Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

As últimas sobre Massa

As últimas do sábado sobre Massa: ele está repousando, em coma induzido, e apesar do diagnóstico de "pequena lesão cerebral", todos que falaram no hospital estavam tranquilos e otimistas.
 
Dudu Massa já deixou o hospital, assim como Galvão e Barrichello.
 
Novidades, só amanhã. E que sejam alvissareiras.

Escrito por Fábio Seixas às 16h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre o treino

Um breve pitaco sobre o grid de largada e suas implicações.
 
Antes, a lista dos pesos:
 
F.Alonso, 637,5 kg
S.Vettel, 655 kg
M.Webber, 652 kg
L.Hamilton, 650,5 kg
N.Rosberg, 654 kg
H.Kovalainen, 655,5 kg
K.Raikkonen, 651,5 kg
J.Button, 664,5 kg
K.Nakajima, 658 kg
S.Buemi, 671,5 kg
J.Trulli, 671,3 kg
R.Barrichello, 689 kg
T.Glock, 679,2 kg
N.Piquet, 667,7 kg
N.Heidfeld, 658 kg
G.Fisichella, 680,5 kg
A.Sutil, 683,5 kg
R.Kubica, 666 kg
J.Alguersuari, 675,5 kg
 
Alonso é o pole position em Budapeste mas, com o que leva de gasolina, não dá nem pra sonhar em vencer.
 
Numa situação normal, o duelo pela ponta será entre Vettel e Webber.
 
E será apertado.
 
O Thiago Pomkerner jogou velocidades e pesos no computador, fez seu seu gráfico de aproveitamento, considerou as posições no grid e chegou a uma conclusão: "Pelo que indicam as contas, Vettel, Webber e Hamilton farão o pódio, nesta ordem. O Button aparece muito melhor que o Kimi, apesar de estar mais pesado e largando atrás _são, afinal, 13 quilos a mais, mas apenas uma posição de diferença. E olho no Rosberg...."
 
Geralmente, ele acerta.
 
Segue o gráfico do Pomkerner...
 

A Brawn? Esquece. Button já está numa política de administrar danos.

Escrito por Fábio Seixas às 15h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A palavra do médico

Tatiana Cunha liga lá de Budapeste.
 
Peter Gazso, chefe da equipe que fez a cirurgia, acaba de fazer um pronunciamento.
 
Disse que Massa chegou ao Hospital Militar de Budapeste "falando, desperto e entendo o que se passava".
 
E falou em "fratura de osso no crânio, já reparada" e numa "pequena lesão cerebral".
 
Amanhã, às 10h locais, o piloto passará por uma tomografia para avaliar a extensão deste ferimento.

Escrito por Fábio Seixas às 15h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Boletim médico

Operação concluída. Segundo Dudu Massa, o fragmento de osso retirado era "do tamanho de uma unha".
 
O ferrarista vai passar a noite na UTI, sedado. Daqui a pouco, os médicos húngaros farão um pronunciamento.
 
Amanhã, quando acordar, Massa provavelmente já verá os pais e a esposa, Rafaela, que embarcam daqui a pouco para Budapeste, via Milão. Com eles, segue Dino Altmann, diretor médico do GP Brasil.
 
A Ferrari fala em "três a seis semanas" de recuperação. A próxima etapa será no dia 23 de agosto, em Valência.

Escrito por Fábio Seixas às 14h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Cirurgia

Acabo de falar com Tatiana Cunha, repórter da Folha, que está diante do Hospital Militar de Budapeste. 

Massa está sendo operado por causa de uma fratura no osso pouco acima do supercílio.

Escrito por Fábio Seixas às 12h53

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mais sobre o acidente

Informações da assessoria da Ferrari: foi uma peça da suspensão da Brawn, mas que não rompeu a viseira, dizem.
 
Ele não corre amanhã, claro.
 
Mais: estava mexendo braços e pernas, muito agitado, e por isso foi sedado. A Ferrari não quer imprensa no hospital, mas todo mundo já foi pra lá.

Escrito por Fábio Seixas às 11h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Veja o acidente

O Youtube vai tirar do ar logo, mas pela importância do caso, vale o post. É nítido que ele aciona os freios instantes após o impacto da peça.
 
Abaixo, as cenas do acidente.

Escrito por Fábio Seixas às 11h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre o acidente de Massa

No jornal, correndo para ajudar a descobrir o que houve, ouvir pessoas, colocar tudo na edição de amanhã.
 
O resultado do treino, pole de Alonso, seguido por Vettel e Webber, fica em segundo plano.
 
