Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Em obras

Recebo, da assessoria de imprensa do circuito de Yeongam, duas imagens feitas ontem, sexta-feira.
 
 
 
Ok, nas arquibancadas e na reta dos boxes parece tudo bacana. Mas e o resto? E o miolo da pista, onde não havia zebras até outro dia?

Ainda acho que a prova, marcada para o dia 24, vai acontecer. Mas vai ser no afogadilho...

Escrito por Fábio Seixas às 14h06

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Dilúvio

A pista, neste sábado (Diego Azubel/Efe)

Dizer que choveu é pouco. Caiu o mundo em Suzuka.

No terceiro treino livre, só dois pilotos, Alguersuari e Glock, fecharam volta. Rios cruzavam o asfalto, qualquer tentativa de acelerar era um risco de escapar da pista e acabar no muro ou no mato.

O início do treino oficial foi sendo adiado, adiado. E acabou sendo transferido para a manhã deste domingo no Japão, noite de sábado no horário de Brasília.

Não dava mesmo.

PS: Horário confirmado, o treino acontecerá às 22h.

Escrito por Fábio Seixas às 02h55

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Água. Muita água

Esta é a previsão do site Weather.com para o fim de semana em Suzuka.
 
 
Não precisa traduzir, né? Nem dizer que a F-1 terá dois treinos e um GP bem movimentados pela frente, certo?

Escrito por Fábio Seixas às 14h00

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sexta, coluna

Mas quem disse que rótulos são justos? Dunga não era tão cabeça de bagre quanto a fama quer fazer crer. Ou será que Gérson gosta de ver o nome associado a tão avacalhada "lei"?
O que grudou foram seus anos de Ferrari. Foram seus discursos otimistas seguidos de vitórias avassaladoras do companheiro. Foi a história do "brasileirinho lutando contra esse mundo todo". E foi, principalmente, a marmelada de Zeltweg.
Não tivesse acontecido, Massa talvez seria o premiado pelo rótulo após Hockenheim. Seria ele o adjetivo. Até porque sua carreira ruma cada vez mais para o caminho percorrido pelo antecessor. Tenha ele dito a frase para a revista ou não.

A coluna de hoje trata do desmentido de Massa mas, principalmente, sobre a motivação da "Sport Bild" ao forçar aquele título. "Barrichello", não só no Brasil, se tornou um adjetivo, um rótulo.
 
O texto está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital, a coluna "Motor" está na pág. D11.

Escrito por Fábio Seixas às 13h51

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

Suzuka, 1º e 2º treinos livres

No primeiro treino livre, deu Vettel, seguido por Webber, Kubica, Sutil, Hamilton, Barrichelllo...
 
No segundo, deu Vettel, seguido por Webber, Kubica, Alonso, Massa, Button...
 
(Só para constar, no ano passado a Red Bull conseguiu pole, volta mais rápida e vitória em Suzuka).
 
Vettel, nbs boxes de Suzuka (Franck Robichon/Efe)
 
Pois é. Coisa rara na F-1, o primeiro dia de treinos mostrou uma pintura bem clara da relação de forças.
 
Red Bull forte, na frente, absoluta. Ferrari apenas rondando, preparando o bote, mas ainda distante. McLaren mais pra trás.
 
Sobre esta, o resultado fraco teve colaboração importante do pancão de Hamilton na primeira sessão que praticamente arrasou com seu dia.
 
Como disse Emerson no Pit Stop, o campeão de 2008 abusa da sorte, do direito de arriscar. E, nessa, acho que logo perde as chances de título.
 
Destaque ainda para Kubica. Circuitos como Suzuka e Spa sempre revelam pilotos especiais. É o caso de polonês. Os terceiros lugares dele se explicam muito pelo braço. Não por coincidência, Schumacher ficou à frente de Rosberg nos dois treinos.
 
Red Bull na pole? Não, ainda não dá para cravar. Porque todo esse domínio pode ir para o espaço.
 
Sim, há previsão de chuva para o sábado. E a tal pintura pode ficar borrada.

Escrito por Fábio Seixas às 03h36

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

DR pública

Raikkonen disse que a Renault usou seu nome para turbinar a imagem.
 
Hoje, Eric Boullier rebateu, afirmando que a alegação não tem o menor cabimento.
 
"Fomos procurados por seus empresários depois de Spa. Eles queriam iniciar as negociações naquele momento, mas pedimos que eles esperassem um pouco. Precisávamos terminar a avaliação que estamos fazendo sobre Petrov. Desde então, não conversamos mais, porque não encerramos a avaliação. Nunca usamos a mídia, e não vejo qual seria o interesse em dizer que o Kimi está interessado em nós (...) Acho que Kimi ficou irritado porque tudo isso foi parar na imprensa. Mas agora está claro pra mim, e claro pra ele, que é o fim."
 
Às vezes não basta dois lados quererem. A coisa precisa ser bem feita.
 
Desta vez, não foi. E percebi mais vazamentos pelo lado do piloto que da equipe.
 
Resumo da história: ou as duas partes mudam muito de ideia ou a F-1 ficará sem Raikkonen por mais um ano.
 
Fim de namoro? Ainda não. Uma DR pública, digamos assim. Torço para que voltem. 

Escrito por Fábio Seixas às 12h49

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Programe-se

Já é quinta-feira, já tem treino, e eu ainda não tinha colocado a programação aqui.
 
