Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Webber, a bicicleta e o carro

Webber foi atropelado quando pedalava sua bicicleta em uma etapa da corrida de aventura que promove todo ano na Tasmânia. Foi hospitalizado e precisou colocar um pino na perna direita.
 
Deve ficar fora dos testes de dezembro. Mas depois disso, dizem os médicos, não haverá problemas. 
 
O motorista fugiu. Tem idiota em todo lugar, até mesmo na Tasmânia.

Escrito por Fábio Seixas às 11h15

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Sábado, frio, supermercado, coluna

Sábado, frio, supermercado, coluna

"A categoria hoje é tão distante dos campeonatos de base, em conceitos técnicos e esportivos, que pouco importa o que os pilotos fizeram antes. A GP2 diminuiu o fosso, é verdade. Mas um fosso é sempre um fosso."
 
Bruno deve chegar à F-1. Mas chegar não basta. É este o tema da coluna desta semana, aqui, para assinantes da Folha e do UOL.

Escrito por Fábio Seixas às 11h04

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Atola, Doutor

A chuva atrapalhou o segundo dia de Rossi em Mugello.

Ele chegou a 1min24s04 pela manhã, com pista seca, mas depois, com água e com frio, não teve muito o que fazer.
 
Foram 56 voltas e uma escapada de pista que obrigou o italiano a voltar de carona para os boxes.
 
Pela cara, ele não gostou desta última experiência...
                                                                                                     Alessandro Bianchi/Reuters

Escrito por Fábio Seixas às 16h07

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399 dias

Rodrigo Borges, jornalista, músico e dono de circo, chamou a atenção deste blogueiro para uma derrapada inacreditável.
 
No ano passado, mais precisamente em 19 de outubro, postei aqui a foto abaixo, feita pelo Borges e publicada originalmente em seu blog.
 
 
"O nome continua errado, com i", contou Borges, dia desses, a propósito da série "O País da F-1".
 
Admito que precisei ver para crer. Vi hoje. Sim, passados 399 dias, a placa, ali no acesso da ligação Leste-Oeste com a 23 de Maio, em São Paulo, continua errada.
 
Já que a CET não faz nada, Walter Feldman, secretário de Esportes de São Paulo e que posou de entusiasta do automobilismo no "Capacete de Ouro", poderia tomar alguma providência...

Escrito por Fábio Seixas às 15h58

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Mãos atadas

Em Tarumã, neste fim de semana, Adalberto Jardim correria no lugar de Carlos Alves, com hérnia de disco.
 
Não correrá mais, pelo visto. A F-Truck, que ele disputa, exige exclusividade de seus pilotos. Está em contrato.
 
Megalomania (ou medo) da Truck diante da concorrência. E burrice dos pilotos de assinarem algo assim.

Escrito por Fábio Seixas às 15h37

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Mais um teste

O anúncio da Honda não sairá tão cedo.
 
O Tazio informa hoje que a equipe fará um novo teste com Bruno antes de bater o martelo. Será em dezembro, em Jerez ou no novíssimo circuito de Algarve.
 
Bruno, já escrevi aqui, era visto pela Honda como um promissor possível piloto de testes. Nada além disso. Mas seu bom desempenho em Barcelona fez o time pensar melhor.
 
Há também a força do sobrenome. Que é positivo em duas vertentes. 
 
Nas possibilidades de marketing que leva para a equipe, gigantescas e inegáveis.
 
E sentimentalmente. Sim, ainda há sentimentos na F-1. Contaram-me que, nos boxes de Barcelona, um engenheiro japonês vibrava, quase a ponto de chorar, sempre que Bruno melhorava seu tempo...

Escrito por Fábio Seixas às 08h42

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Sujeira à vista

Kubica lançou uma boa tese.
 
O polonês acha que a asa dianteira ficou larga demais. Até aí, nenhuma novidade. Mas ele foi além.
 
"Estou curioso para saber quantas asas sairão voando na largada da primeira corrida, na Austrália", disse.
 
É, tem razão. As equipes que preparem as peças sobressalentes. O agito no pit lane, na segunda volta, vai ser grande.
                                                                                                         Gustau Nacarino/Reuters
A asa-monstro da F-1 para 2009, no carro de Kubica em Barcelona

Escrito por Fábio Seixas às 15h29

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Acelera, Doutor

Rossi foi bem em Mugello. Completou 30 voltas hoje, a melhor delas em 1min23s930.
 
