Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

No alfaiate

Já está nos sites por aí, mas segue no blog também, pelo valor histórico: Bruno, na fábrica da Dallara, em Parma, experimentando as medidas do cockpit que "vestirá" em 2010.
 
(Dallara/MF2)
 
Os discursos de todos por lá são de otimismo, de trabalhos avançados. Falta ainda, porém, acertar com mais um piloto. Passo vital para a Campos, que depende disso para completar seu orçamento.
 
Hoje, o mais próximo da vaga é Pastor Maldonado, sponsored by Chavez.

Escrito por Fábio Seixas às 18h09

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Sábado, sol, plantão, coluna

Problema é quando sai do carro. E, uma quimera, é que a F-1 de hoje exige muito do piloto fora do carro, tanto para desenvolvê-lo como para representar a marca. E nessas duas áreas, o finlandês é um Grosjean.
Daí, o chute da Ferrari. Daí, ainda não ter nada acertado para 2010. Se não for na McLaren, será numa equipe pequena ou em nenhuma. Seria o início do fim de um grande piloto, que talvez, tenha cometido o erro de nascer na época errada.

Raikkonen é o personagem da coluna de hoje. Para ler a versão texto, o link é este. Na Folha Digital, a coluna está na página D4.

Escrito por Fábio Seixas às 15h36

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O porcalhão do dia

Fazia tempo que eu não escrevia um post desses aqui. Mas lá vai a ficha:

carro: Hilux, preta
placa: EBT-2131, de São Paulo-SP
data e horário: 14.nov.2009, 14h58
local: rua Joinville, em frente ao hotel Mercure, na Vila Mariana
objeto arremessado: um maço de cigarros amassado
 
Este deve ser mais um daqueles que reclamam da prefeitura quando tem enchente em São Paulo...

Escrito por Fábio Seixas às 15h29

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Nova geração

Felipe Nasr tem 17 anos e foi a maior sensação do Brasil nas pistas do exterior neste 2009.
 
Em sua primeira temporada na Europa, levou o título da F-BMW. Foram 5 vitórias, 14 pódios, 6 poles e 6 melhores voltas em 16 etapas.
 
Pois agora o sobrinho de Amir Nasr deu um importante passo para vingar: acertou com Steve Robertson. O mesmo empresário de Raikkonen.

Escrito por Fábio Seixas às 20h08

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Ayrton a álcool

O Adailton Leal, que pelo visto coleciona revistas antigas, encontrou este anúncio numa "Geográfica Universal" de julho de 1983 _eu provavelmente tive esta edição em mãos.
 
 
 
Vale a pena ler o texto ali no alto do anúncio. Para não "cansar a vista", como dizia minha avó, recortei e ampliei aqui...
 
Ele ainda não era piloto de F-1 e já aparecia como garoto propaganda de uma grande montadora. Outros tempos.

Escrito por Fábio Seixas às 18h33

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Só um sonho

Oito posts abaixo, escrevi sobre as pistas na F-1 e, pela enésima vez, falei sobre meu sonho de ver a categoria correndo em Laguna Seca.

Pois bem, perguntei isso ao Bernie no sábado anterior ao GP Brasil, naquela polêmica entrevista em que ele falou sobre os efeitos da morte de Senna para a F-1. Por razão de edição (= falta de espaço), porém, precisei cortar este trecho da versão que saiu publicada na Folha.
 
Segue:
 
FOLHA - E sobre os EUA? A F-1 vai voltar para lá?
ECCLESTONE - Estamos trabalhando com alguma coisa em Nova York. Não é tão fácil quanto as pessoas acham que as coisas são nos EUA.
FOLHA - Nos últimos tempos, sempre que a F-1 fala sobre EUA, a ideia é correr em circuitos de rua. Você não cogita um GP em Laguna Seca, por exemplo?
ECCLESTONE - Já pensamos nisso anos atrás. Já analisamos. Mas é muito curta, não tem segurança. Não há nada de bom ali.

"Não há nada de bom ali". Discordo. Acho que o circuito precisaria de uns tapas para receber a F-1, principalmente em algumas áreas de escape, mas não seria exatamente uma obra monstruosa.

Enfim, a posição de quem manda na F-1 não poderia ser mais clara. Um GP em Laguna Seca será mais um sonho que não verei realidade.

Escrito por Fábio Seixas às 12h36

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Acordo à vista

A Justiça francesa vai julgar no dia 24 o ação de Briatore contra a decisão da FIA de expulsá-lo de todos os ambientes de competição automobilística.
 
Além disso, o italiano pede cerca de R$ 2,5 milhões em indenização. A entidade "manchou sua reputação", alega.
 
Está na cara que vai sair um acordão. E que Briatore voltará a trafegar pelos paddocks mundo afora em 2010.

Escrito por Fábio Seixas às 14h06

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Devoção

Você acha que é fanático por F-1 ou por algum piloto?

Então veja isso aqui:

"Meu nome é Artur Stoler, sou de São Paulo e gostaria de falar sobre meu trabalho.

Nos últimos 35 anos vim construíndo um acervo de fotos sobre as carreiras de Emerson e Wilson Fittipaldi. Este acervo consiste em mais de 50.000 fotos coladas em ordem cronológica.