Lá vai:
 

Quinta-feira

22h-23h30, 1º treino livre

 

Sexta-feira

2h-3h30, 2º treino livre

23h-24h, 3º treino livre

 

Sábado

2h, treino oficial

 

Domingo

3h, largada

Escrito por Fábio Seixas às 12h24

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Fala, Massa

"Eu nunca falei isso na minha vida. Fiquei muito chateado com aquilo que saiu, porque é justamente o contrário do que eu falei. Acho que quando você lê uma entrevista, botando seu nome, o que você falou, numa coisa completamente contrária, não é legal."

"O que escreveram em todo o mundo foi uma coisa que eu não falei. A pergunta era 'se você tivesse que ser o segundo piloto você aceitaria?' Eu disse que não, porque corro pensando na vitória. Não vou correr para ser segundo piloto."

"O jornal botou o nome do Rubinho, que foi uma coisa que eu não falei. Até falei com a jornalista hoje e ela me pediu desculpas. Sou o cara mais aberto para dizer o que falei e que não falei."

Schumacher e Massa chegam a Suzuka (Franck Robichon/Efe)

Este, Massa, negando ter dito o que claramente foi uma forçada de barra da "Sport Bild". A revista, inclusive, já se desculpou aos dois pilotos.

O áudio da entrevista aos jornalistas brasileiros em Suzuka está aqui.

E fim de papo.

Escrito por Fábio Seixas às 12h11

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Quando os mecânicos cantavam

Da série "antigamente era muito mais legal".

 

Pesquisando sobre a Lotus na internet, fiz uma descoberta... bizarra.


Em 1972, após o primeiro título de Emerson, os mecânicos da equipe se juntaram e gravaram um disco!

 

"Team Lotus Sings" foi produzido por Luke Watson, um dos membros do time, e lançado pelo selo Speedy Records (!!!).

 

 

 

 

São duas músicas. "The Champions" e "Workin'al’nighter".

 

O texto na contracapa do disco é uma tiração de sarro.

 

"Neste disco memorável, você ouvirá a voz dos chefe dos mecânicos, Eddie Dennis, talvez não comparável à de Cilla Black [cantora e atriz inglesa que fazia sucesso na época]... Luke Watson (e não John Lennon), que compôs a melodia, não é nenhum Paul McCartney (mas o John Lennon também não é).

 

Achei "The Champions" no Youtube. E me ferrei. A música é boa, e grudou na minha cabeça... 

 

No site Classic Team Lotus, dá para comprar o disco por 60 libras. Como não tenho vitrola, vou deixar passar...

Escrito por Fábio Seixas às 15h51

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Peter Warr, 72

Morreu Peter Warr.
 
O braço direito de Colin Chapman.
 
Figura-chave no crescimento de Emerson, no primeiro título do brasileiro, na contratação de Senna, em fazer da Lotus um mito das pistas. De quebra, trabalhou com Piquet também. Ou seja: os três brasileiros campeões mundiais passaram pelo seu escritório.
 
Deixou a F-1 em 1989, quando o time estava em queda livre. Desapontado e farto com o que viu ao longo da carreira, afastou-se das competições.
 
Sofreu um ataque cardíaco anteontem, em sua casa na França. Tinha 72 anos.

Escrito por Fábio Seixas às 15h01

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Duvide-ô-dó

À "Sport Bild", Massa teria dito que não é "o segundo Barrichello".
 
Duvido.
 
Duvido porque a mesma revista já cansou de carregar no tom de declarações de pilotos.
 
Duvido porque, mesmo que tivesse a intenção, Massa não diria isso. Tem neurônios.
 
Por conta do fuso horário do Japão, a assessoria do piloto, por ora, não tem uma resposta. Assim que tiver, eu coloco aqui.

Escrito por Fábio Seixas às 14h09

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop #159

O Pit Stop de hoje falou de Indy, F-1, MotoGP... E lembrou dos 25 anos da primeira vitória de Mansell, em Brands Hatch.

É só clicar aí embaixo...

Escrito por Fábio Seixas às 18h09

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Dinheiro mexicano

Sergio Perez, mexicano, 20 anos, vice-campeão da GP2, vai correr na Sauber em 2011, ao lado de Kamui Kobayashi.
 
Chega à F-1 com dinheiro da Telmex, do império de comunicações de Carlos Slim. Trata-se, simplesmente, do homem mais rico do mundo. Fortuna estimada em US$ 60,6 bilhões.
 
Seria, dizem, mais do que mero patrocínio. O magnata teria comprado parte do time de Peter Sauber.
 
Perez, que nunca testou um F-1, será o primeiro mexicano na categoria desde Hector Rebaque, que correu entre 77 e 81.
 
Slim poderia agora assinar mais um cheque e levar a F-1 para o Hermanos Rodríguez. A Peraltada faz falta.

Escrito por Fábio Seixas às 12h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

A foto

Já está virando uma tradição: após uma grande conquista de Franchitti, a foto da segunda-feira é o beijo da mulher, Ashley Judd.

Nada contra belas tradições, certo?
 
Franchitti e Ashley comemoram o título da Indy (Ron McQueeney/IndyCar)
 
O clique é de Ron McQueeney, da IndyCar.

Escrito por Fábio Seixas às 11h57

Comentários () | Enviar por e-mail | A foto | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.