Foi apenas três segundos mais lento que o recorde da pista para o mesmo modelo, cravado por Badoer. Mas não está satisfeito. Diz que seu objetivo é ficar a um segundo da marca.
 
Bom, ele terá mais um dia para isso...
                                                                                                                Lorenzo Galassi/AP

Escrito por Fábio Seixas às 14h16

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Brincadeira

Rossi anda hoje e amanhã com o carro da Ferrari, em Mugello.
 
Uma situação bem diferente daquela de 2005, quando ele chegou a cogitar uma mudança para as quatro rodas, o que mexeu com sua cabeça e afetou seu desempenho na MotoGP.
 
Agora é uma brincadeira. Um presente. Nada além disso. Some isso aos pneus slicks (será?) e à falta de controle de tração e pronto. O resultado será muito mais divertido.

Escrito por Fábio Seixas às 10h24

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Tan-tan-tan 2

Já estava me preparando para escrever um post em tom de "ufa, não aconteceu".
 
Mas aconteceu.
 
Massa deu a tal volta pelo gramado, no carrinho-maca, ao som do "Tema da Vitória". Menos mal que não estava ao volante: foi em pé, de passageiro, dando tchauzinhos pra torcida.

Escrito por Fábio Seixas às 23h07

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Tan-tan-tan

Da série "torço-para-não-ser-verdade-mas-parece-que-é": antes do jogo da seleção, hoje à noite, Massa vai dar uma volta no campo dirigindo o carrinho-maca, ao som do "Tema da Vitória".
 
A notícia está aqui, no Blog da Redação do UOL Esporte.
 
Já começa a virar caso de superexposição...

Escrito por Fábio Seixas às 19h21

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Sobre paixões e tensões

Minha opinião é a que Senna venceu o vestibular.
 
Tenho como argumentos os tempos dele, a diferença dele para Button, o peso do sobrenome do garoto, as informações que ouvi aqui e ali.
 
Daí que abro os comentários e vejo uma enxurrada de críticas sem base, apelando para um suposta preferência minha pelo Senna, acusando-me de parcialidade e de, vejam só, estar vendido para sua causa.
 
Façam-me o favor...
 
Se eu tivesse, sei lá por que razões, apontado o Di Grassi como vencedor, outros tantos escreveriam justamente o oposto. Que sou anti-Sennista, que sempre peguei no pé dele, que torcia pro Piquet contra o Senna, etc...
 
Nelsinho e Barrichello são outros pólos de tensões e paixões. Quando elogio, ninguém fala nada. Quando critico, pronto: sou parcial, perseguidor, um pulha.
 
E o pior é que essas reações são cada vez mais previsíveis. Chega a dar vontade de ficar em cima do muro, só pra não ter que agüentar esse tipo de ilação. Mas não é meu estilo. Prefiro errar (e isso acontece muito, e sempre procuro explicar o que me induziu ao erro) a privar os bons leitores deste blog de uma opinião.
 
Não torço por ninguém, não torço contra ninguém. Para mim, que comecei a cobrir F-1 numa época de Diniz na Arrows, Barrichello na Stewart e Rosset na Tyrrell, tanto faz se há pilotos brasileiros em equipes de ponta ou não. O meu trabalho será feito da mesma forma, como naquele 1998.
 
Pronto, desabafo feito. Aos que nada têm a ver com isso, desculpas. E lá vou eu, agora, aturar mais um sem-número de comentários estapafúrdios.

Escrito por Fábio Seixas às 18h04

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Fala, Bruno

Bruno já falou após seu dia D em Barcelona.
 
"Foi um dia realmente bom e fiquei muito satisfeito. Me senti mais confortável e confiante no carro e acho que isso se refletiu nos tempos, tanto em termos de velocidade quanto de consistência. Se o que fiz hoje foi bom o bastante será uma decisão da equipe que terei de respeitar. Mas pessoalmente, por ter sido a minha primeira vez na Fórmula 1, estou contente com o que realizei."
 
Disse mais: "Fomos mexendo e avançando no set up ao longo do dia. Dirigir um Fórmula 1 é algo especial. É diferente de qualquer coisa que tenha pilotado antes e só queria saber de andar cada vez mais rápido."

