Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Sábado, sol, festinha, coluna

Sábado, sol, festinha, coluna

Mas vale a pena continuar? Ficar na categoria por ficar, sem chance de conseguir qualquer resultado? Nos anos de Jordan e Stewart, ele buscava as vitórias. Nos anos de Ferrari, o título. Na Honda, ajudar a construir um time. Sempre um descompasso entre o querer e o poder.
 
Este, um trecho da coluna desta semana. O texto está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. 

Escrito por Fábio Seixas às 12h36

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

Na hora H

"O carro estava muito bom no Q1 e no Q2, mas no Q3 eu não tinha nada da aderência ou do equilíbrio de antes. Talvez tenha a ver com a quantidade de gasolina ou alguma outra coisa. Não vai ser fácil buscar uma recuperação saindo da quinta posição, mas com certeza é nisso que vamos começar a trabalhar agora."
 
Este, Massa, logo após o treino. Ou seja, alguma coisa realmente não funcionou na hora H. De novo.
 
Agora só resta rachar a cabeça...

Escrito por Fábio Seixas às 04h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hamilton, num grid surpreendente

Em Fuji, pole de Hamilton, a sexta na temporada, a 12ª na carreira.
 
Um resultado surpreendente. Não pela pole do inglês, mas principalmente pelo que aconteceu com Massa. O brasileiro sai apenas em quinto.
 
No Q3, ficou a quase meio segundo do rival, exato 0s470.
 
Estratégia da Ferrari? Não acredito. E se era, deu errado. Porque uma coisa é largar mais pesado para tentar o bote num pit stop. Outra é ver três carros entre você e seu rival _a chance de perder contato é muito grande.

Enfim, alguma coisa não deu certo para Massa.
 
O treino começou com alguns trechos da pista ainda úmidos e, após algumas voltas, o trilho já estava bem formado.
 
Hamilton logo mostrou serviço. Na segunda volta, cravou 1min18s232. No finalzinho, melhorou ainda mais, para 1min18s071. Mas o melhor tempo ficou novamente com Glock, 1min17s945. Massa foi o terceiro, seguido por Raikkonen e Kovalainen.
 
Foram cortados Heidfeld, Barrichello, Button, Sutil e Fisichella.
 
Heidfeld? Pois é... E ainda teve gente que não entendeu quando eu escrevi, nesta semana, que o alemão estava se consagrando como um novo Trulli, um novo Fisichella, um novo Webber.
 
Com a pista já completamente seca, o Q2 viu os tempos despencarem. Massa foi o mais rápido, com 1min17s287, melhor marca do fim de semana e novo recorde do circuito japonês. Kovalainen ficou em segundo, a 0s073. Hamilton foi o terceiro, a 0s175.
 
Trulli, Glock, Vettel, Raikkonen, Alonso, Kubica e Bourdais completaram a turma que avançou para o Q3.

Dançaram Coulthard, Nelsinho, Webber, Nakajima e Rosberg. Para a turma da Red Bull, está ficando cada vez mais difícil arrumar explicações.
 
Após a primeira rodada de voltas do Q3, a ordem era Raikkonen, Massa, Hamilton, Kovalainen. Todos então trocaram pneus e foram para a hora da verdade. Quando deu Hamilton.
 
O tempo do inglês, 1min18s404, 0s240 melhor que o segundo colocado, Raikkonen. Kovalainen sai em terceiro, com Alonso em quarto.
 
Hamilton deu um enorme passo para a vitória. E Raikkonen, mais do que nunca, terá de justificar seu salário.

Escrito por Fábio Seixas às 03h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Made in Brazil

Nathalia Krzesimovski estava ontem passeando pela Fnac do Shopping Morumbi quando deu de cara com o Mach 5 e lembrou deste post aqui.
 
"Soube também que a pequena máquina esteve exposta em outro shopping paulistano antes mesmo do lançamento do filme. Uma decepção: aquela coisa adesiva atrás do volante. Fake demais."
 
 
 
 
É, podiam ter caprichado um pouco mais e feito pelo menos um painelzinho... À Nathalia, um muito obrigado. E bom treino daqui a pouco.

Escrito por Fábio Seixas às 00h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fuji, 3º treino livre

No terceiro treino, com pista úmida, deu Kubica. O tempo do polonês, 1min25s087, 0s084 melhor que Glock, o segundo, e 0s328 à frente de Nelsinho, o terceiro.
 
Os favoritos ficaram lá para trás.
 
Massa foi sétimo. Alonso ficou em nono _sim, coloco o espanhol na parada. Hamilton fez o 11º tempo. Raikkonen foi o 16º _e só coloco o finlandês nessa lista por respeito ao seu título mundial.
 
