Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Três discursos

Com a pole no colo, Webber disse que fez o treino no limite.
 
"Enquanto fazia a volta, pensava que, se alguém me alcançasse, ele mereceria porque não podia mais tirar muita coisa do carro. Foi meu completo limite, foi uma ótima volta."
 
Segundo, Hamilton admitiu que não esperava tanto: "Tudo ocorreu de uma maneira fantástica e a última volta foi muito boa, a melhor que eu me lembro de ter feito este ano".
 
Vettel lembrou que vai largar do lado limpo da pista. Pode ser algo determinante para a corrida.
 
As entrevistas dos três primeiros colocados, com áudio, estão no Tazio, num ótimo trabalho do repórter Bruno Ferreira, direto de Nurburgring.

Escrito por Fábio Seixas às 12h46

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Webber, pole com ar de desabafo

Webber desobedeceu a equipe em Silverstone, discutiu com o chefe, defendeu seu ponto de vista num artigo, chegou a Nurburgring e... fez a pole.
 
Vettel, Webber e Hamilton, após o treino oficial em Nurburgring (Kai Pfaffenbach/Reuters)
 
De novo, não é nada que vá mudar o cenário do campeonato. Mas, com a fatura já encerrada por Vettel, taí uma boa história para acompanhar: a luta do australiano pela sobrevivência, sua cruzada para mostrar que não é um segundo piloto qualquer.

E hoje ele conseguiu um bom argumento para isso. Foi absoluto no Q3 e cravou sua terceira pole no ano, a nona na carreira. Mais: viu Vettel fora da primeira fila. Um desabafo em plena pista.

Se havia alguma dúvida sobre a força da Red Bull diante do crescimento da Ferrari, a equipe austro-inglesa fez questão de dirimir já na manhã de sábado.

No terceiro treino livre, dobradinha Vettel-Webber. A marca do alemão, 1min30s916, foi cravada a 3 segundos da bandeirada, 0s795 mais veloz do que o melhor tempo da sexta. Para arrasar qualquer esperança ferrarista...
 
Alonso, aliás, foi o terceiro. Depois dele, Hamilton, Button, Rosberg, Massa...
 
O treino classificatório começou com 14ºC no ar e 22ºC na pista.
 
Com pneus macios, já que estava ficando muito pra trás com os duros, Massa cravou a melhor marca no Q1, 1min31s826. Sutil ficou em segundo, a 0s460, seguido por Heidfeld, Schumacher, Di Resta, Rosberg, Alonso...
 
Vettel, quietinho, na dele, ficou só em nono. Webber, em 11º. Barrichello foi o 17º, o último entre os que se salvaram da primeira degola.
 
Os cortados foram Kobayashi, Kovalainen, Glock, Chandhok, D'Ambrosio, Liuzzi e Ricciardo.
 
As coisas voltaram a ficar mais reais no Q2. Hamilton foi o mais rápido, com 1min30s998, com Vettel já em segundo, a 0s019. Alonso foi o terceiro, seguido por Webber.
 
Avançaram, ainda, Rosberg, Button, Massa, Sutil, Petrov e Schumacher.
 
Pelo caminho ficaram Heidfeld, Di Resta, Maldonado, Barrichello, Pérez, Buemi e Alguersuari. À Globo, o brasileiro disse que está sem o Kers no carro, para reduzir o peso.
 
No Q3, a Red Bull esnobou.
 
Na primeira saída à pista, Webber já baixou em 0s6 o melhor tempo do fim de semana até então. Não contente, baixou para 1min30s079.
 
Hamilton foi o segundo, numa volta no limite, a 0s055.Uuma marca conquistada muito mais na base do talento do que pelo desempenho do carro. Um belíssimo trabalho do inglês.
 
Hamilton, neste sábado, em Nurburgring (Valdrin Xhemaj/Efe)
 
Vettel teve de se contentar com o terceiro lugar, a 0s137 do companheiro. É a primeira vez desde o GP da Itália, em setembro do ano passado, que ele fica fora da primeira fila. Isso encerra uma série de 14 GPs em primeiro ou segundo no grid _o recorde, 24, pertence a Senna. Terá a perigosa companhia de Alonso ao lado.
 
Na terceira fila, Massa e Rosberg. Na sequência, Button, Sutil, Petrov e Schumacher.
 
Com um carne-de-pescoço como Hamilton entre ele e o companheiro, Vettel deve ter um domingo complicado pela frente.
 
Já o australiano, pode curtir neste sábado o sorriso que precisou engolir há dois domingos... Com enormes chances de prorrogar este sorriso até amanhã à noite.

Escrito por Fábio Seixas às 10h20

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Preciosidades, agora em vídeo

O internauta Rodrigo Couto foi mais rápido que um flecha de prata e mandou pra cá o vídeo da demonstração da Mercedes, ontem, em Nurburgring.
 
É sensacional...

Ao Rodrigo, um grande obrigado.

Escrito por Fábio Seixas às 16h59

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Nurburgring, 1º e 2º treinos livres

A Ferrari cresceu, já é um fato.
 
A ponto de bater a Red Bull? Carro por carro, em circunstâncias normais, acho que ainda não. Mas já deixou a McLaren comendo poeira, isso está claro.
 
No primeiro treino livre em Nurburgring, Alonso foi o único a andar na casa de 1min31s. Cravou 1min31894, 0s323 melhor do que Webber. Vettel ficou em terceiro, seguido por Massa.
 
