Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Volta virtual

Quer dar uma volta virtual no circuito da Indy em São Paulo?
 
É só clicar aqui.
 
Se a simulação for fidedigna, as ultrapassagens serão raridade, mas os toques no muro acontecerão aos montes...

Escrito por Fábio Seixas às 12h34

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Sábado, chuva, frio, bobó de camarão, coluna

O olhar de Schumacher não brilha. O olhar de Schumacher observa, excelso. Mira, cuidadoso, cada um dos presentes. Escaneia o ambiente, cada canto. Saboreia, voraz, o momento: as câmeras, os holofotes, os microfones. Mas não se satisfaz, longe disso. Porque, acima de tudo, o olhar de Schumacher revela fome. Muita fome.

A coluna de hoje fala sobre a apresentação da Mercedes e as impressões deste que vos bloga sobre a motivação de Schumacher nesta volta às pistas.
 
O texto está aqui. Na Folha Digital, página D5.

Escrito por Fábio Seixas às 12h04

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Bilheteria aberta

Post de utilidade pública, moçada. Até porque não aguento mais receber e-mails perguntando sobre isso.
 
Os ingressos para a etapa brasileira da Indy, nos dias 13 e 14 de março, começam a ser vendidos nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, pelo site oficial da corrida e pelo Livepass.
 
As opções são as seguintes, segundo informações da assessoria da prova:
 
Setor 14 Bis, R$ 100: arquibancada descoberta, em estrutura tubular, localizada na saída da "curva 14 Bis", com ampla visibilidade da saída dos pits

Setor Vitória, R$ 250: arquibancada descoberta, em estrutura tubular, localizada na "Curva da Vitória"

Setores azul, vermelho e rosa, R$ 250: arquibancadas descobertas, em alvenaria, localizadas na "Reta do Sambódromo", com ampla visibilidade da largada, chegada e da entrada do "S do Samba"

Setor verde, R$ 250: arquibancada descoberta, em alvenaria, localizada na "Reta do Sambódromo", com ampla visibilidade da largada e da chegada

Setores amarelo, roxo, cinza e laranja, R$ 250: arquibancadas descobertas, em alvenaria, localizadas na "Reta do Sambódromo", com ampla visibilidade da saída da "Curva da Vitória"
 
Setor branco, R$ 400: arquibancada descoberta, em alvenaria, localizada na "Reta do Sambódromo", com ampla visibilidade da largada, chegada, entrada do "S do Samba" e em frente ao pódium

Setores preto e arena, R$ 500: arquibancadas cobertas, em estrutura tubular com cadeiras, localizada no "S do Samba", com visão da "Curva do Mergulho"

Se você for comprar, volte aqui para dizer se tudo funcionou bem.

Escrito por Fábio Seixas às 17h56

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Do banco para o aquecimento

A Stefan GP anunciou hoje que chegou a um acordo de "parceria técnica" com a Toyota, de quem comprou o espólio na F-1.
 
"A Stefan GP já deixou claro seu desejo de correr no Mundial e acabou de fechar uma parceria técnica com a Toyota Motorsports", diz o curto comunicado.
 
O carro da equipe já passou pelo crash-test.
 
Equipe, diga-se, que não tem vaga no grid para 2010. Ainda.
 
Porque a cada dia que passa, acredito mais no sérvio do que nos espanhóis da Campos...

Escrito por Fábio Seixas às 12h37

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Carro novo: McLaren

Eis o MP4/25...
 
 
 
 
 
 
E confesso que havia tempos eu não ficava tão surpreso ao ver um novo carro.
 
Sim, o Brawn foi revolucionário, mas só começamos a desconfiar disso após os primeiros GPs. Este modelo da McLaren é diferente já no visual. Porque mantém a barbatana que virou moda em 2008, mas com um perfil mais uniforme, mais integrado a toda a carenagem, tornando a entrada de ar sobre a cabeça do piloto apenas parte do apêndice, não o topo do carro.
 
Interessante.
 
E é bom não esquecer que o motor ali atrás ainda é Mercedes, o melhor do ano passado. Se os projetos mecânicos e aerodinâmicos realmente ajudarem, será uma enorme força no Mundial.
 
Hamilton e Button terão ainda um carro com um bico à la Red Bull, como a Ferrari. Ah, sim: o prateado continua. E aqui revelo minha frustração: tradicionalista chato que sou, torcia por um carro laranja.
 
Daqui a pouco, a comparação com o McLaren de 2009. 

Escrito por Fábio Seixas às 12h26

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A velha e a nova

O Christiano Almeida arregaçou as mangas e colocou lado a lado fotos dos carros da Ferrari de 2009 e de 2010.
 
Não se atenham às dimensões. Por exemplo, o carro deste ano é mais longo mas nas fotos, distribuídas pela Ferrari, isso não aparece. Mas vale a pena para comparar as linhas. Além do bico mais alto, a F10 é mais robusta, culpa do tanque maior.
 
Lá vai...
 
 
 
 

Escrito por Fábio Seixas às 16h13

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Carro novo: Ferrari

Pela manhã, eu estava por aqui...
 
Interlagos, nesta quinta-feira
 
Por isso só agora tive tempo de comentar isso aqui...
 
 
 
 
 
Esta é a F10, que nasce com a pesada tarefa de apagar o vexame da Ferrari em 2009, quando foi apenas a quarta colocada no Mundial de Construtores.
 
O que mais chama a atenção, claro, é o bico, mas afilado que o de suas antecessoras. Já vi gente por aí lembrando da Red Bull do ano passado. Ótima lembrança. E copiar Newey é sempre uma boa.
 
