Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Jerez, dia 4

Mais uma vez, o dia foi mascarado por um tanque vazio. Desta vez, de Hamilton, que no finalzinho da sessão em Jerez derrubou, por três vezes, o melhor tempo da semana.
 
Massa foi o piloto que mais andou: 160 voltas. Mas merecem destaque Schumacher e Barrichello, que pela primeira vez na pré-temporada ocuparam as primeiras posições por alguns instantes. Bom sinal, para ambos.
 
Aos tempos:
 
1º Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min19s583
2º Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min20s180
3º Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min20s341
4º Robert Kubica (POL/Renault), 1min20s358
5º Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min20s613
6º Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s203
7º Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min21s485
8º Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min22s134
9º Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 1min22s912
10º Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min24s072
 
Os testes voltam na quarta-feira, lá mesmo em Jerez.

Escrito por Fábio Seixas às 18h48

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Sábado, folia, sol, feriadão, coluna

O discurso de uma F-1 mais humilde descambou para a falta de qualidade.
Entre as 11, 12 ou 13, não estarão mais BMW, Toyota e Renault -não se deixe enganar, a marca francesa tornou-se agora apenas sócia minoritária de um fundo luxemburguês.

A coluna de hoje fala tudo o que deu errado no plano de Mosley de ampliar o grid. A versão texto está aqui. Na Folha Digital, pág. D3.

Escrito por Fábio Seixas às 12h05

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Carro novo: Lotus

E hoje foi a vez de a Lotus mostrar o seu carro...
(Divulgação)
(Divulgação)
(Divulgação)
 
O modelo T127 já fez um shakedown em Silvestone e deve treinar na semana que vem, em Jerez.
 
No projeto, nada que chame a atenção. No layout, parabéns a quem teve a sacada de pintar o carro com o "british green".
 
Sim, continuará sendo um sacrilégio fazer qualquer relação entre esta Lotus e aquela, Mas pelo menos o carro ficou bonito.

Escrito por Fábio Seixas às 18h05

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Jerez, dia 3

Um dia perdido em Jerez. Ou alguém acha que o Alguersuari vai andar na frente no campeonato?
 
O espanhol cravou 1min19s919 logo no começo da sessão. Com 15 minutos, começou a garoar. A chuva apertou à tarde e aí, babau, ninguém melhorou os tempos.
 
Massa foi o quarto. Barrichello, que chegou a rodar e a provocar uma bandeira vermelha, fez o oitavo tempo. Di Grassi ficou quase o dia todo nos boxes, esperando a chegada de novas peças depois que Glock, ontem, perdeu a asa dianteira. Deu apenas oito voltas, ficou a mais de 17 segundos da melhor marca.
 
Aos tempos:
 
1º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min19s919 (76 voltas)
2º. Pedro De la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min20s736 (58)
3º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min21s428 (48)
4º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min21s603 (72)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s783 (59)
6º. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min22s000 (68)
7º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min22s820 (53)
8º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min23s217 (120)
9º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min23s985 (68)
10°. Lucas di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 1min37s107 (8)
 
Di Grassi, em Jerez, nesta sexta (Tiago Rafael/Tazio)

Escrito por Fábio Seixas às 14h20

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Fala, Alonso

Trecho de comunicado de imprensa da Ferrari nesta quinta-feira:

"Alonso foi questionado sobre um artigo na imprensa espanhola que, incorretamente, reproduziu algumas declarações de Massa numa entrevista a um site brasileiro. 'Não tenho ideia do que eles estão falando. A gente se preocupa tanto com essas coisas na equipe!', disse Fernando, ironicamente. 'Eu me senti confortável desde o primeiro momento aqui. É como estar em casa.'"

É... Fim de papo. Até o próximo.

Alonso, nesta quinta, em Jerez (Miguel Angel Morenatti/AP)

Escrito por Fábio Seixas às 17h03

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Bilheteria

A organização da corrida da Indy em São Paulo informa que já não há mais ingressos para os setores 14 Bis, Azul e Tietê. Em resumo, os ingressos de R$ 100 estão esgotados.

As entradas mais baratas, agora, são as de R$ 250.
 
Mais informações, no site da São Paulo Indy 300, aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 16h42

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Jerez, dia 2

Tempo seco em Jerez, e Buemi liderou os tempos durante quase todo o dia.

O "quase" ficou por conta de Kobayashi. Que, no finalzinho da sessão, na última volta, entrou na casa de 1min19s e cravou todo mundo. Claramente, com pouquíssima gasolina.

Button andou bem. Schumacher e Alonso foram discretos. Glock ficou a mais de 10 segundos do melhor tempo, com apenas 11 voltas completadas _foi apenas o segundo dia de testes da vida da equipe, não se esqueçam.

