Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Barcelona, dia 3

Com tanque claramente vazio e aproveitando um período de pista seca numa manhã que teve asfalto molhado, Rosberg foi o mais rápido deste sábado em Barcelona.
 
À tarde, as condições voltaram a melhorar, e alguns pilotos subiram na folha de tempos, casos de Petrov, Button e Massa.
 
Buemi, Button, Rosberg e Barrichello foram os responsáveis pelas bandeiras amarelas do dia. O brasileiro, escapou e ficou atolado na brita. Os demais, sofreram com panes em seus carros.
 
Aos tempos:
 
1º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min20s686 (128 voltas)
2º. Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1min21s413 (106)
4º. Jenson Button (ING/McLaren), 1min21s450 (101)
3º. Rubens Barrichello (BRA/Williams), 1min21s975 (105)
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min22s344 (115)
6º. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min22s523 (68)
7º. Adrian Sutil (ALE/Force India), 1min22s606 (61)
8º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 1min23s123 (51)
9º. Jarno Trulli (ITA/Lotus), 1min25s059 (102)
10º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1min26s216 (105)
11º. Timo Glock (ALE/Virgin), 1min26s305 (31)

Escrito por Fábio Seixas às 14h39

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sábado, plantão, festa, coluna

A primeira incursão da categoria no Brasil, cinco corridas entre 1996 e 2000, lembra o caso do cadáver com causa mortis indefinida porque, afinal, colecionava doenças.

A coluna desta semana tenta traçar um paralelo entre a Indy que correu no Rio e a Indy que vai correr em São Paulo. Em dez anos, quase tudo mudou.

O texto está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital, pág. D4.

Escrito por Fábio Seixas às 14h23

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

Escolinha

(Luiz Pires/Divulgação)

Este é o carro da F-Future Fiat, categoria que Massa está trazendo ao Brasil.
 
Os dez primeiros chassis já chegaram a Santos e só esperam o desembaraço alfandegário para serem levado à JL, em Cotia, onde os carros serão montados. O segundo lote trará mais dez chassis.
 
Curti o visual. Sobre a iniciativa, já falei, mas não custa repetir: enfim, o país voltará a ter uma categoria para os pilotos recém-saídos do kart.
 
Para melhorar o cenário, a F-3, o passo seguinte, também vem fechando bons contratos para 2010.

Escrito por Fábio Seixas às 17h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 2

Por 0s023, Hulkenberg sentiu o prazer de liderar, pela primeira vez na carreira, uma sessão de testes na F-1.
 
Hulkenberg, nesta sexta, em Barcelona (Albert Gea/Reuters)
 
Como bem descreveu Bruno Ferreira, enviado do Tazio a Barcelona, o alemão da Williams foi na contramão da concorrência: à tarde, quando a pista estava mais rápida e a maioria dos pilotos fazia programas de "long runs", ele partiu para voltas voadoras. Bateu, assim, a marca que havia sido cravada por Alonso pela manhã.
 
Trulli (duas vezes), Vettel e Alonso causaram interrupções nos trabalhos, com os carros parados pela pista.
 
Aos tempos:
 
1º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min20s614 (99 voltas)
2º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min20s637 (133)
3º. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min20s973 (114)
4º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min21s056 (90)
5º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s258 (125)
6º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min21s571 (104)
7º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min21s689 (85)
8º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min22s152 (93)
9º. Robert Kubica (POL/Renault), 1min24s912 (53)
10º. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 1min25s524 (70)
11º. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth),1min25s972 (52)
 
Neste sábado, Massa e Barrichello voltam ao batente.

Escrito por Fábio Seixas às 13h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Paella, feijoada e curry

A dupla de 2008 da iSport será reeditada na F-1.
 
O indiano Karun Chandhok assinou com a Campos e será companheiro de Senna na equipe, que por enquanto manterá o nome do ex-piloto espanhol.
 
E, aliás, Campos não está tão fora como muita gente acha.
 
Na teoria, resta apenas um cockpit vago para 2010, na USF1. Na prática, o grid está fechado. A não ser, claro, que a Stefan receba a chance que tanto busca...