Escrito por Fábio Seixas às 17h40

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Fala, Lucas

Di Grassi falou a Luis Fernando Ramos, e o áudio está no Tazio.
 
"No momento em que tivemos o carro exatamente igual, fiquei de um a dois décimos atrás do Button com pneus novos e fizemos o mesmo tempo com pneus usados", disse. "Fiz um bom teste ontem, mas poderia ter ido melhor. Evoluí a cada parte do teste. Dava para ter andado no mesmo ritmo do Button com pneus novos."

Daqui a pouco tem Bruno.

Escrito por Fábio Seixas às 16h57

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Outra conta

Um amigo bem informado sobre o vestibular da Honda chama a atenção para outro parâmetro interessante: as diferenças de Bruno e Di Grassi para Button, teoricamente titular do time em 2009.
 
Ontem, Button foi o 8º, com Di Grassi em 10º. Entre os dois, 0s513.
 
Hoje, Button foi o 5º, com Bruno em 8º. Entre os dois, 0s289.
 
Mais um ponto para o sobrinho do tri, portanto.

Escrito por Fábio Seixas às 15h51

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Barcelona, dia 3

Na frente, três Sebastiões.

E no vestibular da Honda, Bruno levou a melhor, definitivamente.

Cravou 1min21s676 nesta quarta, 0s607 mais veloz que a marca de Di Grassi na terça.

Se ele já levava vantagem pelo sobrenome, agora tem também o cronômetro como argumento.

Fatura encerrada, portanto.

A Bruno, caberá provar à Honda que ele pode ser titular em 2009. Sim, porque até pouco tempo atrás, a equipe só o via como um potencial futuro bom piloto de testes. Se ele não conseguir, talvez o telefone de Barrichello toque.

Para Di Grassi, a missão será tentar se encaixar onde der. Como piloto de testes. Porque, para correr, ficará difícil. Não sei se a porta está aberta ainda, mas a melhor opção seria continuar no banco da Renault.

Aos tempos:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min19s295 (75 voltas)
2º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min19s839 (122)
3º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min20s154 (115)
4º. Gary Paffett (ING/McLaren), 1min21s140 (81)
5º. Jenson Button (ING/Honda), 1min21s387 (94)
6º. Christian Klien (AUT/BMW), 1min21s534 (88)
7º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min21s592 (106)
8º. Bruno Senna (BRA/Honda), 1min21s676 (107)
9º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min22s148 (94)
10º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min22s410 (52)
11º. Luca Badoer (ITA/Ferrari), 1min22s866 (120)
12º. Giancarlo Fisichella (ITA/Force India), 1min23s086 (93)
13º. Pedro de la Rosa (ESP/Force India), 1min23s103 (88)

Escrito por Fábio Seixas às 15h03

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Bolha nova

A Stock mostrou hoje em São Paulo o carro para a próxima temporada _cujas linhas já haviam sido reveladas pelo site Grande Prêmio.
                                                                                   Duda Bairros/Vicar
 
A bolha exibida foi a do Vectra. Que tem linhas mais agressivas, arrojadas, que a atual. Esperemos as outras...
 
Segue a ficha daquilo que vem por baixo:
 
Chassis tubular: tubos de molibdênio sem costura
Carroceria: Fibra
Acabamento interno: Fibra de carbono
Rodas: OZ Racing (Itália)
Câmbio: 6 Marchas X Track (Inglaterra)
Diferencial: XTrack (Inglaterra)
Pinças de freio: Ap Racing (Inglaterra)
Disco de freio: Fremax
Pastilha: Ecopads
Motor: 480 Hp
Torque: 63 kgf/m
Pneus: radial da marca Goodyear com 25.5 x 10.5 – R-18 polegadas, desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, Estados Unidos.
 
A categoria também anunciou um calendário com 12 etapas, incluindo uma tentativa de corrida de rua em Salvador, em julho. Haverá ainda uma "Corrida Verde", em agosto, em Curitiba, onde deve ser apresentado um protótipo com motor a álcool para 2010.
 
Corrida do Milhão? Pelo jeito, foi filha única.

Escrito por Fábio Seixas às 14h02

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A força da grana

Segundo Bourdais, a disputa na Toro Rosso pouco tem a ver com o cronômetro.
 
Quem levar mais dinheiro, fica com a vaga.
 
