Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Dois pitacos

Raikkonen no WRC, correndo pela Citroen? Sensacional. Tomara que dê certo.
 
Force India com a mesma dupla em 2010? Compreensível, não tinha ninguém muito melhor no mercado...

Escrito por Fábio Seixas às 12h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, sono, saudade, Recife, coluna

Pois esta cidade que não anda e que trava quando meia dúzia de ruas é fechada receberá a Indy em 2010.
Loucura? Sim, enorme. (...)
E querem saber? Será um grande barato, daqueles para contar aos netos incrédulos em alguns bons anos. Loucura? Sim, enorme. Mas quem nunca viveu uma loucura divertida?

A coluna de hoje está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital, está na página D5.

Escrito por Fábio Seixas às 12h06

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

A volta do suíço

E o novo dono da Sauber é... Sauber.
 
Um alívio. É sempre bom ver gente do ramo no comando das equipes. O tal grupo de investimentos poderia trazer dinheiro, mas manter um time de F-1 pede mais do que isso. E não é só: esses grupos aparecem e somem ao sabor dos gráficos das Bolsas, aqueles mesmos que andam oscilando loucamente há algum tempo, Dubai que o diga.
 
A única condição exigida pela BMW é que Sauber consiga uma vaga no grid em 2010. Tarefa fácil. No comando da FIA, está um antigo aliado do suíço, Todt.

Aliás, não por coincidência, o motor da Sauber voltará a ser Ferrari.

Escrito por Fábio Seixas às 12h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Tchau, moto

A Indy vem a São Paulo em 2010? Então curtam.
 
Porque a MotoGP, que viria para Interlagos em 2011, não vem mais.
 
O motivo, os altos custos de adequação do circuito para uma prova no sentido horário.
 
A história foi levantada pela Natali Chiconi, no Tazio.

Escrito por Fábio Seixas às 17h35

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Auguri!

Um dos heróis deste blog, Zanardi anunciou que não correrá o WTCC em 2010.
 
"É uma pena, mas quando uma porta se fecha, outra maior pode se abrir", disse.
 
Várias abrirão, acho. Mas caso não aconteça, não tem a menor importância.
 
Em cinco temporadas no WTCC, Zanardi colecionou quatro vitórias.
 
E mesmo se não tivesse vencido nenhuma, também não teria importância.

O que importa apenas, e apesar dos pesares, é aquele seu sorriso permanente.
 
Zanardi é um baita campeão.

Escrito por Fábio Seixas às 14h03

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mãos à obra

Junte uma turma de loucos por automobilismo, algum conhecimento de informática e o Google Maps. Pronto, pululam na caixa de entrada e nos comentários no blog sugestões de traçados para a Indy em São Paulo.
 
É divertido. Vamos a alguns exemplos...
 
O desenho abaixo foi mandado pelo Marcelo Ferraz, que já atuou como comissário de pista no GP Brasil. Ele tomou como base a região do Anhembi, mas usando um trajeto diferente do proposto pelo Marcos Ferreira.
 
 
O João Fonseca e Silva sugere uma pista no Pacaembu. Acho inviável, as ruas por lá são muito estreitas. Mas lá vai...
 
 
Já para o Jason Gomes, bacana seria uma corrida no Ibirapuera. Também discordo, é uma região muito central da cidade, travaria tudo.
 
 
Mais um no Anhembi, obra do Rogério dos Santos Ferreira. "Os pontos em verde serão locais que precisarão de 'obras' para um nivelamento da pista. Fiz o trajeto 'ignorando' a Marginal Tietê, evitando o problema de fechá-la. Fica a sugestão, acho que vale até um prêmio da prefeitura pro projeto escolhido, claro", escreveu.
 
 
O Jorge também apostou no Anhembi, usando um trecho do Campo de Marte.
 

Os traçados do Marcos, no post anterior, e do Rogério me parecem os mais viáveis e interessante.
 
Em entrevista à Rádio Bandeirantes, hoje, Kassab falou no Anhembi, usando um trecho da marginal. Ou seja: se bobear, o desenho já está aqui no blog.

Escrito por Fábio Seixas às 12h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Esboços

Começou...
 
