Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Gasolina

Hora de deixar o autódromo. Que está envolto em névoa, com muita gente ainda na sala de imprensa, com o paddock já vazio.
 
O sábado foi um dia intenso.
 
E vou embora com uma frase de Hamilton martelando na cabeça: "Estou confortável com a estratégia de combustível que escolhemos. Os caras lá na frente provavelmente estão com uma estratégia diferente".
 
Até amanhã.

Escrito por Fábio Seixas às 19h32

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Massa, uma pole de arrepiar

Massa é o pole position. Uma pole de arrepiar.
 
Porque Interlagos vibrou, empurrou. E explodiu quando o treino acabou, com o brasileiro no topo da folha de tempos.
 
É impressionante o relacionamento de Massa com esta pista. É algo diferente, inexplicável, mágico. Aqui, Massa sempre brilha. Hoje não foi diferente.
 
Foi sua 15ª pole na carreira, a terceira consecutiva em Interlagos.
 
O treino aconteceu com calor, céu aberto, 22ºC no ar e 39ºC no asfalto.
 
No Q1, Massa transformou-se no primeiro piloto a girar abaixo de 1min12s: cravou 1min11s830. Raikkonen ficou em segundo, a 0s253, seguido por Hamilton e Alonso.
 
Foram cortados Nakajima, Button, Rosberg, Fisichella e Sutil. Que fim de ano triste para a Williams...
 
No Q2, Kovalainen fez a melhor marca do fim de semana, 1min11s768. Vettel (como esse moleque é bom!) foi o segundo, com 1min11s845, seguido por Hamilton e Massa.
 
Glock, Raikkonen, Heidfeld, Bourdais, Alonso e Trulli completaram a turma do Q3.
 
Foram alijados da disputa Nelsinho, Webber, Kubica, Coulthard e Barrichello. Estranha, a eliminação do polonês. E emocionante a atitude de Barrichello, que, finda sua participação, caminhou até a mureta para acenar para a torcida, que correspondeu efusivamente. Foi bacana.
 
Enfim, a chamada "hora do vamovê". Na primeira rodada de voltas, Massa foi o mais veloz, com 1min12s453, seguido por Trulli, Raikkonen, Kovalainen. Hamilton foi o sexto.
 
Então, troca de pneus e pista de novo.
 
E Massa baixou para 1min12s368. Trulli se colocou em segundo, seguido por Raikkonen. Hamilton sai em quarto.
 
Massa em primeiro e Hamilton em quarto?
 
Talvez seja a hora de começar a rever algumas previsões...

Escrito por Fábio Seixas às 15h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quase na hora

De volta à sala de imprensa, após giros e giros e giros pelo paddock.
 
O primeiro tempo de Alonso no terceiro treino livre impressionou muita gente. Impressionou e assustou. Em vez de parceiro, o espanhol pode ser adversário de Massa em Interlagos.
 
O palpite para a pole? Massa, com Hamilton em segundo e Alonso em terceiro. Um palpite que tem, admito, um quê de torcida: torcida por um duelo direto pela vitória.
 
Façam suas apostas!

Escrito por Fábio Seixas às 13h48

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, autódromo, coluna

"Massa matou a charada na quinta-feira, num dos vários eventos de que participou nesta semana de GP Brasil. "O carro é o sonho de todo projetista."
 
Traduzindo: o F2008 é um modelo muito, muitíssimo equilibrado.
 
Tão equilibrado que consome pouquíssimo pneu. Tão equilibrado a ponto de se tornar problema.
 
Sim, pois projetistas não pilotam."
 
Assim começa a coluna deste sábado. Aqui, para assinantes da Folha e do UOL.

Escrito por Fábio Seixas às 09h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Nuvens, campanha e gafe

Interlagos amanheceu com céu nublado, mas sem pinta de chuva.
 
Nelsinho já chegou por aqui, monossilábico, falando que espera tempo seco.
 