"Se fosse apenas uma decisão técnica, já teríamos assinado para 2009", disse o francês. "Obviamente, não interessa o que eles querem se você não tem o dinheiro. Agora, trata-se de um jogo simples, mas desagradável. Se você tiver o dinheiro, estará bem. E eles não vão tomar uma decisão enquanto não tiverem todas as cartas na mão."
 
Até pelo tom agudo das declarações, acho que Bourdais já se considera carta fora do baralho.
 
Mais: imagino que a Toro Rosso esteja esperando a decisão da Honda. Vai que Bruno sobra...

Escrito por Fábio Seixas às 12h43

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Pit Stop #79

Pit Stop #79

O Pit Stop de hoje teve um bom papo sobre kart e sobre os testes da semana em Barcelona.
 
Lá vai...
 

Escrito por Fábio Seixas às 21h09

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Barcelona, dia 2

Em Barcelona, deu Vettel, seguido por Sato, cada vez mais com a mão na vaga da Toro Rosso.
 
Di Grassi fez 1min22s283, depois de completar 110 voltas. Melhorou em 3s229 sua marca e foi 2s060 melhor que Bruno na véspera.
 
Amanhã é a vez de Bruno, que acho será o dono do cockpit. É puro achômetro.
 
Aos tempos:
 
1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min19s751 (70 voltas)
2º. Takuma Sato (JAP/Toro Rosso), 1min20s017 (79)
3º. Sébastien Bourdais (FRA/Toro Rosso), 1min20s034 (48)
4º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min20s223 (99)
5º. Gary Paffett (ING/McLaren), 1min21s340 (77)
6º. Robert Kubica (POL/BMW), 1min21s521 (76)
7º. Nico Rosberg (ALE/Williams), 1min21s525 (113)
8º. Jenson Button (ING/Honda), 1min21s770 (110)
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min22s073 (58)
10º. Lucas di Grassi (BRA/Honda), 1min22s283 (110)
11º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min22s348 (85)
12º. Luca Badoer (ITA/Ferrari), 1min22s425 (127)
13º. Marc Gené (ESP/Ferrari), 1min22s772 (31)
14º. Nick Heidfeld (ALE/BMW), 1min22s945 (81)
15º. Giedo van der Garde (HOL/Renault), 1min23s250 (37)
16º. Pedro de la Rosa (ESP/Force India), 1min23s499 (86)

Escrito por Fábio Seixas às 16h01

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Pit Stop com vestibular

Daqui a pouco, às 14h30, tem Pit Stop no UOL.
 
Os destaques, claro, os testes da F-1 em Barcelona e o vestibular na Honda.
 
Para assistir ao vivo, clique aqui. Para mandar sua pergunta, seu comentário, seus elogios retumbantes ou suas críticas afiadas, o e-mail é uolnewsformula1@uol.com.br

Escrito por Fábio Seixas às 13h46

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Bafafá

Em tempo, fazendo justiça: Nelsinho não foi o único que esquentou a cabeça na Granja Viana.
 
Kanaan se estranhou com um integrante da equipe Targh 400 _que, depois, foi desclassificada porque o motor estava sem o lacre. Deu um soco/empurrão no peito do adversário, para pronta intervenção da turma do deixa disso.
 
Repito o que escrevi antes: esse evento surgiu como uma divertida confraternização de fim de ano e tomara que continue assim.
 
Mas do jeito que as coisas vão indo ano após ano, sei não...

Escrito por Fábio Seixas às 18h25

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Tudo igual

Segue, ipsis litteris, o trecho do comunicado da Honda sobre as condições de testes de Di Grassi e Bruno nesta segunda-feira:
 
"Lucas foi o primeiro dos jovens pilotos a completar sua adaptação, nesta manhã. Ele saiu para uma série inicial de voltas com pneus sulcados para se familiarizar ao carro antes de a equipe colocar pneus slicks para o restante da sessão. Depois do almoço, Bruno foi à pista pela primeira vez com um carro de F-1. Ele seguiu o mesmo programa de Lucas, começando com pneus sulcados antes de mudar para slicks da metade para o fim da sessão."

Escrito por Fábio Seixas às 16h52

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Barcelona, dia 1

Sato foi o mais rápido nesta segunda, seguido por Buemi. A briga pela(s) vaga(s) na Toro Rosso está intensa.
 