Para a sessão oficial, ninguém em Fuji arrisca dizer se vai chover ou não. Qualquer que seja a condição, porém, mantenho minha aposta na McLaren.
 
Porque no seco ou no molhado, uma constante até agora foi ver a Ferrari atrás.

Escrito por Fábio Seixas às 00h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Chove em Fuji!

Chove em Fuji.
 
Não é aquela tempestade do ano passado, mas é chuva. Terceiro treino com pista molhada, portanto.
 
O asfalto está nos 20ºC. Será que a Ferrari realmente resolveu os problemas no asfalto frio?
 
Daqui a pouco saberemos.

Escrito por Fábio Seixas às 22h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Congestionamento

Amanhã, um Red Bull acelera por Brasília.
 
No outro domingo, 19, um Williams acelera por Salvador.

E agora pela manhã a Renault anunciou que vai acelerar por São Paulo, no dia 30 de novembro. A exibição acontecerá na avenida Pedro Álvares Cabral, diante do Parque do Ibirapuera. O piloto será Nelsinho Piquet.
 
Os departamentos de marketing da F-1, pelo visto, descobriram o Brasil. 

Escrito por Fábio Seixas às 14h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fuji, 2º treino livre

Em seu circuito, a Toyota deu um jeito de terminar o primeiro dia na frente.
 
Com quase zero de asa, quase zero de gasolina e pneus zero mesmo, Glock foi o mais rápido da sexta-feira, com novo recorde do circuito.
 
A marca do alemão, 1min18s383, é quase quatro décimos melhor que a antiga melhor marca, 1min18s734, de Hamilton, no segundo treino livre do ano passado. Os cinco primeiros agora há pouco, aliás, baixaram o recorde.
 
O segundo foi Alonso, mais uma vez andando forte. O espanhol, sem pirotecnia, ficou a 0s043 do carro japonês _o que a necessidade não fez com a Renault... Hamilton ficou em terceiro, a 0s080, seguido por Massa, a 0s108. Raikkonen cruzou em quinto.
 
Companheiro de Glock e numa configuração mais realista, Trulli ficou em décimo, a 0s480.
 
Nelsinho foi o 12º e Barrichello, o 15º. 
 
Resultados que não mudam em nada minha conclusão do post anterior. Acho que a McLaren está um tiquinho à frente da Ferrari em Fuji.
 
E um tiquinho é sempre um tiquinho...

Escrito por Fábio Seixas às 03h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fuji, 1º treino livre

Primeiro treino sem muitas emoções em Fuji,
 
Hamilton dominou a sessão desde o momento em que colocou o nariz pra fora dos boxes. Começou na frente, terminou na frente. Seu tempo, 1min18s910.
 
Massa ficou em segundo, a 0s153. Logo atrás, Kovalainen e Raikkonen.
 
Alonso foi o quinto e Nelsinho, vejam só, o sexto. Barrichello foi o 16º.
 
O céu abriu em Fuji, o treino aconteceu com pista seca, boa visibilidade e 22ºC.
 
Repito o que disse no Pit Stop desta semana: depois do dilúvio do ano passado, o único parâmetro que continuava valendo era o desempenho dos pilotos. 
 
Hamilton foi absoluto em 2007, com direito a hat trick. É uma bela dica, acredito, do que pode acontecer em 2008.

Escrito por Fábio Seixas às 23h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ecto

Já descobri o presente que vocês podem me dar de aniversário, no fim do mês. Está aqui.

Quem organiza a vaquinha?
 

Escrito por Fábio Seixas às 20h13

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cadê o morro?

"Da janela do quarto não dá pra ver o Monte Fuji. Só tem nuvens", diz Tatiana Cunha, repórter da Folha, que acaba de acordar por lá.
 
Déjà vu? Em pouco mais de três horas, saberemos.

Escrito por Fábio Seixas às 19h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tilkemania

O Nivardo Melo, que sempre colabora com o blog, indicou um levantamento interessante feito pelo leitor do Racing Pasion, site espanhol. Fiz alguns ajustes, mas pouca coisa.