Barrichello também já está no paddock. E, à Rádio Bandeirantes, acaba de lançar o "eu mereço ficar". É campanha.
 
Massa ainda não pintou na área. Mas vai ter que ouvir gozações. O "Red Bulletin" pegou um flagra: Dudu Massa, seu irmão, apareceu no circuito na quinta-feira com uma camisa que ostentava a bandeira britânica.
 
Quando percebeu, ele trocou. Mas o fotógrafo foi mais rápido...

Escrito por Fábio Seixas às 09h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Notas do segundo dia

Já é noite profunda em Interlagos.
 
Foi uma sexta-feira de treinos chatos, como são quase todas as sextas na F-1. Quando será que a FIA vai tomar um atitude e mudar isso? Fala sério: você não preferiria ir ao autódromo sabendo que aquilo ali valeria, por exemplo, uma pole provisória?;
 
O paddock, claro, já estava mais cheio. Não, não vi a Pussycat Doll;
 
Não fui à entrevista do Hamilton, mas cruzei com ele atrás dos boxes. Parecia tranqüilo. Aliás, ele sempre parece tranqüilo, mesmo quando está uma pilha de nervos;
 
Em compensação, fui à entrevista do Massa. Talvez não tenha sido nada relacionado ao treino, mas ele parecia um pouco mais tenso que o normal;
 
Bruno negou ter oferecido US$ 14 milhões à Toro Rosso. O áudio da entrevista dele está no Tazio. O piloto está no papel dele, claro. Mantenho a informação publicada na Folha de hoje. Aliás, se eu tivesse uma sombra de dúvida, não teria publicado a história. Ah, sim: ele também nega o acerto para testar com a Honda em Barcelona na segunda semana de novembro. Sei...

Escrito por Fábio Seixas às 21h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Interlagos, 1º e 2º treinos livres

No primeiro treino, deu Massa, 1min12s305, 0s190 de vantagem para Hamilton, o segundo.
 
Uma sessão que começou com pista seca, que ficou bem molhada, que secou de novo. Nelsinho foi o oitavo e Barrichello, o 14º.
 
No segundo treino, com pista seca, Alonso cravou todo mundo no final, 1min12s296. Ficou 0s057 à frente de Massa, o segundo. Hamilton terminou em nono.
 
Nelsinho foi o sétimo e Barrichello, o 16º.
 
É um chavão _verdadeiro, como quase todos os chavões_ dizer que a sexta não serve pra nada. Mas nas condições de clima de Interlagos, até que o dia de hoje permitiu tirar uma conclusão: por mais que a Ferrari ainda sofra em condições de asfalto frio, Massa consegue anular essa deficiência no braço.
 
Massa tem uma pilotagem especial em Interlagos. A maneira como ele contorna o Laranjinha é diferente, pode reparar.

Escrito por Fábio Seixas às 16h19

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barganha

Ontem, o boné falsificado da Ferrari custava R$ 20 nos semáforos próximos ao circuito.
 
"Tá caro", eu disse pra moça. "É o dólar", ela respondeu.
 
Hoje, começou em R$ 20. Antes que o farol ficasse verde, já estava em R$ 10.
 
O que houve com o dólar?

Escrito por Fábio Seixas às 10h55

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Carro na pista, ufa

10h16 em São Paulo, já tem carro na pista, finalmente.
 
Por aqui, 17ºC no ar, 21ºC no asfalto, que está úmido. Fisichella foi o primeiro a ir pra pista.
 
Na Folha de hoje, uma bela entrevista de Tatiana Cunha com Massa. Que admite ter pensado em parar quando da saída da Sauber.
 
Um levantamento de Paulo Cobos, mostrando o quão raro é um abandono de Hamilton: o inglês deixou de completar apenas 6% das corridas que disputou.
 
Um texto de Mariana Lajolo, com os pilotos da F-1 classificando de improvável a missão do brasileiro da Ferrari neste fim de semana.
 