Mas o duelo que interessa aqui ficou mais lá no fundo. Bruno foi o 15º e antepenúltimo, 1s169 à frente de Di Grassi, o último. O sobrinho do tricampeão completou 9 voltas a menos que o amigo-agora-rival.
 
Ah, sim: Loeb completou 82 voltas e foi o oitavo colocado. 
 
Aos tempos:
 
1º. Takuma Sato (JAP/Toro Rosso), 1min20s763 (121 voltas)
2º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min21s071 (117)
3º. Alexander Wurz (AUT/Honda), 1min21s198 (77)
4º. Pedro de la Rosa (ESP/McLaren), 1min21s417 (65)
5º. Gary Paffett (ING/McLaren), 1min21s956 (78)
6º. Luca Badoer (ITA/Ferrari), 1min22s038 (94)
7º. Robert Kubica (POL/BMW), 1min22s341 (56)
8º. Sébastien Loeb (FRA/Red Bull), 1min22s503 (82)
9º. Nelsinho Piquet (BRA/Renault), 1min22s560 (80)
10º. Christian Klien (AUT/BMW), 1min22s883 (53)
11º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min23s467 (116)
12º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min23s794 (86)
13º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min23s832 (88)
14º. Marc Gené (ESP/Ferrari), 1min24s177 (32)
15º. Bruno Senna (BRA/Honda), 1min24s343 (39)
16º. Giedo van der Garde (HOL/Renault), 1min24s908 (32)
17º. Lucas Di Grassi (BRA/Honda), 1min25s512 (48)
                                                                                                                          Toni Albir/Efe
Bruno, nos boxes da Honda em Barcelona, nesta segunda-feira

Escrito por Fábio Seixas às 15h40

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Pressa e imprecisão

"O etanol brasileiro será o combustível oficial da Fórmula Indy em 2009. O anúncio será feito durante a abertura da 1ª Exposição Internacional de Combustíveis, no dia 17 de novembro, às 13 horas, no Hotel Hyatt em São Paulo, com a presença do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (...) A negociação com a Indy Racing, organizadora da competição, está sendo conduzida pela Apex-Brasil. Um Memorando de Entendimento será assinado durante a cerimônia pelo vice-presidente da Indy Racing, Terry Angstadt, e pelo presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira, que entregará um protótipo do carro oficial da Formula Indy ao presidente Lula, em comemoração à parceria."

 

Assim começava um comunicado enviado à imprensa na última sexta-feira pela Apex Brasil, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.

 

Notícia alvissareira, não? Foi o que pensei.

 

Algo assim, imaginei, deveria ter a participação da Petrobras. Liguei para um amigo que trabalha na empresa, na mesma sexta, em busca de mais informações. Ele não sabia de nada. Comecei a desconfiar.

 

Ontem, chegou a agenda do Lula nesta segunda-feira em São Paulo. Nada de Apex, nada de etanol, nada de Indy, nada de carrinho de brinquedo _que é a tradução de “protótipo do carro oficial da Formula Indy”.

 

Mais: “memorando de entendimento” parece-me algo ainda distante de uma assertiva como a que abre a nota.

 

Pode até rolar. Tomara que role. Mas ainda não rolou. Apesar de a Apex ter tentado forçar a barra...

Escrito por Fábio Seixas às 14h40

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Adeus, biosfera

Os canadenses jogaram a toalha.
 
Neste fim de semana, num comunicado oficial, autoridades de Montréal deixaram bem claro que não têm como levantar os valores exigidos por Ecclestone para realizar um GP por lá no ano que vem.
 
"Sempre orientamos nossos negócios seguindo princípios de responsabilidade administrativa. Apesar das nossas tentativas, em conjunto com a comunidade comercial da cidade, os valores absurdos cobrados pela F-1 não são compatíveis com a capacidade dos nossos contribuintes", disse o prefeito Gerald Tremblay.
 
Pena. Eu tinha esperanças.

Escrito por Fábio Seixas às 14h20

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Começou

"Estou fazendo o que estão me pedindo, tentando acertar o carro da melhor maneira possível", disse Di Grassi a Mariana Becker, agora, na Globo.
 
Ele testou pela manhã. Agora à tarde, é a vez de Bruno.
 
Já vi várias fotos. Algumas equipes já estão com a configuração aerodinâmica nova, como a BMW. Outras, como a Red Bull _que deu um teste de presente a Loeb_, não. McLaren e Ferrari, pelo que pude observar, estão ainda com um chassi misto.
 
