Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Barcelona, dia 3

Sabe aquela história de ir pra pista com nada de gasolina no tanque com o único objetivo de chamar a atenção?
 
Pois é, Pérez e a Sauber fizeram isso hoje. E as fotos estão nas homes de todos os sites.
 
Vou então com um foto de Massa, que encerrou hoje sua participação no testes e só volta ao cockpit na sexta-feira de Melbourne. O brasileiro foi segundo _primeiro colocado virtual.
 
Massa, nesta quinta, em Barcelona (Lluis Gené/France Presse)
 
Barrichello ficou em quarto, mas parou duas vezes na pista com problemas no Williams.
 
Aos tempos:
 
1º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), 1min21s761 (95)
2º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 0s331 (132)
3º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s705 (97)
4º. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 0s876 (105)
5º. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1s131 (89)
6º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 1s780 (32)
7º. Heikki Kovalainen (FIN/Team Lotus-Renault), a 2s229 (40)
8º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 2s472 (24)
9º. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 2s573 (108)
10º. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 3s018 (107)
11º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 5s575 (96)
12º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 12s724 (6)
 
Amanhã tem mais.

Escrito por Fábio Seixas às 15h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 2

Em Barcelona, adivinhem?

Mudou o piloto, mas o resultado foi o mesmo. Red Bull na frente, desta vez com Vettel.

Vettel, nesta quarta, em Barcelona (Alejandro García/Efe)

Em segundo lugar, adivinhem?

A Toro Rosso, com Buemi. Cada vez mais o time de Faenza se consolida como a grande força do pelotão intermediário. Williams, Sauber e Mercedes que se cuidem...

Massa, trabalhando em componentes aerodinâmicos, ficou em quinto.

Aos tempos:

1º. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min21s865 (112 voltas)
2º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 0s531 (120)
3º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 0s805 (116)
4º. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s023 (57)
5º. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s459 (101)
6º. Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s469 (118)
7º. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s571 (107)
8º. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 3s942 (100
)
9º. Jarno Trulli (ITA/Team Lotus-Renault), a 4s225 (98)
10º. Pastor Maldonado (VEN-Williams-Cosworth), a 5s124 (29)
11º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 7s117 (64)

Outra rotina, a Hispania não testou. Mas anunciou Liuzzi como piloto para esta temporada.

Uma equipe que não diz a que veio com um piloto idem. Combinam.

Escrito por Fábio Seixas às 14h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Barcelona, dia 1

Começou a última bateria de testes da F-1. A mais importante.
 
Porque, depois de Barcelona, a categoria só volta a se reunir para a abertura do Mundial. Porque já não há mais tempo para grandes invencionices. Porque agora é hora de afinar o acerto.
 
E, pelo visto, não tem mesmo pra ninguém neste início de Mundial. Só dá Red Bull.
 
Webber foi o mais rápido, 1min22s544, marca cravada pela manhã. Em outras palavras, ele não precisou se esforçar à tarde para continuar na frente, pêde se preocupar com outras coisas.
 
Razia, pela primeira vez no volante da Lotus, fez o décimo tempo e foi o responsável por encerrar a sessão um minuto antes do prazo, com o carro parado na pista.
 
Mas o que chamou a atenção, mesmo, foi o bico da McLaren...
 
 
Esse calombo, o time explicou depois, abriga sensores ligados a hastes conectadas à asa dianteira. O objetivo é checar o nível de vibração do aerofólio. Não será (e nem pode ser) usado em corrida. Ufa.
 
Aos tempos:
 
1º. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min22s544 (97)
2º. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s366 (74)
3º. Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault), a 0s393 (27)
4º. Sergio Pérez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1s573 (90)
5º. Nick Heidfeld (ALE/Lotus Renault), a 2s191 (20)
6º Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 2s495 (38)
7º. Davide Valsecchi (ITA/Team Lotus-Renault), a 2s862 (50)
8º. Sebastien Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s460 (48)
9º. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes), a 3s486 (31)
10º. Luiz Razia (BRA/Team Lotus-Renault), a 4s179 (29)
11º. Jérôme D'Ambrosio (BEL/Marussia Virgin-Cosworth), a 9s516 (57)

Nesta quarta, Ferrari, Williams, Mercedes e Hispania se juntam à turma.

Escrito por Fábio Seixas às 14h28

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Luz no fim do túnel

Teve reunião do Conselho Mundial da FIA hoje, em Paris.
 
Entre as decisões, o estabelecimento de uma data-limite, 1º de maio, para os promotores bareinitas informarem se têm condições ou não de realizar uma corrida nesta temporada.
 
Cheira a ultimato: ou vocês fazem a corrida neste ano ou dão adeus à F-1.
 
Mais uma: a Pirelli foi liberada para fornecer compostos experimentais para as equipes nos testes de sexta-feira.
 
Gostei dessa. Com o banimento dos testes durante a temporada, seria uma pena que as equipes corressem até o fim do ano com as borrachas testadas em fevereiro e março. Evoluir é bom.
 
Mas a melhor decisão, de longe, diz respeito aos circuitos. A Comissão de Circuitos da FIA vai "examinar as pistas da F-1 para identificar a possibilidade de aumento das chances de ultrapassagens", diz o comunicado da entidade.
 
A ver se a tal comissão terá força para achincalhar as pistas que precisam ser achincalhadas. A ver se conseguirá vencer os polpudos valores que os promotores de vários desses tilkódromos colocam na conta de Ecclestone.
 
Mas, enfim, é algo. No mínimo, um sinal de que gente da FIA têm consciência da pobreza técnica dos circuitos com a grife Tilke. Uma pequena luz no fim do túnel.

Escrito por Fábio Seixas às 13h18

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

O país da F-1

O Thiago Oliveira passou por Porto Feliz, lembrou do blog, pegou a câmera e clicou
 
"A foto não ficou boa, pois tirei com o carro em movimento... Mais uma demonstração de carinho pelo automobilismo. Coloca no Blog pra galera ver..."
 
Colocado.
 
 
 
Da próxima vez em que eu for para Tietê, vou passar lá pra tomar uma Tubaína.

Escrito por Fábio Seixas às 13h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pequeninices

Minha relação com miniaturas de F-1 é simples: procuro não ver pra não gastar dinheiro.
 
Mas às vezes eu vejo. E o resultado é que, em casa, há um armário todo com carrinhos de todos os tipos e épocas.
 
(A bem da verdade, o ritmo de crescimento da minha pequena coleção caiu muito quando deixei de viajar atrás das corridas. Tem uma lojinha em Nurburgring que é uma tentação. E a de Spa, então...)
 
Enfim, estou eu aqui, desavisado e indefeso diante do computador, quando pingam no meu e-mail essas imagens...
 
 
 
Sim, são os caminhões da Copersucar, produzidos pela Automodelli. Coisinhas lindas, não? Acho que a garagem do armário lá de casa vai ficar mais lotada.

Escrito por Fábio Seixas às 15h10

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.