Schumacher, nesta quinta, em Jerez (Cristina Quicler/France Presse)

Aos tempos:

1°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min19s950 (103 voltas)
2°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min20s026 (121)
3°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min20s618 (83)
4°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min20s629 (67)
5°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min20s754 (80)
6°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min21s083 (124)
7°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min21s424 (129)
8°. Robert Kubica (POL/Renault), 1min22s003 (103)
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s043 (99)
10°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min29s964 (11)

Amanhã, três brasileiros na pista: Massa, Barrichello e Di Grassi.

Escrito por Fábio Seixas às 14h25

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Jogo sujo

Uma das coisas mais idiotas que aconteceram nos últimos anos foi o duelo sujo entre as imprensas inglesa e espanhola em 2007, quando Hamilton e Alonso dividiram a McLaren.
 
Sujo porque distorcia qualquer declaração ou ato do piloto "inimigo". Sujo porque extrapolava o relato dos fatos ou a análise para comprar uma briga que, na verdade, era apenas dos dois pilotos. Sujo porque interferiu no esporte, atrapalhando os dois personagens, mudando o rumo do Mundial. Uma coisa é informar, outra é querer ser parte atuante. E quando jornalista quer virar notícia, há algo de errado, diz um velho ditado das redações.

Pois parece que alguns coleguinhas espanhóis, ainda neófitos na cobertura extensiva da F-1, gostaram dessa bobagem. E estão querendo reviver o clima, começando a pegar pesado contra Massa, tentando fazer do brasileiro o "inimigo" da vez.
 
O "Mundo Deportivo" de hoje publica um editorial com o título "¿Por qué no te callas?", atacando Massa por sua entrevista ao UOL. O foco da ira, o momento em que Massa diz que Alonso precisa aprender a trabalhar na Ferrari.
 
Ué, qual é o problema? Qual é a mentira? 
 
Quem viu a entrevista, seis posts abaixo, sabe que não há nenhum espírito belicista na declaração. Foi apenas um diagnóstico sobre o início de trabalho de um piloto numa equipe nova. O trecho que mais irritou os espanhóis é este aqui.
 
Ou o editorialista do "Mundo Deportivo" não viu a entrevista ou está agindo de má-fé. Em qualquer dos casos, faz mau jornalismo.
 
Que Massa não entre nessa onda. E duvido que vá entrar, aliás. Ele é inteligente, experiente, da paz, sabe que isso só atrapalharia a equipe. E também duvido que a imprensa brasileira embarque. 
 
Modéstia e diferenças pessoais à parte, embora muitas vezes sejamos tratados como periferia nos paddocks mundo afora, os brasileiros sabemos cobrir F-1.

Escrito por Fábio Seixas às 11h04

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Saída à alemã

Segundo o "As", que vem dando um banho de cobertura na crise da Campos, a equipe arrumou um saída. À alemã.
 
O time foi vendido para a Volkswagen, diz o diário espanhol. José Ramón Carabante, acionista majoritário da Campos, teria desembolsado € 6 milhões à Dallara para garantir os carros no Bahrein (sabe-se lá com que nome) e, é claro, seria reembolsado pela montadora em algum momento.
 
Este 2010 funcionaria na verdade como um enorme treino para o time, que deve assumir totalmente a identidade do V e do W em 2011. O homem por trás de toda essa amarração, Ecclestone.
 
Alguns pitacos:
A Voks por ora nega tudo. Mais, aqui.
 
Se isso for realmente confirmado, Bruno merece soltar rojões, com motivos. Em poucos dias, ele teria ido do tudo para o nada para o mais que tudo. Alívio é uma sensação deliciosa;
 
O senão seria o nome do seu novo chefe: Colin Kolles, um cara que não é exatamente conhecido pela ética, pelo respeito e pelos bons modos;
 
Como escrevi no início do post, o "As" está bem nesta cobertura. Mas depois de tantos anos ouvindo rumores sobre a chegada da VW à F-1, e depois da negativa da montadora, convém ficar de pé atrás;
 
Se a Campos/VW for confirmada no grid, a esperança da Stefan GP recai sobre o fiasco da USF1. O que não é uma má aposta, diga-se.
 

Escrito por Fábio Seixas às 10h19

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Jerez, dia 1

Começou a bateria de testes em Jerez de la Frontera. Que teve chuva após a primeira hora de treinos.
 
Resultado: os tempos obtidos logo no comecinho da sessão, com pista seca, perduraram. E coube a um oportunista Rosberg colocar a Mercedes pela primeira vez no topo de uma folha de tempos. Amanhã, é a vez de Schumacher testar.
 