 

Circuitos projetados por Hermann Tilke que estão ou estarão na F-1:
- Sepang
- Xangai
- Fuji
- Istambul
- Sakhir
- Abu Dhabi
- Valência

- Cingapura

 

Circuitos que Tilke arrasou:

- Barcelona
- Hockenheim

- Nurburgring

 

Circuitos alterados por Tilke ou projetados por ele que podem entrar na F-1 nos próximos anos:
- Eastern Creek
- Índia
- Abu Dhabi
- Moscou
- Donington Park

 

Circuitos históricos que deixaram a F-1:
- Suzuka
- Indianápolis
- Montréal

- Imola

- Zeltweg

 

Circuitos que querem tirar da F-1:
- Spa-Francorchamps
- Magny-Cours
- Monza
- Budapeste

- Silverstone

 

Circuitos que sobrevivem a Tilke:
- Mônaco
- Interlagos

- Melbourne

 

É, a coisa vai de mal a pior...

Escrito por Fábio Seixas às 15h21

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre Hamilton e Senna (2)

Hamilton disse hoje, em entrevista a Luis Fernando Ramos, do Tazio, que nunca deu uma declaração se igualando a Senna, como divulgado na semana passada.
 
"Isso é besteira. Nunca disse isso e, se fosse dizer algo sobre alguém, com certeza não seria sobre Ayrton. Ele é meu piloto favorito, foi o melhor que já existiu e acho que, ainda hoje, ninguém conseguiria derrotá-lo", afirmou o inglês.
 
Tem mais, muito mais. Vale a pena ler. A íntegra está aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 14h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fast food

O Carlos Malafati foi na hora do almoço a um shopping de Brasília. Encontrou o carro da Red Bull que está exposto por lá e que, no sábado, vai dar umas voltinhas pelo Eixo Monumental.
 
"Hoje, na hora do meu almoço, aproveitei para clicar o carro da RBR que está em exposição no Shopping Conjunto Nacional de Brasília e que fará uma apresentação sábado, que por sinal fiquei sabendo antes pelo blog", escreveu.
 
 
 
 
Amanhã, sexta, o canadense Robert Wickens vai fazer alguns treinos de aquecimento no autódromo. Ao Carlos, claro, um muito obrigado.

Escrito por Fábio Seixas às 14h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Momento animal

Com você, o Toby, da família Corrêa, de Porto Alegre.
 
 
 
O que as pessoas não fazem com seus bichinhos de estimação...

Escrito por Fábio Seixas às 14h27

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barrichello e 2009

"Se eu pudesse dar um conselho de um cara que gosta da família Senna, eu não viria para cá como piloto. Porque não é nem pelo meu caso... Eu acho que, com a pouca experiência do Bruno, seria queimar um cartucho. E aí tem muita coisa que tem acontecido. O Nelsinho é um grande exemplo disso. Você está na F-1 porque você quer estar e queima tudo num primeiro ano sendo que você tem condições de ser campeão do mundo é uma falha muito grande."
 
A declaração acima foi de Barrichello aos repórteres brasileiros, hoje, em Fuji.
 
Pela primeira vez, ele admitiu que pode parar no fim do ano, por falta de opções. E criticou novamente a Honda. Disse que há um silêncio muito grande na equipe e que isso incomoda. "Já guiei com pneu slick, já andei com pouca aerodinâmica, então acho estúpido não usarem minha experiência", emendou.
 
Para ouvir a entrevista de Barrichello, vá ao Tazio. As entrevistas de Massa, dizendo que agora só pode andar forte, e de Nelsinho, falando em Toro Rosso e Honda, também estão lá.

Escrito por Fábio Seixas às 10h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Todos os olhares

Em entrevista já no autódromo de Monte Fuji, nesta quinta, Hamilton disse que está "mentalmente mais forte" do que em 2007.

Será? A resposta começa a ser dada neste fim de semana.

Mas a pressão sobre ele é, também, mais forte do que no ano passado.
 
Mais do que a reação ferrarista, é o comportamento deste inglês de apenas 23 anos que vai decidir o campeonato.

Escrito por Fábio Seixas às 00h27

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O pneu verde e uma foto engraçadinha

Os pneus da F-1 terão as ranhuras pintadas de verde neste fim de semana, uma ajuda da Bridgestone a uma campanha de preservação ambiental da FIA _como se isso ajudasse alguma coisa.
 
Enfim, os pneus ficarão diferentes. E daqui a alguns anos, sucessores deste blogueiro publicarão as fotos, perguntarão aos sucessores de vocês qual é o GP, e a única dica serão os sulcos verdes.
 
Por ora, publico apenas esta foto, no evento da Bridgestone que fez o tal anúncio, hoje, em Tóquio. E a brincadeira é outra, é a famosa "faça sua legenda".
                                                                                                                    Jens Buettner/Efe

Escrito por Fábio Seixas às 16h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programe-se

A F-1 continua do outro lado do mundo, mas agora em horários "normais". Ou seja, preparem a cafeteira.
 