Seguem dois cliques, com Kubica e Gené trabalhando...
                                                                                                Fotos Gustau Nacarino/Reuters
 

Escrito por Fábio Seixas às 13h05

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A foto

A foto

Barrichello, Kanaan, Pizzonia, Massa, Jimenez, Xandinho, Giaffone, Burti, Russo, Pamplona...
 
A foto do fim de semana é a do pódio da Granja Viana. O clique é de Miguel Costa Jr.
 
 
Uma festa bacana. Pena que, a cada ano, uma prova que surgiu como um momento de relaxamento pós-temporada esteja sendo manchada com tanta confusão.

Escrito por Fábio Seixas às 12h52

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Esquentadinho

Nelsinho foi desclassificado das 500 Milhas da Granja Viana por "atitude antidesportiva".
 
O que aconteceu?
 
Durante a prova, passou duas vezes pela vistoria e a balança acusou peso a menos. Estava irregular, portanto.
 
Os mecânicos em volta, contam, fizeram algumas gracinhas.
 
Na terceira passagem, Nelsinho não quis nem saber: mandou o kart pra cima dos mecânicos, mostrou o dedo do meio, chutou o kart de um concorrente e voltou pra pista.

Recebeu bandeira preta.

Escrito por Fábio Seixas às 16h18

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70 anos antes de Hamilton...

Cheguei para trabalhar, na última segunda-feira, e encontrei na minha caixa de entradas um e-mail inesquecível.
 
Wagner Nogueira, leitor deste blogueiro e da Folha, contava uma história fascinante. Setenta anos antes da estréia da Hamilton na F-1, a Europa já conhecia um piloto negro. Brasileiro.
 
Benedicto Lopes, campineiro, disputou corridas em Portugal e na Itália em 1937, numa era em que os GPs ainda não eram organizados num campeonato _isso só aconteceria em 1950, com o Mundial de F-1.
 
Foram três pódios em três corridas, ao volante de um Alfa Romeo. Mas, no retorno ao país, o "Campineiro Voador", como era conhecido nos círculos do automobilismo, não teve a recepção que esperava _e pensar que qualquer coisa hoje vira desfile em caminhão dos bombeiros.
 
História saborosa, mas que demandava uma apuração cuidadosa. Daí, a correria da semana passada.
 
Benedicto morreu em 1989, mas seu filhos ainda guardam muito material. Valéria, sua filha caçula, que vive em Campinas, ajudou com muitos causos e muitas fotos. Fernando, o primogênito, que mora em São Vicente, abriu à Folha a coleção de troféus do pai, inclusive aqueles conquistados na Europa.
 
O resultado está na Folha de hoje. O texto, na versão eletrônica do jornal, está aqui, exclusivo para assinantes do jornal e do UOL.
 
Abaixo, algumas imagens antigas e uma foto dos troféus, trabalho do colega Moacyr Lopes Júnior.
 
Ao Wagner, origem dessa história toda, um grandíssimo abraço.
 
Benedicto é carregado após vencer no circuito do Maracanã, em 54
 
Benedicto diante de sua oficina, no Rio. Alguém reconhece o modelo?
 
Benedicto e seu Alfa Romeo, comprado da francesa Hellé Nice
 
Troféus conquistados por Benedicto, guardados pelo filho, Fernando

Escrito por Fábio Seixas às 14h02

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Sábado, estrada, atraso, coluna

Sábado, estrada, atraso, coluna

"Massa a atração do 'Casseta & Planeta' desta terça.Numa corrida de kart contra Hubert e Madureira, largou do fundo do grid, assumiu a ponta logo na primeira curva e passou o resto do tempo distribuindo bananas para aqueles que, em tese, deveriam ser os humoristas. 'Massa esculacha, tripudia e zomba dos dois patetas!', gritou Gavião Bueno."
 
A relação entre Massa e os meios de comunicação e o contraste com a situação sempre tumultuada vivida por Barrichello é o tema da coluna desta semana, aqui, para assinantes do UOL e da Folha.
 
PS: Desculpem o atraso na postagem da coluna. O dia, ontem, foi de festa no interior. Blogueiro, às vezes, descansa.

Escrito por Fábio Seixas às 13h18

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PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


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