas o fato de eles esperarem para fazer o anúncio na semana do GP Brasil é uma demonstração de carinho", disse.

Escrito por Fábio Seixas às 14h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Massa e Ferrari, até 2010

Serão pelo menos mais três anos de Massa e Ferrari.

 

A escuderia acaba de anunciar na Itália a renovação de contrato do brasileiro até o fim de 2010. O acordo atual vence no fim do ano que vem.

 

Um anúncio que põe fim a boatos. Que indica um desejo de continuidade da equipe, já que Raikkonen também está prestigiado por lá. Que dá a Massa a tranqüilidade para buscar o título mundial _mais de uma vez.

 

E que sinaliza que apoio do time é o que não faltará.

Escrito por Fábio Seixas às 08h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A novela da tinta

Lembra da máquina que nesta segunda-feira limparia o derramamento de tinta no S do Senna?

Quebrou.
 
Uma peça já foi enviada da Alemanha e deve chegar a São Paulo na madrugada. A expectativa da organização do GP é que a limpeza seja feita amanhã.
 
Esperemos.

Escrito por Fábio Seixas às 18h32

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programe-se

Já que a semana é especial, segue antes do normal a programação do GP.
 
Capricharam um pouco mais neste ano. Ok, não chega perto do que acontece em Melbourne. Mas pelo menos não tem corrida de bicicleta ou de kart...
 
Sexta-feira, 19
10h-11h30, F-1, 1º treino livre
14h-15h30, F-1, 2º treino livre
15h45-16h20, Porsche Cup, 1º treino livre
16h30-17h05, Trofeo Maserati, 1º treino livre
17h15-17h50, Porsche Cup, 2º  treino livre
 
Sábado, 20
11h-12h, F-1, 3º treino livre
14h-15h, F-1, treino oficial
16h-16h35, Porsche Cup, 3º  treino livre
16h45-17h20, Trofeo Maserati, 2º treino livre
 
Domingo, 21
9h30-10h05, Trofeo Maserati, corrida
10h15-10h50, Porsche Cup, corrida
12h30, desfile dos pilotos
13h30, formação do grid
14h, GP Brasil, 71 voltas

Escrito por Fábio Seixas às 17h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Carnaval, futebol, floresta e F-1

Neste link, o vídeo preparado pela Allianz, patrocinadora da Williams, para apresentar o Brasil e seu GP.
 
"O Brasil é um grande país. A F-1 toda espera para ir para lá. A pista é legal, o público é muito vibrante", diz Rosberg. "Você tem uma chance de ultrapassar no S, mas para isso precisa de um carro com pouca pressão aerodinâmica e sair bem da subida da última curva", explica Wurz, no que deve ter sido um dos seus últimos compromissos promocionais pré-aposentadoria.
 
Noves fora os estereótipos (colocaram até uma onça pintada), o preview é bacaninha, principalmente a reconstituição gráfica do autódromo.

Escrito por Fábio Seixas às 11h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Piloto novo na praça

A Bridgestone promoverá amanhã, em São Paulo, uma entrevista coletiva dos dois pilotos brasileiros.

Daí, que a empresa manda a seguinte pérola no comunicado para a imprensa: "Neste dia estarão presentes os pilotos Felipe Massa, da Ferrari, e Rubens Barriquelo, da Honda, e um engenheiro da Bridgestone para responder a todas as dúvidas sobre o evento e os pneus da categoria."
 
Barriquelo?

Escrito por Fábio Seixas às 11h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Os humores de Kimi

Uma sacada divertida, indicação do Eugenio Fuzikawa...

Escrito por Fábio Seixas às 09h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

De jeitinho em jeitinho

Por que é tão complicado fazer eventos bacanas no Brasil?
 
Entre outros motivos, pelo desrespeito. Segue um pequeno exemplo.
 
A Petrobras gastou uma grana para levar a Williams ao aterro do Flamengo.
 
Um carro de F-1 num cenário maravilhoso como o do Rio? As imagens certamente giraram o mundo, estampando páginas de jornais nesta segunda.
 
A empresa, imagino, esperava retorno na exposição de sua marca. Não foi bem o que aconteceu. Não nessa ponte...
                                                                                                Rafael Andrade/Folha Imagem

Escrito por Fábio Seixas às 09h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hora da faxina

Trecho de comunicado da organização do GP Brasil sobre o derramamento de tinta no S do Senna: 
 
"Em vez de pintar a área de preto  _o que tornaria o asfalto mais escorregadio_ o caminho foi lavar a área com água e detergente. E, nesta segunda-feira, uma outra máquina especial _jateadora com granalha de ferro_ fará uma limpeza mais profunda, onde a granalha de ferro penetra no asfalto e, depois, é retirada através de um imã."

Depois eu conto se funcionou.

Escrito por Fábio Seixas às 17h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Lindas e inesquecíveis latas velhas

Sim, a Williams andou no aterro do Flamengo. E a Renault, no México.

Mas o evento mais legal do dia, disparado, aconteceu na Espanha.
 
Carros de diversas eras da F-1 desfilaram por Montjuic, num evento que celebrou os 75 anos da primeira corrida no circuito de rua (ou de morro?) de Barcelona.
 
Emerson, que brilhantemente se negou a correr na trágica corrida de 1975, a última da F-1 por lá, desta vez compareceu e acelerou. Detalhe: o bicampeão pilotou a mítica Lotus 72.
 
Seguem algumas imagens. Babem. Eu já babei...
                                                                                                                  Albert Gea/Reuters
                                                                                                                   Albert Gea/Reuters
                                                                                                                    Albert Gea/Reuters
                                                                                                                  Andreu Dalmau/Efe

Escrito por Fábio Seixas às 16h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Duas corridas, poucas emoções

Um domingo antes do GP Brasil, achei saudável não perder a madrugada/manhã assistindo a corridas por aí.
 
Pelos relatos que li, acho que fiz a coisa certa.
 
Na MotoGP, a previsível vitória de Stoner se confirmou. O campeão do mundo tomou a ponta antes da primeira curva e venceu fácil.
 
Na Stock, Cacá assumiu a ponta na nona volta após problemas com Ricardo Sperafico e uma escapada de Ricardo Maurício e seguiu assim até a bandeirada.
                                                                                                                               Divulgação
Cacá, Camilo e Popó, o pódio deste domingo de manhã em Buenos Aires
 
Poucas emoções, portanto.
 
E, como não sou de comentar o que não vi, deixo as análises com vocês.

Escrito por Fábio Seixas às 14h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.