A informação de Barrichello: Massa estaria consciente, mas com um corte na testa. O que disse Leberer, fisioterapeuta da BMW e amigo de todos por lá: Massa estaria muito agitado e por isso foi colocado em coma induzido e levado para o hospital.
 
Um acidente feio. Não gosto de usar a palavra azar. Mas uma peça acertar o capacete de um piloto é algo que raramente acontece. Que ele seja recompensado com a sorte agora.
 
Talvez eu demore a voltar por aqui. Mas havendo novidades, eu conto.

Escrito por Fábio Seixas às 10h46

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abrindo a jornada, F-1, Canadá

O Hector Vilar, que mora no Canadá, mandou o vídeo que abria as transmissões da TSN em 2007.
 
Até pela música, acho que é meu favorito até agora...

Escrito por Fábio Seixas às 18h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vozes de Hungaroring, sexta-feira

Barrichello: "Estou mais confiante. Se é o suficiente para ganhar da Red Bull? Ainda é cedo para falar (...) No passado, eles tiveram problemas com pneus, mas agora, com o pacote novo, eles melhoraram, assim como nós".
 
Barrichello, nesta sexta, em Budapeste (Leonhard Foeger/Reuters)

Massa: "Não temos certeza da melhor temperatura para a gente. Nem muito quente, nem muito frio... Talvez no médio a gente trabalhe melhor".

A entrevista de Nelsinho está no post abaixo, todo mundo já ouviu.

Escrito por Fábio Seixas às 17h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tiroteio

O que restava da relação entre Nelsinho e Briatore foi pro saco hoje.

O italiano juntou a imprensa brasileira para dizer que está cansado das desculpas do piloto.

E o piloto lançou o seguinte: "Flavio assinou para ser meu manager e está pisando em minha cabeça às vezes. Não sei qual é o objetivo dele: tentar me ajudar ou me atrapalhar (...) Ele é um empresário e não entende porra nenhuma. Todo mundo me pergunta 500 vezes por dia o que está acontecendo e tenho que ficar quieto? Tenho que falar". O áudio está no Tazio.

Depois deste tiroteio, não consigo imaginar outra saída que não o fim.

Escrito por Fábio Seixas às 14h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Preto no branco

A FIA acaba de divulgar um comunicado informando que minutas do Pacto da Concórdia foram enviadas para as 13 equipes da F-1.

A expectativa da entidade é que o documento seja assinado até o fim da semana que vem.

E assim, o senhor abaixo vencerá mais uma...

Ecclestone, nesta sexta, na Hungria (Carmen Jaspersen/Efe)

Aliás, alguém tem uma sugestão de balãozinho para esta foto?

Escrito por Fábio Seixas às 13h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Hungaroring, 1º e 2º treinos livres

Uma sexta-feira que, à primeira vista, pode parecer surpreendente em Budapeste. Mas que, na realidade, mostra que Brawn e Red Bull seguiram exatamente o mesmo plano, trabalharam pensando na corrida, no domingo.
 
Enquanto isso, os aparecidos desta temporada aproveitaram para... aparecer.
 
Na primeira sessão, com 24ºC no ar e 32ºC no asfalto, o mais rápido foi Kovalainen, que na última volta superou Rosberg. Hamilton foi o terceiro.
 
Webber, digamos, foi o primeiro tempo "sério" da manhã, em quarto. Button foi o décimo. Barrichello, o 13º. Vettel ficou em 15º.
 
Massa foi o oitavo e Nelsinho, o 17º.
 
Na segunda sessão, 28ºC no ar e 44ºC no asfalto.
 
E novamente o mais veloz foi um piloto da McLaren, desta vez, Hamilton. Kovalainen foi o segundo, com Rosberg em terceiro.
 
O carro de Hamilton, refletido nos óculos de um mecânico (Karoly Arvai/Reuters)
 
Webber foi o quarto. Vettel, o sexto. Barrichello ficou em sétimo. Button foi apenas o 13º.
 
Nelsinho teve problemas de câmbio e ficou em 15º, três posições atrás de Alonso. Massa foi o 18º e antepenúltimo.
 
Não, não acredito numa McLaren na ponta no fim de semana. Ok, Kovalainen venceu lá no ano passado, mas a F-1 mudou muito neste meio tempo. Acho até que evoluiu, e isso vem de algumas corridas. Mas não o suficiente para se intrometer na briga Brawn x Red Bull.
 
Em suma, acho que só saberemos quem é quem amanhã à tarde, depois do treino oficial, com a lista dos pesos em mãos. O jogo está ficando cada vez mais complicado.
 