Uma matéria de Fernando Itokazu com Barrichello: "Pode vir um telefonema que vai mudar tudo".
 
E uma reportagem deste que vos bloga, sobre a oferta de Bruno Senna para correr na Toro Rosso em 2009: US$ 14 milhões.
 
O clima por aqui, agora, está assim...
 

Escrito por Fábio Seixas às 10h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Notas do primeiro dia

Anoiteceu em Interlagos.
 
O que dizer deste primeiro dia pra valer no autódromo?
 
Que a pergunta mais feita por aqui é "quais são as chances de Massa ser campeão?";
 
Que a Embratel teve de voltar atrás nos preços exorbitantes cobrados para conexões na sala de imprensa e que, agora, cobra "apenas" € 100. Detalhe: em vários e vários circuitos mundo afora, o wifi é de graça;
 
Que Barrichello está se enrolando cada vez mais em suas declarações defendendo a continuidade na F-1. "Só o pensamento positivo é que vai fazer efeito", disse hoje;
 
Que Alonso parece estar se divertindo muito com toda essa situação, por poder dizer que pode ajudar Massa, que pode atrapalhar a McLaren e por aí vai. É um pândego;
 
Que Nelsinho está esbanjando simpatia pelo paddock. Fala com todo mundo, pára sempre que é requisitado, atende a imprensa numa boa. Filho de peixe, peixinho não é;
 
Que faz frio. Que garoou. Que a perspectiva de chuva amanhã é cada vez maior. Que a neblina baixo por aqui. Mas que, apesar de tudo isso, a noite está bonita.
 

Escrito por Fábio Seixas às 19h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ainda não

Foi cancelada a entrevista coletiva marcada para segunda-feira que anunciaria a parceria Petrobras-Honda.
 
Nada de errado com a parceria, muito pelo contrário. O busílis é a Williams, que tem contrato até 31 de dezembro com a petroleira e quer aproveitar esse tempinho que resta para buscar outros patrocinadores.

Escrito por Fábio Seixas às 14h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cenas de Interlagos

No autódromo, vindo da coletiva no Transamérica.
 
"É sempre bom ter aceitação, respeito e ser um cara bacana com seus colegas de trabalho", disse Massa.
 
"Felipe não tem nada a perder. A McLaren tem. Mas a gente precisa de sorte. Porque, numa circunstância normal, a McLaren coloca seus carros no top 4 ou no top 5", afirmou Raikkonen.
 
Por aqui, tempo bom, 26ºC no ar, 38ºC no asfalto.
 
Seguem algumas fotinhos feitas agora mesmo, da sala de imprensa (ainda não muito lotada), do paddock e algumas panorâmicas do circuito...
 
 
 
 

Escrito por Fábio Seixas às 11h33

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fora de circulação

Graças à ajuda de zelosos leitores, a editora Panda Books constatou um sério erro de informação no livro "Histórias, Mistérios e Loucuras da Fórmula 1", de autoria do jornalista Lemyr Martins. O fato apurado pelo autor e divulgado na quarta capa e em todo o material de divulgação do livro é, na verdade, um equívoco. Ressaltamos que em hipótese alguma a editora Panda Books desejou se beneficiar ou denegrir a imagem dos envolvidos no fato. Por uma questão ética e em respeito aos leitores, o livro será retirado de circulação. Os consumidores que desejarem devolver a obra e obter reembolso do valor pago poderão entrar em contato diretamente com a editora pelo telefone (11) 2628-1323 ou pelo e-mail formula1@pandabooks.com.br. Lamentamos o ocorrido e agradecemos a todos que apontaram o erro.
 
De nada.

Escrito por Fábio Seixas às 17h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O mentiroso

No ano passado, comecei minha coluna pré-GP Brasil assim:
 
"Há anos, José Carvalho de Souza vive uma fantasia nos dias de F-1 em Interlagos. Santista de nascimento, curitibano por opção, apaixonado por automobilismo, descola todo ano, no circuito paulistano, bico em algum time.

