Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Na Granja

Vi a largada, Massa saindo à frente de Junqueira e depois perdendo posições para Meira e Christian.
 
A largada, com Massa à frente (Carsten Horst/Divulgação)
 
A equipe do ferrarista se recuperou e agora, às 17h04, lidera a prova.
 
O Sportv vira-e-mexe entra com flash direto de lá. Para acompanhar a cronometragem das 500 Milhas da Granja Viana, o site é este aqui. O Tazio, com Natali Chiconi in-loco, traz a história da prova, hora a hora.

Escrito por Fábio Seixas às 17h07

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Sábado, chuva, saudade, plantão, coluna

As estreantes Lotus, Campos, US F1 e Virgin já descobriram um dos caminhos mais eficientes para fazer dinheiro na categoria. Leiloar vagas. No sentido literal da expressão: quem pagar mais leva. Do ponto de vista ético, nada contra as equipes levantarem verba assim. Afinal, o negócio é honesto, diferentemente de tantas picaretagens que financiaram a brincadeira por anos e anos.

Mas, no campo esportivo, a prática cria aberrações. Dinheiro e talento nem sempre andam juntos. Na Campos, por exemplo, deve pintar o venezuelano Maldonado (apoiado por Chávez) ou o russo Petrov (bancado pelo petróleo russo). Quem viu a GP2 em 2009 sabe do que se trata.
 
A coluna desta semana fala sobre os vazios que ainda existem na lista de inscritos da F-1. A versão texto está aqui. Na Folha Digital, página D7. 

Escrito por Fábio Seixas às 10h54

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Raikkonen e o rali

Raikkonen assinou com a Citröen e vai correr o WRC em 2010.
 
Uma perda enorme para a F-1. Uma baita atração para o Mundial de rali.
 
Posso queimar os dedos, mas acho que ele vai se dar bem. A motivação, tão sumida nos últimos tempos de Ferrari, pelo menos estará lá.

Escrito por Fábio Seixas às 08h46

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Na mesa com Campos

Almoço, hoje, com Bruno Senna. Que sorria de orelha a orelha, demonstrava otimismo com a equipe, com a Dallara, com a estreia. O companheiro, diz, deve ser Maldonado ou Petrov. O anúncio acontecerá antes do Natal.
 
Mas a grande surpresa do início de tarde foi o chefe dele, Campos. Apesar de ter cruzado com ele inúmeras vezes em paddocks mundo afora, nunca havíamos conversado. Ótimo papo. Piloto da Minardi em 87 e 88, amigo do Senna-tio, desandou a falar.
 
Um trecho:
 
"Ayrton ensinou a todos nós o que era ser piloto de F-1. Naquela época, caras como eu, Mansell, Prost, Nanini, Piquet... A gente saía do carro, passava as impressões pro engenheiro de pista e uma hora depois estava indo embora do autódromo. O Ayrton ficava lá horas, ficava a noite toda, atrás de um detalhe que rendesse um décimo na pista. Ele mudou a maneira de trabalhar na F-1, ensinou como tínhamos que fazer. De certa forma, ele extingiu a função de engenheiro de pista. Os pilotos, a partir dele, têm que ser engenheiros também (...) Senna era um perfeccionista, vivia para correr. Acho que ele não era um homem feliz, então colocava todos os seus esforços na F-1 para tentar extrair dali algo de positivo, que lhe desse uma satisfação. Mas sempre achei que ele não era um homem feliz. Mesmo na F-1, ele amava o carro e a competição, mas não gostava de toda a política que havia em volta. Acho que ele correria mais um ano na F-1 e pararia."

Campos ainda o comparou com Alonso, que conhece muitíssimo bem _foi o "descobridor" do bicampeão da F-1. E falou de suas expectativas sobre o convívio do bicampeão com Massa em Maranello.
 
"Senna era um piloto muitíssimo esforçado, um trabalhador incansável. Já Alonso é um matador. É muito agressivo e tem muito feeling. Quando ele diz que vai ganhar uma corrida, ele ganha. Quando ele sabe que vai fazer uma pole, ele faz. Ele tem essa percepção perfeita de como o carro está. E sabe também que consegue tirar mais meio segundo, por talento natural. Massa é rápido, e a equipe está apaixonada por ele. Alonso tem a capacidade de fazer a equipe funcionar. Se o Massa for esperto, ele pode se beneficiar muito disso. Não sei se será pacífico, mas será divertido."

Escrito por Fábio Seixas às 16h27

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A 13ª equipe

A Sauber será a 13ª equipe no grid. Não era segredo, faltava o oficial, que veio hoje por meio de um comunicado da FIA.
 