Escrito por Fábio Seixas às 12h44

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 1

Para o bem de todos e felicidade geral da nação automobilística, a última semana de testes da F-1 começou com céu claro e pista seca.
 
Onze pilotos foram para a pista de Barcelona nesta quinta, e a melhor marca ficou com Webber, cravada logo pela manhã.
 
A sessão foi interrompida algumas vezes. Fauzy, Alonso, Webber e Rosberg ficaram parados pela pista, e Di Grassi sofreu um acidente atribuído a um problema no diferencial.
 
Alonso e Webber, nesta quinta, em Barcelona (Albert Gea/Reuters)
 
Aos tempos:
 
1º. Mark Webber (AUS/Red Bull), 1min21s487 (109 voltas)
2º. Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1min22s407 (82)
3º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min22s514 (107)
4º. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), 1min23s144 (73)
5º. Jenson Button (ING/McLaren), 1min23s452 (101)
6º. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), 1min24s064 (65)
7º. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min24s170 (74)
8º. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min24s173 (74)
9º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), 1min24s689 (111)
10º. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin), 1min27s057 (31)
11º. Fairuz Fauzy (MAL/Lotus), 1min28s002 (76)
 
Foi o primeiro treino da F-1 numa pista que recebe o Mundial. Para efeito de comparação, o melhor tempo no Q2 do GP da Espanha do ano passado foi de Barrichello: 1min19s954.
 
Os novos carros estão tão lentos assim? Duvido. O abismo só mostra o grau de experimentação dessas baterias de testes, e o quanto isso precisa ser levado em conta no momento de uma análise.

Amanhã tem mais.

Escrito por Fábio Seixas às 14h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Apenas uma hipótese

Quando apresentou-se à FIA como candidata a uma vaga no grid em 2010, a Prodrive planejava usar motor Mercedes.
 
Exatamente por isso, a candidatura não foi pra frente: Richards não conseguiu dobrar o lobby de Mosley pela Cosworth e apesar de ter, de longe, a melhor estrutura entre todas as postulantes, ficou pelo caminho.
 
Só agora, porém, respondendo a uma pergunta de um internauta, ouvi o som de uma ficha caindo...
 
Dificilmente os alemães topariam fornecer motores para quatro equipes. O que pode indicar que a Prodrive, e não a Brawn, era a escolhida da Mercedes para ser pintada de prata e ter a estrela de três pontas no bico do carro _e, talvez, Schumacher.
 
Enfim, é só uma hipótese. Mas, se for verdadeira, Richards tem motivos de sobra para odiar Mosley até o fim dos seus dias...

Escrito por Fábio Seixas às 14h56

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Petrobras e Lotus

A Petrobras não assinou com nenhuma equipe para 2010, mas gostou bastante da proposta da Lotus.
 
Considera que a marca inglesa ainda é muito forte no automobilismo e, mais importante, que traz ótimas lembranças aos brasileiros.
 
A outra oferta na mesa é da Red Bull.
 
Em ambos os casos, a negociação ainda está engatinhando. Se fechar com algum time, a Petrobras só teria condições de fornecer gasolina a partir da segunda metade da temporada.

Escrito por Fábio Seixas às 14h40

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Turismo em Curitiba

Post de utilidade pública: o WTCC, um dos campeonatos mais bacanas do automobilismo, abre sua temporada no final de semana dos dias 6 e 7 de março, em Curitiba.
 
Os ingressos podem ser trocados por 2 kg de gêneros alimentícios (menos sal), em vários pontos da capital paranaense.