Segundo Domenicali, este carro pode devolver à Ferrari a "competitividade que ela merece".
 
Domenicali falou mais: "Temos dois novos pilotos. Por que dois novos pilotos? Temos o Fernando Alonso, um bicampeão mundial, e eu diria que será tricampeão. Ele já aparece entre os maiores campeões da história e chega aqui no momento certo. E quanto a Felipe, estamos falando de um novo Felipe. Após o drama da temporada passada, ele tem todos os recursos para provar que é um piloto especial, que pode retomar o caminho que o destino interrompeu na Hungria".
 
O primeiro teste será na segunda-feira, em Valência, com Massa ao volante.

Escrito por Fábio Seixas às 12h53

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Prepare o despertador

Preparado para acordar cedo nesta quinta-feira? O motivo é bom.

A Ferrari promete mostrar seu novo carro no seu site oficial, a partir das 7h30, horário de Brasília.
 
É só clicar aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 17h24

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Dinheiro russo

A "Autohebdo" é tradicionalíssima no automobilismo e cravou Petrov na Renault.
 
Ele levaria € 15 milhões, vindo da petrolífera Gazprom e do banco Sberbank. A Renault, é bom lembrar, não é mais uma equipe 100% P.M. (Pura de Montadora). Há um fundo de investimento por lá, daí a mudança no enfoque para contratar o segundo piloto.
 
Em sendo verdade, será ótima notícia para Petrov, boa notícia para a Renault, mais um baque para a Campos, que estava de olho nesta graninha russa.
 
Campos, aquela que não participará da pré-temporada e que só deve anunciar o segundo piloto no Bahrein. Se é que chegará lá. Já tenho enormes dúvidas...

Escrito por Fábio Seixas às 12h55

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Pit Stop #131

O Pit Stop de hoje teve a participação do Gabriel Dias, que correrá na divisão principal da F-3 inglesa nesta temporada. Com uma novidade: o campeonato deste ano será composto de dez rodadas triplas. Vale a pena acompanhar as explicações dele.

O programa ainda falou bastante de Schumacher, Massa, Alonso, Barrichello, Indy em São Paulo...
 
Mas o ponto alto foi o "Naftalina". Porque há exatos 35 anos, em 26 de janeiro de 1975, Interlagos vivia um dia histórico: a única vitória de Pace na F-1, com Emerson em segundo. As imagens são sensacionais.
 
Lá vai...

Escrito por Fábio Seixas às 16h23

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Muda, muda, muda...

O sistema de pontuação anunciado pela FIA outro dia já vai mudar. Em vez do 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1, as equipes querem 25-18-15-12-10-8-6-4-2-1. A entidade deve acatar, na segunda-feira.
 
As equipes também querem uma mudança na utilização dos pneus. Os dez primeiros colocados no grid seriam obrigados a largar com os pneus usados no Q3. Da mesma forma, a ideia será submetida à Comissão de F-1 e ao Conselho Mundial, na semana que vem, porém isso é mera formalidade. Deve passar.
 
Lembrando ainda que não haverá reabastecimento, que os carros terão entre-eixos maior, que os pneus dianteiros serão mais estreitos, que o treino oficial mudou...
 
Mesmice é um saco, com o perdão da expressão. Mudanças são sempre bem-vindas. Mas seria interessante que a FIA batesse o martelo e publicasse logo, de vez, o regulamento definitivo da F-1 para 2010. Seria interessante que o público pudesse começar a entender o esporte que deseja acompanhar.
 
Depois, reclamam que a F-1 vem perdendo audiência.

Escrito por Fábio Seixas às 14h16

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Post 2 em 1

Aniversário de avó é sagrado, por isso desliguei o computador no fim da tarde de ontem e só agora voltei à ativa. Jose Maria Lopez na USF1? Bom, é mais um exemplo de piloto pagante. Ele correu na GP2 em 2006, quando chegou a fazer testes para a Renault, depois passeou por TC2000, FIA GT... E agora reaparece na F-1. Ou não. Porque é uma incógnita, como sua equipe.
 
Mais sobre este e outros assuntos no Pit Stop, daqui a pouco, às 10h30, no UOL. O terceiro elemento na bancada será Gabriel Dias, que corre a F-3 inglesa.
 
Para participar com perguntas e comentários, o e-mail é uolnewsformula1@uol.com.br
 
Até já.

Escrito por Fábio Seixas às 09h14

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Bye, bye

Não sei se existe algum fã da Toyota.
 
Mas é muitíssimo simpática esta iniciativa da equipe para se despedir dos torcedores.

Escrito por Fábio Seixas às 13h49

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Carro novo: Mercedes

A Mercedes mostrou hoje como será o MGP W01, o carro para 2010, a volta da flecha de prata. Este abaixo é, na verdade, o carro da Brawn, pintado com as cores da próxima temporada. O modelo novo só aparecerá em Valência, na segunda-feira que vem...
 
Nico Rosberg e Michael Schumacher, no lançamento do carro da Mercedes (Bernd Weissbrod/Efe)
 
O evento aconteceu hoje, no fantástico museu da montadora, em Stuttgart. E, é claro, mais do que o carro, o que chamou a atenção foi aquele senhor sentado ali à direita, Michael Schumacher.
 
"Estou completamente comprometido com esse novo desafio. Esta temporada é um recomeço para mim e estou muito motivado. Estou num time campeão, em todos os sentidos, e mal posso esperar para acelerar este carro em Valência", disse o heptacampeão mundial.
 
Tremei, concorrência...

Escrito por Fábio Seixas às 09h54

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PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


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