Que bom. Pela estrutura que tem, seria uma pena a equipe ficar fora da F-1. E o número 27, mítico, voltará ao grid,
 
O motor, eu já escrevi aqui, será Ferrari.

Escrito por Fábio Seixas às 16h12

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Jerez, dia 3

Foi assim o terceiro e último dia de testes da molecada em Jerez:
 
1º. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min17s418 (77 voltas)
2º. Paul Di Resta (ING/Force India), 1min18s736 (53)
3º. Gary Paffett (ING/McLaren), 1min18s746 (59)
4º. Mike Conway (ING/Brawn), 1min19s096 (77)
5º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min19s226 (106)
6º. Bertrand Baguette (BEL/BMW), 1min19s356
7º. Oliver Turvey (ING/McLaren), 1min19s358 (32)
8º. Marcus Ericsson (SUE/Brawn), 1min19s382 (49)
9º. Lucas Di Grassi (BRA/Renault), 1min19s602 (123)
10º. J.R. Hildebrand (EUA/Force India), 1min19s873 (41)
11º. Pablo Sánchez López (MEX/Ferrari), 1min21s452 (39)
12º. Daniel Zampieri (ITA/Ferrari), 1min21s279 (42)
13º. Marco Zipoli (ITA/Ferrari), 1min21s725 (41)
14º. Brendon Hartley (NZL/Toro Rosso), 1min22s493 (50)
15º. Mirko Bortolotti (ITA/Toro Rosso), 1min23s271 (34)
16º. Ho-Pin Tung (CHN/Renault), 1min32s477 (40)
 
"Hoje foi um dia cheio. Completei mais de 120 voltas. Testamos muitas coisas diferentes, fizemos alguns trabalho de performance, completei trechos longos e ainda fiz simulações para 2010. Foi bom voltar a um carro de F-1, esta programação me deu uma experiência valiosa. Conseguimos completar os objetivos da semana e espero que tudo o que aprendemos seja útil para o desenvolvimento do próximo carro", disse Di Grassi, no comunicado da Renault.
 
Eu esperava, admito, um desempenho melhor dele. Mas levando em conta que em 2009 a Renault tomou pau de Red Bull, Brawn, Williams e McLaren, o tempo não foi dos piores.

Escrito por Fábio Seixas às 15h50

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Jerez, dias 1 e 2

O artigo 22 do regulamento esportivo da F-1 estipula a proibição dos testes durante a temporada, com duas exceções.
 
A primeira, eventos de demonstração, desde que os carros estejam equipados com pneus especiais para este fim.

A segunda, trabalhos com pilotos que não tenham disputado nenhum GP ou treinado por mais do que quatro dias nos 24 meses anteriores.
 
Por isso, Jerez foi invadida por uma molecada nova nesta semana.
 
Ontem, a folha de tempos ficou assim:
 
1º. Andy Soucek (ESP/Williams), 1min19s168 (87 voltas)
2º. Paul Di Resta (ING/Force India), 1min19s369 (46)
3º. Gary Paffett (ING/McLaren), 1min19s426 (54)
4º. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min19s534 (113)
5º. Jules Bianchi (FRA/Ferrari), 1min19s626 (91)
6º. Mike Conway (ING/Brawn), 1min19s920 (58)
7º. Alexander Rossi (EUA/BMW), 1min20s227 (82)
8º. Marcus Ericsson (SUE/Brawn), 1min20s333 (50)
9º. Bertrand Baguette (BEL/Renault), 1min20s511 (105)
10º. J.R. Hildebrand (EUA/Force India), 1min20s537 (49)
11º. Oliver Turvey (ING/McLaren), 1min20s856 (27)
12º. Brandon Hartley (NZL/Toro Rosso), 1min21s325 (69)
 
Hoje, foi assim:
 
1º. Gary Paffett (ING/McLaren), 1min18s718 (80 voltas)
2º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min19s184 (94)
3º. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), 1min19s243 (94)
4º. Paul Di Resta (ING/Force India), 1min19s411 (58)
5º. Esteban Gutierrez (MEX/BMW), 1min20s190 (68)
6º. Mike Conway (ING/Brawn), 1min20s222 (83)
7º. Markus Ericsson (SUE/Brawn), 1min22s440 (37)
8º. J.R. Hildebrand (EUA/Force India), 1min20s517 (50)
9º. Jules Bianchi (FRA/Ferrari), 1min20s586 (113)
10º. Lucas Di Grassi (BRA/Renault), 1min20s898 (55)
11º. Ho-Pin Tung (CHI/Renault), 1min21s492 (67)
12º. Mirko Bortolotti (ITA/Toro Rosso), 1min21s761 (79)
 
É difícil tirar conclusões, ninguém sabe ao certo o que cada equipe está testando ou se os únicos testados são os pilotos.
 