Ah, sim: Alguersuari, como era de se esperar, tomou um banho nos tempos. Ficou em último em ambas as sessões. Na primeira, a 1s950 de Kovalainen. No segundo, a 1s863 de Hamilton.

Escrito por Fábio Seixas às 10h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abrindo a jornada, F-1, Espanha

O Gilberto, de Curitiba, sugeriu a abertura da jornada da Tele5 em 2007...

Escrito por Fábio Seixas às 19h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programe-se

Ops, estava esquecendo da programação do fim de semana.
 
Lá vai, no horário da nossa digníssima capital:
 
Sexta-feira
5h-6h30, 1º treino livre
9h-10h30, 2º treino livre
 
Sábado
6h-7h, 3º treino livre
9h, treino oficial
 
Domingo
9h, largada, 70 voltas

Escrito por Fábio Seixas às 17h15

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

F-1 na Casa do Saber

Este que vos bloga proferirá um curso sobre F-1, entre setembro e outubro, na Casa do Saber, aqui em São Paulo.

"Curso", aliás, não é a palavra exata. Será uma sequência de bate-papos, cinco no total, falando da história e contando alguns bons causos da F-1. Entre os convidados, dois grandes amigos: Jan Balder e Reginaldo Leme.

O programa e as instruções sobre inscrições estão aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 16h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Vozes de Hungaroring, quinta-feira

Barrichello: "Na terça-feira o Ross me ligou e falou que realmente ouviu coisas que não gostaria de ouvir, mas que também falou coisas que ele não gostaria de falar".
 
Massa: "Espero que continuemos neste caminho e, quem sabe, brigar mais vezes pelo pódio. É difícil falar em vitória se você não tem o melhor carro, mas vamos continuar trabalhando nesse caminho".
 
Nelsinho: "Flavio tem as vontades dele, meu pai também. Meu pai acha algumas coisas, Flavio acha outras... Há muitas conversas, muita confusão, conflitos de contrato. Na verdade, tento não me meter".

Os áudios das entrevistas do trio aos repórteres brasileiros em Hungaroring estão no Tazio.

Escrito por Fábio Seixas às 15h28

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mais uma?

No seu Twitter, Eduardo Paes, prefeito do Rio, "anuncia" que a Indy correrá por lá no ano que vem.
 
"Tivemos ontem uma reunião com fórmula Indy (sic). Com parceiros privados acontece em março no Aterro. A vista vai deixar Mônaco no chinelo."
 
Mais uma corrida da Indy no Brasil em 2010? Ribeirão e Campinas já fizeram "anúncios" parecidos. Há gente em Brasília e São Paulo que também fala a mesma coisa.
 
O importante é que não há nada confirmado ainda, e a palavra é dos representantes da categoria no Brasil.

Que lançaram a este blogueiro uma frase enigmática e instigante. "Haverá surpresas."

Escrito por Fábio Seixas às 14h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A negativa de Bruno

Acabo de participar de uma entrevista com Bruno Senna na BandNews FM.
 
Ele diz que conversa com a maioria das equipes: "Das novas, só não falo com a USF1. Mas tenho reuniões marcadas com Manor e com a Campos. E converso com algumas equipes mais tradicionais".
 
Bruno ainda desmentiu a tal história de um teste marcado com a Brawn, para o fim do ano. "Já faz algum tempo da minha última conversa com a Brawn. Não tem nada de teste, isso é especulação".

Escrito por Fábio Seixas às 14h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Roda viva

Massa: "Na minha opinião, ele é muito novo para a F-1. Nunca dirigiu um carro de F-1, ou só pilotou em reta, algo assim. Para mim, isso é errado. E não é bom nem para ele".

Webber: "Você tem que chegar à F-1 pronto. Isso aqui não é lugar para aprender".
 
Alonso: "Se você tem 19 anos e ganha uma chance dessa, como dizer não? Pode ser a oportunidade da sua vida".
 
É, o garoto da foto abaixo foi o assunto desta quinta em Budapeste...

Alguersuari, nesta quinta, em Hungaroring (Gero Breloer/Efe)

Escrito por Fábio Seixas às 13h05

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Webber eterno

A Red Bull renovou com Webber para a próxima temporada.
 
Webber, nesta quinta, em Budapeste (Attila Kisbenedek/France Presse)
 
Prêmio pelos serviços prestados? Reconhecimento imediato pela vitória em Nurburgring? Ou um agrado para que ele aceite trabalhar para Vettel?
 