Antes, era a Arrows. Hoje, é a Super Aguri. Seu trabalho, limpar os carros, lustrar as ferragens, deixar o chão brilhando, tinindo, hospitalar. Acaba a corrida, ele volta a Curitiba. Mas, antes, vem a fantasia.

Um brasileiro trabalhando numa equipe de F-1 é algo que desperta a curiosidade da imprensa. E daí que, sempre que interceptado por repórteres ávidos por qualquer notícia nos dias pré-GP, Souza, digamos, conta sua versão da realidade.

Seu personagem estava na China há duas semanas, viaja o mundo com a F-1, mora na Inglaterra, é amigo de Tom Walkinshaw. Tudo balela. Mas, vira-e-mexe, alguém cai na conversa. Todo ano, Souza vira reportagem em algum jornal, surge na Globo, dá entrevistas para rádios. Souza é a cara do GP Brasil. Uma enorme fantasia."
 
O texto completo está aqui, para assinantes da Folha e do UOL.
 
Pois adivinhem quem estava concedendo entrevistas e mais entrevistas hoje, em Interlagos? Daqui a pouco, pode esperar, ele vai aparecer numa tela de TV, de computador ou numa página de jornal. Mantenham-me informado.
 
Ah, sim: o uniforme desta vez é da Force India...

Escrito por Fábio Seixas às 16h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vento, frio e trabalho

(Quase) Superado o tradicional problema de conexão, vamos lá.
 
Faz frio em Interlagos, o tempo mudou, um vento danado.
 
"Se chover vai ser ruim para nós", disse Nelsinho. Para a Ferrari, a gente já sabe como vai ser.
 
No paddock, ainda algum trabalho de montagem, de acabamento, muito curioso passeando. E mais nada.
 
Nos boxes, tudo está pronto. Só falta carro na pista.

Escrito por Fábio Seixas às 16h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Londres é aqui

Entro no site do Tempoagora e digito o nome da minha cidade.
 
Encontro ameaça de chuva em todo o fim de semana do GP.
 
Na sexta, "tempo nublado, com chuvas isoladas ao longo do dia". No sábado, "sol alternando com chuva em forma de pancada rápida e isolada". E, no domingo, "sol alternando com pancadas de chuva e possíveis trovoadas".
 
Hamilton deve estar esfregando as mãos...

Escrito por Fábio Seixas às 09h22

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop # 76

Pit Stop # 76

Eis o último Pit Stop antes da decisão do Mundial.


Será que desta vez eu acerto o palpite?

 

Escrito por Fábio Seixas às 17h16

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Programe-se

O fim de semana é especial. Então aqui está, antes do que o normal, a programação do evento.

 

Que, neste ano, terá mais três categorias na pista, para alegria daqueles que vão passar horas e horas e horas tostando (ou tomando chuva) no setor G.

 

Lá vai...

 

Sexta-feira, 31

8h45-9h15: treino livre, F-BMW
10h-11h30: 1º treino livre, F-1
14h-15h30: 2º treino livre, F-1
15h40-16h15: treino livre, Porsche Cup
16h30-17h: treino livre, Trofeo Maserati
17h25-17h55: treino de classificação, F-BMW

 

Sábado, 1
11h-12h: 3º treino livre, F-1
14h-15h: treino oficial, F-1
15h10-15h45: treino de classificação, Porsche Cup
15h55-16h25: treino de classificação, Trofeo Maserati
16h50-17h20: corrida, F-BMW

 

Domingo, 2

10h-10h30: corrida, Fórmula BMW
10h50-11h20: corrida, Trofeo Maserati
11h40-12h15: corrida, Porsche Cup
15h: GP Brasil, 71 voltas

Escrito por Fábio Seixas às 17h14

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Lovely Interlagos

Acabo de voltar de Interlagos.
 