No blog do Victor Martins, um sugestão de pista de rua, no Parque do Ibirapuera, obra de Bruno Terena.

Por aqui, quem arregaçou as mangas foi o Marcos Ferreira: "Que tal esse layout de pista no Anhembi, pegando inclusive a Marginal? Medi no Google Maps e teria 5 km..."

Interessante. Até porque o Anhembi é a primeira opção dos organizadores.

Escrito por Fábio Seixas às 21h58

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ok, vá lá, São Paulo até pode ter espaço para uma pista de rua.
 
O problema é outro.
 
Na mais otimista, caridosa e poliana das hipóteses, um circuito urbano exige o fechamento das vias por quatro dias.
 
E quem conhece São Paulo, sabe o que acontece quando meia dúzia de ruas é bloqueada por qualquer motivo.

Escrito por Fábio Seixas às 20h17

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Indy in Sampa

O furo foi do amigo Victor Martins, no site Grande Prêmio, logo confirmado pela Prefeitura de São Paulo.

A abertura da Indy em 2010 será na capital paulista. Grande novidade? Sim, mas não é a maior.
 
A corrida, diz a prefeitura, será numa pista de rua. Onde? Ninguém explica.
 
O que acho? Que, nas próximas semanas, a prefeitura tentará de todo jeito convencer Ecclestone a liberar Interlagos _por contrato, o chefão da F-1 tem poder de vetar outras categorias de correrem por lá.

Escrito por Fábio Seixas às 19h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O país da F-1

O colaborador de hoje é o Marcelo Furlan: "Sou um assíduo leitor do seu blog e quero dar uma contribuição para a seção 'O país da F-1'... Esta foto é de uma pizzaria que fica na região de Santo André, SP, onde moro".

Aproveitando que Interlagos voltará a fechar a temporada em 2010, a Ferrari poderia encomendar lá seu jantar de fim de ano...
 
Valeu, Marcelo!

Escrito por Fábio Seixas às 13h54

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O alemão vem aí

Schumacher e Rubinho devem correr, como convidados, uma etapa do Trofeo Linea, categoria que será lançada por Massa no ano que vem.

A informação é de Bruno Vicaria, no Tazio.
 
A presença do alemão será, sem dúvida, uma extraordinária promoção (mundial) para o campeonato. Tudo na base da camaradagem, claro.
 
Tomara que dê certo. Não só esta como todas as outras categorias que Massa está lançando. Como a Stock e seus apêndices. Como a F-3. Todas, vejam só, organizadas por empresas privadas. Porque a CBA, há tempos, só sabe vistoriar (mal) circuitos e escalar (mal) comissários para as provas.

Escrito por Fábio Seixas às 12h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

40 hp de emoção

O Gordini deste que vos bloga foi tema de reportagem ontem, no "Limite", da ESPN Brasil.
 
O repórter é fraquinho, mas a turma da edição salvou. A matéria ficou bem legal.
 
Para conhecer mais sobre este carro lindo e cheio de história, o link é este aqui

Escrito por Fábio Seixas às 11h55

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop #126

 Segue o Pit Stop desta semana, com a informativa (e divertida) participação de Antonio Pizzonia...

A versão editada em capítulos está aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 09h11

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Pizzonia no Pit Stop

Vou avisar na véspera, porque amanhã cedo vai ser corrido: Antonio Pizzonia será o entrevistado desta terça-feira no Pit Stop, a partir das 10h30.

Para assistir ao vivo, é só clicar no link que aparecerá na homepage do UOL.
 
E, para participar com perguntas e comentários, o e-mail é o uolnewsformula1@uol.com.br

Escrito por Fábio Seixas às 20h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sobre Tarumã

Assisti ontem à corrida da Stock.
 
Vi algumas coisas feias. Como a levantada de pé do Serrinha na largada para prejudicar Maurício. Como o chega-pra-lá do Tarso no Maluhy. Como a falta de estrutura de Tarumã _não por acaso, a prova irá para o Velopark em 2010.
 
O título ficou com Cacá. De novo. E é merecido.
 
Cacá é o melhor piloto da Stock há anos, e é uma pena que tanta gente que não gosta do Galvão transfira essa antipatia para seu filho.

Escrito por Fábio Seixas às 12h31

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.