Mas, para Di Grassi, seria bem interessante andar melhor na quinta-feira.
 
(Em tempo: no comunicado divulgado pela Renault, o brasileiro afirma que seu trabalho do dia foi focado em 2010, com sequências longas de voltas e bastante combustível no tanque.)

Escrito por Fábio Seixas às 15h35

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Vermelhinho

Bianchi assina contrato de longo prazo com a Ferrari, gritam sites mundo agora.
 
Em 2010, ele correrá na GP2 pela ART _pintou o campeão, pois. 
 
No comunicado da escuderia, ele fala em "primeiro passo de uma longa jornada".
 
Previsível. Tão previsível que foi uma das possibilidades comentadas no Pit Stop de ontem. E a comparação com Massa é inevitável: ele segue exatamente a mesma trajetória do brasileiro, com a benção dos Todt.

Escrito por Fábio Seixas às 12h56

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Pit Stop #127

O Pit Stop desta semana falou de Jerez, da lista de inscritos, de Massa, de Felipinho, de kart, de Keke Rosberg.

Lá vai...

Escrito por Fábio Seixas às 16h15

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Dia de Pit Stop

Tem Pit Stop ao vivo, no UOL, às 10h30.
 
Para participar, o e-mail é uolnewsformula1@uol.com.br
 
O link para o ao vivo estará na home do UOL assim que o programa começar.

Escrito por Fábio Seixas às 09h15

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Boas novas

Em meio a tantos comunicados chatos, como é bom receber algo assim:
 
"Felipe Bassi Massa, primeiro filho de Felipe e Anna Raffaela Bassi Massa, nasceu às 18h27 desta segunda-feira na maternidade do Hospital Albert Einstein, Morumbi, Zona Sul de São Paulo. Submetida a uma cesariana, a mãe passa bem. A criança, que também apresenta excelente estado de saúde, nasceu com 49 cm de altura e 3,370 kg de peso."

Parabéns aos Massa e aos Bassi. E toda a sorte do mundo ao Felipinho!

Escrito por Fábio Seixas às 21h00

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Os números de 2010

A FIA divulgou a relação das equipes inscritas para o próximo Mundial de F-1, com a numeração dos pilotos. Ei-la:
 
Vodafone McLaren Mercedes
1. Jenson Button
2. Lewis Hamilton

Brawn GP Formula One Team (há pedido de mudança de nome para Mercedes Grand Prix)
3. Nico Rosberg
4. A confirmar

Red Bull Racing
5. Sebastian Vettel
6. Mark Webber

Scuderia Ferrari Marlboro
7. Felipe Massa
8. Fernando Alonso

AT&T Williams
9. Rubens Barrichello
10. Nico Hulkenberg

Renault F1 Team
11. Robert Kubica
12. A confirmar

Force India F1 Team
14. Adrian Sutil
15. Vitantonio Liuzzi

Scuderia Toro Rosso
16. Sébastien Buemi
17. A confirmar

Lotus F1 Racing
18. A confirmar
19. A confirmar

Campos Meta 1
20. A confirmar
21. Bruno Senna

US F1 Team
22. A confirmar
23. A confirmar

Virgin Racing
24. Timo Glock
25. A confirmar

Rápidas considerações:

Manor? Não. Virgin. Acostume-se a este nome; 

E o Alguersuari? Já não estava confirmado na Toro Rosso? Pelo visto, não;

A partir de agora, torço ainda mais para a Sauber conseguir entrar nessa turma. Seria especial ver de volta o mítico número 27;

É claro que ele já sabia disso, mas deve ter doído em Hamilton ver seu nome ao lado do número 2.

E vocês, o que acharam?

Escrito por Fábio Seixas às 16h53

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Em forma

Schumacher venceu a primeira, no Desafio das Estrelas, com uma ultrapassagem dupla sobre Meira e Liuzzi no fim.
 
Chegou em segundo na última prova, largando em oitavo e só ficando atrás do anfitrião, Massa.
 
Mais velho na pista, aposentado, com kart idêntico aos de todos os outros pilotos, levou a taça.
 
Essa é para aqueles que ainda insistem em dizer "ah, mas ele sempre correu por equipe boa"...
 
Schumacher, em Florianópolis (Miguel Costa Jr/VIPCOMM)

Escrito por Fábio Seixas às 13h12

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PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


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