Por lá, uma garoa que vai e volta, o trabalho nos boxes ainda em ritmo lento, muito trabalho no acabamento dos setores VIPs e no paisagismo da pista.
 
E uma novidade, contada por Charlie Whiting: a FIA vai experimentar, em quatro pontos de Interlagos, painéis eletrônicos que farão as vezes dos fiscais com bandeiras. Sim, mais ou menos como em Cingapura.
 
"A idéia é que a gente use um sistema misto no começo do ano que vem, com fiscais e painéis, e que no fim do ano a gente já possa usar apenas os painéis."
 
Portanto, se você é fiscal de pista em Interlagos, aproveite. Pode ser a última.
 
Whiting também classificou a condição da pista de "lovely". "Fizeram um bom trabalho no ano passado", declarou, referindo-se ao asfalto.
 
Agora, é correr pro Pit Stop. O programa começa às 14h30, ao vivo, aqui. Para mandar perguntas, uolnewsformula1@uol.com.br

Até já.

Escrito por Fábio Seixas às 13h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dia cheio

Massa começou a segunda-feira num evento do Unicef em Campo Limpo, passou boa parte da tarde num restaurante no Itaim Bibi e iniciou a noite na Granja Viana, andando de kart.

O ferrarista começou a treinar para as 500 Milhas, no dia 15 de novembro.
 
Haja fôlego.
                                                                                                                       Miguel Costa Jr.

Escrito por Fábio Seixas às 19h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fala, Massa

De volta à Redação da Folha após participar de um almoço de Massa com a imprensa brasileira.
 
Ele aparenta estar bem tranqüilo. "No lugar do Hamilton, talvez hoje estivesse mais nervoso", afirmou, referindo-se ao fato de que o inglês tem mais a perder no fim de semana.
 
O ferrarista disse que o maior problema é a ansiedade para começar a trabalhar.
 
"Estou com bastante ansiedade de começar a trabalhar, acertar o carro, ver a pista. É a última corrida do ano, e isso te faz mais ansioso."

E contou boas histórias do tempo em que ia para as arquibancadas de Interlagos. Disse que foi três vezes ao setor A e que sabe bem como a torcida se comportada.
 
"O Hamilton vai ser bem zoado", previu.
 
Ah, sim: falou também sobre a batidíssima história da cueca da sorte, tônica da entrevista de ontem ao "Fantástico". Preparem-se, porque pelo jeito este será o mote engraçadinho da cobertura global no fim de semana.

Escrito por Fábio Seixas às 17h29

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A foto

A foto

Em Valência, ontem, Rossi saiu em décimo e terminou em terceiro. Já escrevi isso aqui, mas vale repetir: tenho cada vez mais a certeza de que ele prefere largar atrás para se divertir na corrida.

É um fanfarrão.

O clique é de Kai Fürsterling, da Efe

Escrito por Fábio Seixas às 12h27

Comentários () | Enviar por e-mail | A foto | PermalinkPermalink #

Defesa e ataque

A McLaren passou os últimos dias falando numa "estratégia conservadora" para o GP Brasil. Mas, na prática, não deve ser bem assim.
 
Em Interlagos, vai estrear uma pacote aerodinâmico, com direito a um novo aerofólio traseiro.
 
Pelo visto, adotou o velho lema de que a melhor defesa é o ataque.

Escrito por Fábio Seixas às 10h38

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fim de feira

Em Surfers' Paradise, deu Briscoe, seguido por Dixon. O melhor brasileiro foi Helinho, em sétimo, naquela que talvez tenha sido sua última corrida com um fórmula por um longe tempo. Ah, sim: o campeonato já acabou faz tempo, foi apenas uma corrida comemorativa.
                                                                                                                           Mark Baker/AP
 
Em Valência, deu Stoner, seguido por Pedrosa e Rossi. O campeonato já acabou faz tempo, foi só pra cumprir tabela.
 
E assim mais um ano vai indo embora...

Escrito por Fábio Seixas às 12h28

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.