Alonso, nesta sexta, no primeiro treino livre (Jan Woitas/Efe)
 
Hamilton e Button ficaram em quinto e sexto, mas com o campeão de 2008 a 1s102 do espanhol. Um fosso. 

No segundo treino, a Red Bull fez questão de mostrar que manda.
 
Alonso e Massa tinham os melhores tempos, mas Webber foi pra pista na segunda metade da sessão disposto a acabar com a festa.

Webber deixa os boxes nesta sexta, em Nurburgring (Valdrin Xhemaj/Efe) 

Superou os dois e, faltando pouco menos de meia hora para o fim, melhorou ainda mais sua marca. Fechou com 1min31s711, o melhor tempo do dia.
 
Alonso ficou a 0168. Vettel fez o terceiro tempo, seguido por Massa, Schumacher, Rosberg, Hamilton...
 
Pela primeira vez em muito tempo, as Red Bulls têm alguém no retrovisor. E é um carro vermelho pilotado por um cara chamado Alonso.
 
Repito que não vai mudar nada no campeonato, mas que o crescimento ferrarista pode trazer alguma combatitividade para os GPs. E isso é sempre bom.

Escrito por Fábio Seixas às 10h57

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Preciosidades

Só hoje vi estas fotos...
 
 
 
 
Nico e Schumacher ganharam este presente ontem, em Nurburgring.
 
Experimentaram Mercedes W196 que foram pilotadas em 1954 por Fangio.
 
Ao heptacampeão coube o modelo Monza, com rodas carenadas, para circuitos de alta velocidade. Já o filho de Keke pilotou a W196 com que o argentino venceu o GP da Alemanha de 57 anos atrás, no velho circuito.
 
Aconteça o que acontecer até domingo, acho que eles já ganharam o final de semana...

Escrito por Fábio Seixas às 09h42

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sexta, coluna

Fato raro num país em que filiação partidária vale mais que competência, uma instalação esportiva pública era gerida por gente técnica, especialista, abnegada.
Chico Rosa e Roberto Seixas (nenhum parentesco) formaram, por quatro anos, uma dupla afinada no comando do autódromo de Interlagos. O primeiro, um dos maiores experts em automobilismo do país, o homem que um dia levou Emerson à Europa. O segundo, engenheiro que aprendeu a entender as necessidades do autódromo, que acatava sugestões e, principalmente, as realizava.
Enquanto comandaram Interlagos, as críticas recorrentes ao circuito cessaram.
 
Pois é. Mas as coisas mudaram. A política desmantelou o sistema que vinha funcionando tão bem. Não por coincidência, os erros em Interlagos vêm se acumulando há alguns meses. É este o tema da coluna desta sexta-feira.

A íntegra está aqui, para assinantes da Folha e do UOL. No papel e na Folha Digital, a coluna está na página D12.

Escrito por Fábio Seixas às 09h20

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

Programe-se

Fora da pista, Hockenheim é mais bacana. Fica ao lado de Heidelberg, uma cidade das mais agitadas, clima universitário, lindos cenários à beira do rio Neckar, uma festa...
 
Mas, pista por pista, Nurburgring tem muito mais história. E Hockenheim perdeu muito com a última remodelação, o enterro da grande reta.
 
No rodízio que já vem de alguns anos, a hora é de Nurburgring. Menos festa e mais pista, portanto.
 
Segue a programação, no horário de Brasília:
 
Sexta-feira
5h-6h30: 1° Treino Livre
9h-10h30: 2° Treino Livre

Sábado
6h-7h: 3° Treino Livre
9h-10h: Classificação

Domingo
9h: Largada, 60 voltas

Escrito por Fábio Seixas às 09h37

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Sid Mosca, 74

Sid, em sua loja em São Paulo (Duda Barrios)
 
Todo mundo que cobre automobilismo no Brasil foi pautado, um dia, para entrevistar o Sid Mosca.
 
Conversei com ele algumas vezes. Sid pintava não só o capacete do Senna, mas os de muitos outros pilotos de ponta. E carros. E inventava desenhos, cores, formas...
 
Sid recebia sempre muito bem quem aparecia na sua oficina/loja, ali na Washington Luis. Era simpático, atencioso, humilde, não se importava em engatar longuíssimas conversas sobre seu trabalho e os causos que viveu.
 
Aos 74, foi vítima de câncer.
 
O automobilismo internacional perde um artista.

Escrito por Fábio Seixas às 12h26

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop #191

Há exatos 36 anos, Emerson vencia pela última vez na F-1, num dilúvio em Silverstone. Pace era o segundo colocado. O quadro Naftalina desta semana mostra cenas e fala desta corrida.

O Pit Stop, claro, também fala das expectativas para Nurburgring, da MotoGP, de Massa, Barrichello, Raikkonen, Webber...

Escrito por Fábio Seixas às 12h18

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

Sangue novo

Este aí na foto é Javier Villa, espanhol, 23 anos, ex-GP2, hoje nono colocado no WTCC com a equipe Proteam Racing.
 

Se depender dos desejos do Thesan Capital, será o mais novo piloto da F-1. O grupo que comprou a Hispania quer colocá-lo para fazer alguns treinos de sexta e, se tudo der certo, promover sua estreia no GP Brasil.
 
Como Ricciardo está lá bancado pela Red Bull, a vaga em jogo seria a do Liuzzi, claro.
 
Na GP2, Villa disputou 81 corridas e conquistou três vitórias. Não é um gênio. Mas Liuzzi também já deixou claro que não é.

Escrito por Fábio Seixas às 09h34

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.