Segue a lista:

Rua da Cidadania Santa Felicidade
Pça. Santa Bertila Boscardin, 213
Terminal Santa Felicidade

Rua da Cidadania Pinheirinho
Av. Winston Churchill, 2.033, Capão Raso
Terminal do Pinheirinho

Rua da Cidadania Boa Vista
Av. Paraná, 3.600, Boa Vista

Rua da Cidadania Bairro Novo
Rua Tijucas do Sul, 1.700, Sítio Cercado

Rua da Cidadania da Matriz
Pça. Rui Barbosa, 101

Rua da Cidadania Fazendinha/Portão
Rua Carlos Klemtz, 1.700, Fazendinha
Terminal da Fazendinha

Rua da Cidadania do Carmo/Boqueirão
Av. Mar. Floriano Peixoto, 8.430, Boqueirão
Pça. Nossa Senhora do Carmo, Terminal do Carmo

Condor Supermercados (todas as lojas da rede)

Administração Regional Cajuru
Rua Luiz França, 2.032, Cajuru

Administração Regional da CIC
Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.469, CIC

Teffé Calçados
Rua Teffé, 391, Bom Retiro

Centro Musical Mauri Toniolo
Rua Ângelo Sampaio, 357, Água Verde

Teatro HSBC
Rua das Flores, 11

Escrito por Fábio Seixas às 19h23

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop #134

Mario Romancini, por telefone, direto dos EUA, foi o convidado especial do Pit Stop desta terça-feira. Que tratou da Indy, claro, mas também falou muito sobre os testes da F-1, as expectativas para o Bahrein, o futuro (ou não) das novatas.

Lá vai...

Escrito por Fábio Seixas às 15h25

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

A Ferrari chia

Com um texto em seu site, a Ferrari bateu pesado contra o modus operandi da FIA para atrair novas equipes ao Mundial de F-1.
 
O original está aqui. Uma ótima tradução está no Tazio. A escuderia foi irônica, mas agressiva, vale a pena ler.
 
O centro da questão vai mais ou menos na linha do que escrevi na Folha há duas semanas. Nada contra os novos times, pelo contrário. Mas o processo chegou ao fim completamente torto.
 
Um trecho da coluna de 13 de fevereiro:
 
"Primeiro, o favorecimento da FIA às concorrentes que se dispuseram a usar motor Cosworth -e, com isso, a Prodrive, de longe a mais bem estruturada das candidatas, dançou.
 
Mais: Campos deixou escapar que o critério geográfico também foi importante na escolha. Por isso, uma equipe espanhola, uma malaia, uma inglesa e uma espanhola. De novo, o projeto, o histórico no esporte, o caixa e a estrutura foram desprezados.
 
Depois veio o fim do teto de custos, justamente o maior incentivo para as novatas. Um golpe duro. O resultado está aí (...)
 
As conclusões são claras. A qualidade despencou, e não houve a contrapartida da efervescência. O fosso entre grandes e pequenas aumentou. Cobiça e incompetência corroeram as intenções. A F-1 perdeu."
 
Enfim, agora a conclusão é até da Ferrari: mais uma boa ideia que foi mal executada e que deu em porcaria.

Escrito por Fábio Seixas às 13h08

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Mais dois

E a corrida da Indy em São Paulo ganhou mais dois pilotos brasileiros: Romancini e Bia juntam-se ao time que já tinha Castro Neves, Kanaan, Meira e Mattos.
 
Serão seis os representantes do país na corrida, cinco garantidos por todo o campeonato _Bia, por enquanto, acertou apenas para o Anhembi, bancada pela Firestone, que patrocina o evento.
 
Romancini falou hoje pela manhã ao Pit Stop. Estava na porta do avião, embarcando para os primeiros _e únicos_ testes antes da estreia no campeonato. Empolgadíssimo, claro.
 
Bia, na exibição com um carro de dois lugares, na sexta, no sambódromo (Carsten Horst)

Ele e Bia são pilotos que competiram na Indy Lights, que se prepararam, que esperaram na fila. Ambos têm totais condições de fazer bons papéis.

Escrito por Fábio Seixas às 12h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A volta do Pit Stop

O Pit Stop volta hoje, com um balanço das três primeiras semanas de testes, muita conversa sobre as equipes novatas, sobre a Indy e um naftalina especial.

O programa começa às 10h30. Para participar, é só mandar perguntas e comentários para uolnewsformula1@uol.com.br

Escrito por Fábio Seixas às 08h47

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.