Segue a programação, no horário de Brasília:
 
Quinta-feira
22h-23h30: 1º treino livre

Sexta-feira
2h-3h30: 2º treino livre
23h-0h: 3º treino livre

Sábado
2h: treino classificatório

Domingo
1h30: GP do Japão, 67 voltas

Escrito por Fábio Seixas às 14h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop # 73

Pit Stop # 73

Segue o Pit Stop desta semana, com muito papo sobre Fuji, Phillip Island, Montréal...
 
E, claro, teve o troco da gracinha da semana passada com o pirulito.
 

Escrito por Fábio Seixas às 20h15

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Adieu, Montréal

Saiu o calendário da F-1 para 2009. E não foi desta vez que Ecclestone se aproximou mais do seu objetivo de um Mundial com 20 GPs.
 
Serão 18 provas, como neste ano. Sai Montréal, após 21 anos na categoria, entra Abu Dhabi.
 
Que os Emirados sejam bem-vindos. E com certeza será outra corrida impecável, com requintes megalomaníacos-tecnológicos-pirotécnicos.
 
Mas o Canadá fará uma falta danada. Pela graça do circuito, pela tradição, pelo clima local nos fins de semana de F-1 _ao lado de Melbourne, é a cidade que mais incorpora o espírito da F-1.
 
Recorte e guarde:
 
29.mar, Austrália
5. abr, Malásia
19.abr, Bahrein
10.mai, Espanha
24.mai, Mônaco
7.jun, Turquia
21.jun, Inglaterra
28.jun, França
12.jul, Alemanha
26.jul, Hungria
23.ago, Europa (em Valência)
30.ago, Bélgica
13.set, Itália
27.set, Cingapura
11.out, Japão
18.out, China
1º.nov, Brasil
15.nov, Abu Dhabi

Escrito por Fábio Seixas às 10h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Preparando o Pit Stop

Hoje tem Pit Stop, a partir das 15h.
 
Para participar, é só enviar sua pergunta ou seu comentário ou ambos ou qualquer outra coisa para o uolnewsformula1@uol.com.br
 
Para assistir ao vivo, o link é este.

Escrito por Fábio Seixas às 09h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Malandro é malandro mesmo

Malandrinha, essa McLaren.

A equipe anunciou que testará hoje e amanhã em Silverstone. E que vai repetir a dose no dia 20 e 21.
 
Ué, mas os testes não haviam terminado? E a proibição de treinos em semanas de GPs?
 
Tudo isso continua valendo. Mas a McLaren encontrou uma brecha. O responsável pelos trabalhos será Paul di Resta. Que faz parte do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da equipe.
 
Detalhes: Di Resta tem 22 anos, é vice-líder do DTM e, sejamos francos, já perdeu o bonde da F-1.
 
A McLaren vai desenvolver tudo nesses dias de testes. Menos um jovem piloto.

Escrito por Fábio Seixas às 09h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A foto

A foto

Lucas Luhr, treinando com o Audi R10 TDI para a Petit Le Mans, em Road Atlanta. O clique é de Darrel Ingham, da France Presse.
 

E ainda tem gente que pergunta porque somos apaixonados por esse esporte...

Escrito por Fábio Seixas às 13h03

Comentários () | Enviar por e-mail | A foto | PermalinkPermalink #

Um anúncio e suas implicações

A BMW confirmou Kubica e Heidfeld por mais uma temporada.
 
O que significa que, nos próximos dias, sairá o anúncio da Renault confirmando Alonso.
 
O que consagra Heidfeld como um novo Trulli, um novo Fisichella, um novo Webber.
 
O que também deve apressar as coisas para o lado da Honda. E conversando com gente que está lá dentro, ouvi uma história interessante. 
 
Dos pilotos da Renault, não é só Alonso que interessa à Honda.
 
Nelsinho ou Di Grassi, o brasileiro que ficar livre, receberá uma proposta. Button deve ser mantido. E Viviane, mãe de Bruno, já se reuniu mais de uma vez com a direção da equipe _a vaga para ele é de piloto de testes.
 
A Barrichello resta continuar lutando para se acertar com a Honda ou tentar algo na Toro Rosso e na Force India. Das 10 equipes, 6 já se fecharam para 2009. Está cada vez mais difícil...

Escrito por Fábio Seixas às 09h07

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vitória

Sim, Helinho ganhou, comemorou muito, disse que agora é hora de andar pra frente. Penske afirmou ter ficado impressionado com a maneira como o brasileiro manteve o foco no fim de semana.
 
Uma nota feliz em meio a uma história tão triste.
 
Dia corrido, noite idem. Amanhã eu volto.

Escrito por Fábio Seixas às 20h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.