Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Indy fechada

Com a chuva em Motegi, quem dançou foi o telespectador brasileiro que só tem TV aberta.
 
O site da Band informa que a emissora estará mostrando "A Grande Chance", com Gilberto Barros, no horário da largada, 23h.
 
Informa, ainda, que a prova será exibida no Bandsports, canal por assinatura.

Escrito por Fábio Seixas às 15h04

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, outono, plantão, coluna

Sábado, outono, plantão, coluna

A F-1 tinha tudo para colocar 24 carros no grid nesta temporada. Os 22 das 11 equipes que disputaram os últimos Mundiais, mais os dois da Prodrive, escuderia que há dois anos foi "confirmada" pela FIA para a temporada de 2008.
Muito provavelmente, porém, fechará o campeonato com apenas 20. Pior: este pode ser o quórum na Espanha, no próximo fim de semana.

*
Assim começa a coluna desta semana na Folha, uma tentativa de análise dos grids enxutos _e chatos_ dos últimos anos.
 
O texto está aqui, para assinantes do UOL e do jornal.

Escrito por Fábio Seixas às 15h02

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

Terra do sol (?) nascente

Choveu em Motegi, parou, mas um buraco na curva 4 não parava de minar água e a corrida foi transferida para as 23h de hoje (horário de Brasília).
 
O sujeito que inventou circuito oval não sabia que às vezes chove?

Escrito por Fábio Seixas às 04h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

E em Curitiba...

Ao volante do Dodge Viper Coupé da foto abaixo, Alan Hellmeister foi o mais rápido nos treinos da GT3, hoje, em Curitiba.
                                                                                                                Miguel Costa Jr./MF2
 
Sua melhor volta, 1min19s695. Para efeito de comparação, a Stock, na última visita por lá, virou na casa do 1min22s.

Escrito por Fábio Seixas às 18h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Arco-íris

Reproduzo abaixo notícia divulgada hoje pela agência italiana Ansa:
 
O piloto brasileiro Nelsinho Piquet ficou em terceiro na preferência dos italianos gays que acompanham Fórmula-1, segundo a pesquisa do canal televisivo Nuvolari divulgada hoje. Nelsinho perde apenas para o espanhol Fernando Alonso e para o inglês Lewis Hamilton, primeiro colocado.

 

A votação do canal italiano, especializado em automobilismo esportivo, mostra que o brasileiro é preferido por 17% dos telespectadores gays. Hamilton obteve 32% dos votos, enquanto Alonso ficou com 21% da preferência. Já o atual campeão mundial, o "homem de gelo" finlandês Kimi Raikkonen, aparece apenas em quarto lugar, com 13% dos votos.

 

Em uma edição especial do programa NKIT que vai ao ar amanhã, o canal Nuvolari (braço da rede italiana Sky Tv) comentará os resultados registrados na pesquisa.

Escrito por Fábio Seixas às 15h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chuva, e pole position no colo

Em Motegi, com a chuva, o grid foi definido pela ordem do campeonato.
 
E, situação idêntica à de 2006, Castro Neves, líder na tabela, ganhou a pole position de presente.
 
Continuo, porém, de olho na Ganassi _Dixon é o segundo. Se a chuva deixar, a largada será à 1h da próxima madrugada, com TV Bandeirantes.

Escrito por Fábio Seixas às 10h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Supermáquinas

A GT3 começa neste fim de semana, em Curitiba, e hoje já realizou um treino de adaptação.
 
Que teve como carro mais veloz, à tarde, o Lamborghini Gallardo da dupla Ingo Hoffmann/Paulo Bonifácio.
 
Este, abaixo, é da dupla Thiago Marques/Alceu Feldmann...
                                                                                                                          Bruno Terena
 
No geral, o melhor foi Giuliano Losacco, com uma Ferrari F430.
 
Vamos ver como serão as corridas. Mas em termos de equipamento, não há nada que chegue perto por essas plagas... 

Escrito por Fábio Seixas às 19h03

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 4

O dia foi quase que perdido em Barcelona.
 
Choveu durante toda a manhã e, à tarde, com o tempo um pouco mais firme, os pilotos completaram poucas voltas.
 
O mais rápido foi Webber, com 1min21s953, distante 3s614 da melhor marca da semana, de Massa, na terça-feira _o brasileiro fez 1min18s339.
 
Enfim, foi uma semana estranha, esta.
 