Pelo discurso da Red Bull, tendo a acreditar mais na primeira hipótese. Mas em se tratando de F-1, não descarto completamente a última.

Escrito por Fábio Seixas às 12h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abrindo a jornada, F-1, Inglaterra

Dica do Humberto Lima, a abertura da BBC no GP da Austrália deste ano, a segunda da série...

É o Eddie, do Iron Maiden, na voz de fundo?

Escrito por Fábio Seixas às 16h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Gepeto

Em comentário no post anterior, o Aston Nadruz perguntou o que John Barnard anda fazendo da vida.

Fui pesquisar. E fiquei surpreso.

A resposta: mesas, cadeiras, prateleiras, banquinhos...

O homem que já foi considerado o maior projetista da F-1, ex-Lola, Williams, McLaren, Arrows e Ferrari, entre outras equipes de outras categorias, hoje é designer de móveis. Móveis em fibra de carbono, sua grande obsessão, diga-se.

A mesa abaixo é da grife Barnard.

Mais, aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 15h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Reconstruindo

"Se você quiser trocar o Kers por um pouco de pressão aerodinâmica, eu aceito rapidinho".
 
A frase de Massa para Vettel na entrevista coletiva pós-Nurburgring foi uma brincadeira, mas reveladora da insatisfação da Ferrari com o desempenho aerodinâmico da F60.
 
Tanto que hoje, a equipe anunciou a demissão de John Iley, exatamente o responsável pelo departamento.
 
A Ferrari ainda busca se remontar após o fim do Dream Team de Todt, Brawn, Byrne, Schumacher... E a tarefa está sendo mais difícil do que imaginavam.

Escrito por Fábio Seixas às 14h02

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Empurrãozinho

Imagine que você tem 10 anos, pratique um esporte e de repente encontre um campeão mundial.
 
Aconteceu com o Giuliano Raucci, uma das grandes revelações da Copa SP de Kart Granja Viana. E Villeneuve, simpático, topou posar para uma foto em Interlagos.
 
Um gesto simples para um campeão, mas que faz toda a diferença para quem está começando.
 
Giuliano Raucci e Jacques Villeneuve (Fabio Oliveira)

Escrito por Fábio Seixas às 13h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop #108

O Pit Stop de hoje falou do mercado de pilotos, de Prost, de Henry Surtees, de MotoGP, da expectativa para Budapeste.

Lá vai... 

Escrito por Fábio Seixas às 21h02

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Entrando para o Pit Stop

Dia corrido. Já no UOL, onde às 14h30 começa o Pit Stop.

Para assistir, é só clicar aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 14h21

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Abrindo a jornada, F-1, Japão

Lá do Japão, onde mora, o Marcel Kaybara mandou este vídeo com o tema de abertura das transmissões de F-1 na Fuji TV...

Bacana. Aliás, podemos começar aqui uma nova série: aberturas das transmissões do esporte a motor mundo afora. Alguém se habilita a sugerir alguma coisa?

Escrito por Fábio Seixas às 19h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Achismos sobre o Twitter

Estreei no Twitter na quinta-feira.
 
As primeiras considerações:
 
É um dinâmico diretório de atualidades. Você passa a seguir quem pode gerar notícias do seu interesse e a partir daí é só ficar de olho _contando com a boa vontade do sujeito em postar, claro;
 
É constrangedor ver alguns colegas que fazem questão de explicitar intimidade e amizade com pessoas que são objetos de suas reportagens. Proximidade com personagens de sua área de cobertura tem de ter um limite, estipulado pelo bom senso. Que anda em falta, pelo jeito. Pior: para alguns, não basta ser amiguinho, é preciso gritar isso para o mundo;
 
Tem muita besteira, muita futilidade, tem muito bate-papo desnecessário e desinteressante;
 
Tem muita coisa legal também. Seguindo 90 pessoas, por exemplo, tenho 180 olhos, espalhados pelo mundo, caçando e postando fatos, notícias, novidades;
 
É uma bela forma de "cercar" quem te interessa. Sem fazer nada, descobri que Massa estava nos últimos em St.Tropez com a esposa, o irmão e o João Paulo de Oliveira. Eu não precisava desta informação. Mas um dia, algo assim pode ser fundamental.
 
Enfim, são só os primeiros passos. E, no geral, estou curtindo.

Escrito por Fábio Seixas às 15h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ainda veloz

(Jean-Pierre Clatot/France Presse)
 
Prost participou hoje de uma tradicional prova ciclística, a Montelimar-Mont Ventoux, no sudeste da França.
 