Alguns dados sobre o acervo:

São 15 gavetas, pesando aproximadamente 40 kg cada, mais de 5.700 folhas contendo vários assuntos. O móvel possui 3,70 metros de comprimento. As gavetas que comportam as 5.700 folhas se colocadas uma sobre as outras  chegam a 5,50 metros de altura.

Estou mandando em anexo 3 fotos para que tenham noção do acervo.

Junto com este trabalho possuo também uma coleção de aproximandamente 160 carros de várias escalas em plástico, resina e metal, todos carros em que eles andaram."

Sensacional, Artur. Vamos marcar, quero um dia fuçar nisso tudo aí.

Escrito por Fábio Seixas às 22h31

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12 datas, 3 dúvidas

A Stock publicou seu calendário para 2010:

28.mar, São Paulo
11.abr, Curitiba
25.abr, Santa Cruz
23.mai, Rio de Janeiro
6.jun, circuito de rua (a definir)
15.ago, Salvador
5.set, Campo Grande
19.set, São Paulo
10.out, Londrina
7.nov, Velopark
21.nov, Brasília
5.dez, Curitiba

Algumas perguntas...

Rio de Janeiro? Até quando vão continuar insistindo naquele arremedo de traçado?;

Este "circuito de rua", em 6 de junho, me parece estranho. Onde seria isso? Ribeirão Preto, que fez um projeto para a Indy?;

No comunicado da Stock, Carlos Col, promotor da categoria, rasga elogios à Globo. "A parceria de dez anos com a Rede Globo tem sido fundamental para a consolidação da Stock Car, garantindo boa visibilidade para o automobilismo brasileiro". Por que, então, ele esteve numa outra emissora na semana passada?

Escrito por Fábio Seixas às 15h46

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Duas rodas

Dois dirigentes da MotoGP estarão em São Paulo no dia 25.
 
O objetivo: a tal etapa em 2011. A grande discussão: a profundidade (leia-se grana) das obras necessárias em Interlagos.
 
Não sei se a prova vai acontecer, ninguém sabe. Por ora, sabe-se apenas que será intenso o debate entre quem quer vender e quem não sabe ao certo se deve comprar.

Escrito por Fábio Seixas às 15h27

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Pit Stop #124

Foi muito bom o papo com Dudu Massa no Pit Stop de hoje. Esclarecedor, divertido, abrangente.

Segue a íntegra...

Escrito por Fábio Seixas às 17h04

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Pit Stop no kart

Daqui a pouco, às 10h30, tem Pit Stop. O convidado especial é Duda Massa, que corre na Pick-Up Racing e que organiza, junto com o irmão, o Desafio das Estrelas.

Para assistir ao vivo, é só clicar aqui. Para participar, o e-mail é uolnewsformula1@uol.com.br

Escrito por Fábio Seixas às 08h51

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Pistas de verdade

Sam Michael, diretor técnico da Williams, concedeu uma boa entrevista à "Autosport". O tema principal, a falta de ultrapassagens na F-1.
 
"As regras para 2009 tornaram mais fácil a tarefa de acompanhar um carro à frente, mas ainda há muito trabalho a ser feito. Algo para o qual não olharam foi o design dos circuitos. Veja uma pista como Barcelona, em que ninguém ultrapassa ninguém... Daí, você leva os mesmos carros para Monza ou Hockenheim e vê várias ultrapassagens. Então, o problema é no desenho das pistas." 
 
Tenho uma sugestão para Todt, em três passos:
 
1. Use como base o calendário de alguns anos atrás, quando havia agito nas pistas. Por exemplo, o do Mundial de 1990: Phoenix, Interlagos, Imola, Mônaco, Montreal, Cidade do México, Paul Ricard, Silverstone, Hockenheim, Budapeste, Spa, Monza, Estoril, Jerez, Suzuka e Adelaide.
 
2. Troque Phoenix por Laguna Seca, Budapeste por Turquia e Adelaide por Melbourne.
 
3. Publique.

Escrito por Fábio Seixas às 19h36

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Renovação insossa

A Toro Rosso vai manter sua dupla pro ano que vem: Buemi e Alguersuari.
 
Dois pilotos que não mostraram nada até agora _o espanhol, pelo menos, tem a desculpa de ter sido jogado na fogueira no meio da temporada.
 
Enfim, nada contra, Mateschitz e Tost certamente têm seus motivos. Mas o caráter de "escola" da Toro Rosso, a ideia de ser uma equipe que aposta alto em talentos (acertando ou errando), fica pelo caminho. Buemi e Alguersuari não fedem nem cheiram.

Escrito por Fábio Seixas às 18h21

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A foto

Escolhi essa porque me veio à cabeça o seguinte: "Deve ser loucamente frustrante para um piloto desses ter de voltar aos boxes a 40 km/h, de carona, numa scooter".

(Jose Jordan/France Presse)

Ah, sim: o personagem é Stoner, que abandonou a última etapa da MotoGP após cair, acreditem, na volta de apresentação. Coloquem mais uma tonelada de frustração na conta, pois.

O clique é de Jose Jordan, da France Presse.

Escrito por Fábio Seixas às 14h22

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Às cegas

Não vi a corrida da Stock. Mas fiquei perplexo com o que li sobre o vai-e-vem das punições em Brasília.
 
E como disso o amigo Bruno Vicaria, que estava lá em Brasília, isso só mostra que os comissários não assistem às corridas como deveriam.

Escrito por Fábio Seixas às 13h15

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PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


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