Aos tempos:
 
1º. M.Webber (AUS/Red Bull), 1min21s953 (37 voltas)
2º. H.Kovalainen (FIN/McLaren), 1min23s589 (34)
3º. K.Raikkonen (FIN/Ferrari), 1min23s619 (34)
4º. R.Kubica (POL/BMW), 1min24s715 (32)
5º. J.Button (ING/Honda), 1min24s873 (41)
6º. K.Nakajima (Williams), 1min24s927 (62)
7º. N.Piquet (BRA/Renault), 1min26s100 (61)
8º. J.Trulli (ITA/Toyota), 1min32s150 (18)

Escrito por Fábio Seixas às 15h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Jornada dupla

Em Motegi, a Ganassi mostrou a mesmo força de Homestead e liderou o primeiro treino. No segundo, Kanaan terminou à frente, sessão interrompida pela chuva.
 
Ou seja, o jogo está bem aberto por lá.
 
O treino classificatório acontece à 1h30 de sexta, horário de Brasília. A largada, à 1h do sábado.
 
(Enquanto isso, a turma da Champ Car começa a treinar às 14h05 de sexta para a corrida que larga às 17h do domingo.)

Escrito por Fábio Seixas às 11h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Uma a menos

A Super Aguri quase não foi pra Austrália. E só foi, e também pra Malásia e pro Bahrein, porque recebeu a promessa de investimentos de um tal grupo Magma.
 
Pois hoje o grupo anunciou que desistiu do negócio.
 
A Super Aguri, que já não testa em Barcelona, corre agora o risco de não estar lá daqui a uma semana. E, se for, não deve estar nas outras corridas do ano.
 
O Mundial, já posso apostar, vai terminar com dez equipes. David Richards deve estar dando risada...

Escrito por Fábio Seixas às 16h25

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pecado

Essa é demais: o Vaticano decidiu não enviar um representante à reunião da Assembléia Geral da FIA que decidirá o futuro de Mosley, no dia 3 de junho.
 
O minúsculo país é membro da FIA por meio do Conselho Pontifical pelas Pastorais dos Migrantes e dos Refugiados e normalmente envia um cardeal, Renato Raffaele Martino, às reuniões da entidade.

Mas, desta vez, será diferente. Alguém consegue imaginar um motivo?

Escrito por Fábio Seixas às 14h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 3

No terceiro dia em Barcelona, Alonso foi o mais rápido, 0s840 melhor que Schumacher, o segundo colocado. Ambos com pneus slick.
 
Na estréia do STR3, Bourdais deu um pancão.
 
Aos tempos:
 
1º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min18s483 (100 voltas)
2º. Michael Schumacher (ALE/Ferrari), 1min19s323 (83)
3º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min19s424 (102)
4º. Robert Kubica (POL/BMW), 1min19s785 (112)
5º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min19s841 (65)
6º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min19s920 (141)
7º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min20s591 (102)
8º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min20s715 (71)
9º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min20s849 (87)
10º. Jarno Trulli (ITA/Toyota), 1min20s867 (90)
                                                                                                                      Xavier Betral/Efe
Túnel do tempo? Schumacher, numa Ferrari, com slicks...

Escrito por Fábio Seixas às 14h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop na Stock

Pit Stop na Stock

Está aqui o Pit Stop desta semana, com Marcos Gomes, vencedor da etapa de abertura da Stock Car.
 
Vicente Toledo Jr., Marcos e eu falamos bastante sobre F-1, MotoGP, Indy e, claro, Stock.
 
Segue o vídeo...
 

Escrito por Fábio Seixas às 17h46

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 2

Com slicks, Barrichello foi o mais rápido, 0s793 melhor que Fisichella.
 
Massa, que só usou os pneus com ranhuras, ficou em terceiro.
 
Honda e Force India à frente da Ferrari? Pois é, por tudo o que a F-1 está testando nesta semana, esta é uma das baterias mais non-sense que já vi.
 
Os tempos são mero detalhe, mas ei-los, só para não perder o costume:
 
1º. Rubens Barrichello (BRA/Honda), 1min18s928 (77 voltas)
2º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min19s721 (79)
3º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min20s283 (113)
4º. David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min20s392 (87)
5º. Lewis Hamilton (ING/McLaren), 1min20s452 (96)
6º. Fernando Alonso (ESP/Renault), 1min20s632 (118)
7º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min20s800 (115)
8º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min21s160 (112)
9º. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min21s567 (97)
 
Ah, sim: amanhã, tem Schumacher.

Escrito por Fábio Seixas às 17h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Eu também vou reclamar

Como assim?
 
Fui checar o ranking do Prêmio Ibest, categoria blogs de esportes, e caímos uma posição! Estamos em nono! Se fosse o Mundial de F-1, seríamos o Fernando Alonso!
 
E se ele resmunga, vou resmungar também. E tentar chegar mais à frente. Alguém dá um empurrãozinho? O link pra votar é este.

Escrito por Fábio Seixas às 09h22

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Inshala!

Ontem à noite, achei numa das pastas do laptop uma foto mandada pela Tatiana Cunha no domingo do Bahrein e que, culpa da correria, ficou esquecida por lá.
 