Eram 8.500 participantes. Aos 54 anos, o tetracampeão da F-1 ficou em 258º.

Nada mal. Mais uma prova de que as aparências enganam...

Escrito por Fábio Seixas às 15h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Playground

"Estou ciente de que enfrento um desafio complicado."

Este, Alguersuari, confirmado hoje pela Toro Rosso para o GP da Hungria.
 
Todo mundo já sabe, mas vale pelo registro histórico: o espanhol, cujo sobrenome será um trava-línguas para os narradores da F-1, se tornará também o piloto mais jovem a correr na categoria.
 
Terá 19 anos, quatro meses e três dias no dia da prova em Budapeste. O recorde de precocidade pertence a Mike Thackwell, que tinha 19 anos, cinco meses e 29 dias na data de sua primeira corrida, o GP do Canadá de 1980.
 
Pode ser que dê certo, afinal ele é campeão da F-3 inglesa _o mais jovem da história, também. Pode ser que não, já que os testes na F-1 estão limitadíssimos e ele alinhará no grid de Budapeste praticamente apenas com a quilometragem dos treinos livres. E, isso, eu acho temerário.

Escrito por Fábio Seixas às 14h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Distração

Na hora de escolher a foto do fim de semana, confesso que fiquei em dúvida.
 
(Alexander Nemenov/France Presse)
 
A ocasião: Coulthard concede entrevista coletiva em Moscou antes de uma exibição com o carro da Red Bull, ontem.
 
Observando a imagem e conhecendo um pouco do escocês, acho que ele não estava lá muito interessado com as perguntas dos russos, com o asfalto diante do Kremlin, com o entusiasmo da torcida, com a situação do Medvedev... 

Escrito por Fábio Seixas às 14h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A foto

Não acompanho esse tipo de categoria, não conheço quem o faça, mas como a ideia aqui é sempre colocar a melhor imagem do esporte a motor no fim de semana, lá vai...

Ben e Tom Birchall, em Sachsering (Alessandro della Valle/Efe)
 
O clique é de Alessandro della Valle, da agência Efe. A legenda informa que se tratam dos irmãos britânicos Ben e Tom Birchall em ação, ontem, no GP da Alemanha de sidecars. Eles venceram a prova. Tem um vídeo aqui.

Taí mais uma categoria em que os caras precisam ser machos. Ou loucos. Ou ambos. E vai confiar no irmão assim lá em... Sachsenring!

Escrito por Fábio Seixas às 14h00

Comentários () | Enviar por e-mail | A foto | PermalinkPermalink #

Um dia triste

Henry Surtees, 18, morreu.
 
A informação é do porta-voz do Royal London Hospital, para onde ele foi levado de helicóptero após o acidente em Brands Hatch.
 
Kartista dos 8 aos 15, começou a correr de fórmula em 2007, na F-BMW. Daí, foi para a F-Renault britânica, para a F-3 e, neste ano, saltou para a F-2.
 
"Suas aspirações são pilotar o carro britânico na A1GP e correr na F-1", diz o site oficial do piloto.
 
Não foi possível. Que vença outras corridas, onde estiver. E que fique em paz.
 
John e Henry Surtees, em 2008 (Divulgação)

Escrito por Fábio Seixas às 17h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

À espera

Acidente feio hoje na F-2, em Brands Hatch.
 
Henry Surtees, 18, filho de John Surtees, campeão da F-1 em 1964, foi atingido na cabeça pela roda traseira do carro de Jack Clark, que voou para a pista após uma batida.

No Twitter, Carlos Iaconelli, brasileiro que corre na categoria, diz que "o pior aconteceu com Henry".

De oficial, por ora, nada.

Escrito por Fábio Seixas às 16h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Yamaha sobrando

Em Sachsering, deu Rossi. À la Rossi: perdendo posições na corrida, recuperando-as no final.
 
Stoner chegou a andar na frente, mas terminou em quarto.
 
Lorenzo chegou a andar em quinto, mas cruzou em segundo. A Yamaha está sobrando à esta altura do campeonato, esta é a verdade.
 
Completando o pódio, Pedrosa.
 
Com o resultado, o Doutor tem agora 14 pontos sobre Lorenzo e 28 sobre Stoner.
 
O sétimo título da MotoGP está cada vez mais perto, mas não para relaxar com um cara como Lorenzo sentado numa moto idêntica. A foto abaixo diz tudo, aliás...
 
Lorenzo na cola de Rossi em Sachsering (Uwe Meinhold/France Presse)

Escrito por Fábio Seixas às 14h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.