Button, em Jerez, nesta quarta (Jaro Muñoz/Efe)
 
O RB6 teve problemas. Um vazamento de óleo deixou Webber pela pista, causando uma bandeira vermelha.
 
1°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min20s927 (57 voltas)
2°. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min21s031 (84)
3°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min22s243 (118)
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min22s895 (88)
5°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min23s287 (55)
6°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min24s947 (68)
7°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min24s968 (71)
8°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min25s440 (27)
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min26s502 (50)
10°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min38s734 (5)
 
Brasileiros? Só a partir de sexta. E serão os três de uma vez: Massa, Barrichello e Di Grassi.

Escrito por Fábio Seixas às 14h52

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Carro novo: Red Bull

Sim, faltava o carro da Red Bull. Não falta mais...
 
Webber e Vettel revelam o RB6 (Marcelo del Pozo/Reuters)
 
Este aí em cima é o RB6, que nasce com a difícil missão de repetir o sucesso do carro de 2009, um modelo que ditou padrões na F-1. A nova cria de Adrian Newey segue a linha do bico alto e adota a carenagem do motor à la McLaren, chegando até a asa traseira.
 
Em se tratando de Newey, é bom prestar muita atenção. O carro, aliás, já está na pista molhada de Jerez, com Webber ao volante.

Escrito por Fábio Seixas às 12h59

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A Indy e o laudo

Está na Folha de hoje, reportagem assinada por este que vos bloga: a FIA (leia-se a turma de Ecclestone) pode não dar o laudo de segurança para o circuito do Anhembi. A justificativa, a inexistência (ainda) de uma pista para vistoriar, o corre-corre das obras. O motivo real, a insatisfação do inglês com a realização da corrida na cidade, que também abriga a sua F-1.
 
Sem a aprovação da FIA, a CBA não pode atuar no evento, sob o risco de sofrer sanções. Caberia aos organizadores, então, buscarem apoio em outro canto. E, talvez, arcarem com as consequências de realizarem uma prova que a FIA veria como "clandestina". Porque a corrida acontecerá, isso está fora de questão.
 
A vistoria de Charlie Whiting, velho parceiro de Ecclestone, acontecerá na semana depois do Carnaval. E até lá, com certeza, muitas cabeças vão esquentar, muita conversa vai acontecer. Esperemos.

Escrito por Fábio Seixas às 12h49

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Carro novo: Force India

Eis o  VJM03...
 
O VJM03 (Force India)
O VJM03 (Force India)
 
O modelo 2010 da Force India, que será pilotado por Sutil e Liuzzi, foi apresentado hoje. Bico alto, carenagem traseira prolongada. Essa é a cara do carro do time indiano, é a cara da F-1 neste início de ano, pelo menos.
 
Segundo Mark Smith, projetista do modelo, o VJM3 é filho direto do carro do ano passado, que andou bem, que conseguiu um pódio em Spa.
 
Se este andar tão bem quanto aquele, sorte dos indianos. O azar deles é que equipes que ficaram para trás em 2009, e que na segunda metade do Mundial já pensavam em 2010, devem reagir. E aí, tudo ficará mais difícil.
 
Ah, sim: há um videozinho sobre o lançamento, aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 14h30

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Pit Stop #133

A 133ª edição do Pit Stop foi especial. Na bancada, Felipe Massa, à véspera de embarcar para a Europa para mais uma bateria de testes, muito trabalho, reuniões. Ele não volta tão cedo e, talvez por isso, falou bastante. 

Sobre Alonso: "Ele está chegando. Entendo o potencial de cada piloto, mas o Alonso está entrando agora na Ferrrari. É uma equipe nova e ele vai ter que seguir o modelo de trabalho que a equipe já tem".
 
Sobre o Mundial: "Acho que teremos uma briga muito interessante. Tem muitas equipes disputando, e isso é legal para quem está assistindo. O que aconteceu em 2008, com o campeonato sendo decidido na última curva, pode acontecer de novo. Por isso temos de trabalhar, porque tem muita gente boa".

Disse ainda que Schumacher foi filar um rango na Ferrari em Valência e que não guarda rancores de Nelsinho. "Ele pagou pelo que fez".
 
A íntegra do programa está aqui...

Escrito por Fábio Seixas às 12h55

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Sem fundos

E de repente pode surgir uma nova/velha vaga na F-1.
 
A Renault ainda não recebeu a grana prometida por Petrov, e o russo pode levar um pontapé nos fundilhos antes mesmo de estrear na categoria.
 
O preço da vaga, € 15 milhões. Petrov não conseguiu nem metade do dinheiro até agora. A data-limite dos primeiros 50% é 1º de março.

Escrito por Fábio Seixas às 14h00

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PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


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