Resgatei-a. E a pergunta que eu faço é: o que esse cara viu de tão interessante?
 

Escrito por Fábio Seixas às 09h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Marcos Gomes no Pit Stop

Marcos Gomes, vencedor da abertura da Stock, será o terceiro elemento na bancada do Pit Stop, nesta terça-feira.
 
Os assuntos, Stock, F-1, MotoGP e a rodada dupla-transatlântica da Indy no fim de semana.
 
Para assistir ao vivo, a partir das 14h30, o link é este.
 
Para participar com perguntas, comentários, sugestões, odes de louvor aos apresentadores, o e-mail é uolnewsformula1@uol.com.br

Escrito por Fábio Seixas às 08h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 1

A Ferrari finalmente estreou hoje seu novo bico.
 
Que realmente é bem diferente: foi criado um canal na dianteira do carro. O ar entra pela extremidade e sai por duas novas frestas, na altura das suspensões dianteiras. A idéia, como sempre, é direcionar um fluxo de ar "mais limpo" para a asa traseira.
 
Coincidência ou não, Massa voou em Barcelona. Foi 2s720 melhor que o segundo colocado, Alexander Wurz, com o carro da Honda (!!??).
 
As agências ainda não mandaram fotos da novidade. A única imagem que vi até agora está aqui.
 
Aos tempos:
 
1º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min18s339 (77 voltas)
2º. Alexander Wurz (AUT/Honda), 1min21s059 (75)
3º. Pedro de la Rosa (ESP/McLaren), 1min21s566 (113)
4º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min21s679 (105)
5º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min22s125 (69)
6º. David Coulthard (ESC/Red Bull), 1min22s197 (59)
7º. Kazuki Nakajima (JAP/Williams), 1min22s431 (72)
8º. Timo Glock (ALE/Toyota), 1min22s590 (92)
9º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min22s846 (91)

Escrito por Fábio Seixas às 14h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O homem da bandeira

Perguntaram no blog sobre o paradeiro de Carlos Roberto Montagner, o homem da bandeira quadriculada em tantas e tantas corridas da F-1 e da Stock Car. Ontem, a Globo destacou, não estava em Interlagos.
 
Ele passou por uma cirurgia de ponte de safena no início de março, está se recuperando e já voltou ao trabalho na Fasp. Em breve, estará de volta às pistas.
 
Ao Montagner, profissional competente e sempre atencioso com todos, um forte abraço.

Escrito por Fábio Seixas às 13h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A foto

A foto

Pois é, Lorenzo venceu e já lidera a MotoGP _tem os mesmos 61 pontos de Pedrosa.
 
Após duas tentativas mal-sucedidas, saindo da pole, deve ter tirado um peso dos ombros. A foto abaixo, pelo menos, mostra isso...
 
 
O autor do clique, Mario Cruz, da agência Efe.
 
Em tempo: o espanhol é patrocinado pela Chupa Chups e pela Oakley. Por isso, está sempre com um pirulito na boca. E, no Estoril, sacou também os óculos escuros...

Escrito por Fábio Seixas às 13h37

Comentários () | Enviar por e-mail | A foto | PermalinkPermalink #

Regra nova, corrida chata

Cacá às vezes fala demais, e por isso muita gente na Stock torce o nariz pra ele.
 
Mas ontem ele foi bem. 
 
"O Marquinhos estava com o carro muito mais rápido. Mas não dividiu curva comigo, não dividiu curva com o Camilo... Essas disputas, que aconteceriam, ficaram para os boxes. A Stock está crescendo por vários motivos, mas não pode esquecer da emoção para o público. Hoje a TV mostra todas as provas, há uma boa estrutura das equipes, o grid está mais selecionado. Mas a emoção nas corridas é fundamental."
 
Sim, as disputas ficaram para os boxes. E a Stock teve uma corrida de abertura morna, chata, com as exceções dos acidentes de sempre causados pela afobação de sempre. 
 
Por que mexer no que estava legal? Por que levar para os boxes as ultrapassagens que aconteciam na pista? Ainda há tempo para mudar...

Escrito por Fábio Seixas às 10h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Manhã em Interlagos

Domingo de manhã em Interlagos.
 
Desde o GP Brasil, eu não vivia isso.
 
Trânsito na Washington Luís, cambistas vendendo até credenciais de estacionamento (!!??), convidados com camisetas e bonés de cores berrantes, geralmente estampando alguma marca de remédio.
 
E, também, gente na fila. Gente que aparentemente comprou ingresso, que gosta da Stock, que sabe do que se trata a categoria.
 
Viva o "Bom dia, Brasil", o "SPTV", o "Globo Esporte", o "Jornal Nacional", o "Jornal da Globo"...

Escrito por Fábio Seixas às 10h40

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.