Fábio Seixas

Automobilismo e pitacos sobre tudo o mais

 

Sexta, coluna

Dessas coisas que acontecem e que talvez não tenham explicação, os caminhos de Barrichello e Schumacher teimam em se cruzar.
Às vezes, nas pistas. E há ocasiões memoráveis, como Áustria-02, EUA-02 e 05, Mônaco-05, Hungria-10.
Fora, ocorrem trombadas, desvios e encontros. E comparações são inevitáveis.
Brasileiro e alemão são contemporâneos. Mas quantos não dividiram a F-1 com eles desde o início dos 90?
Talvez a explicação seja a duração de ambos por lá...
Fato é que, nesta semana, houve nova coincidência. Em plena folga da F-1, falaram sobre aposentadoria.

A coluna desta semana fala sobre as trombadas, desvios e encontros das trajetórias dos dois maiores veteranos da história da F-1.

Até ao falar de aposentadoria, o enfoque de ambos diverge. Schumacher sabe que não está correspondendo e cogita parar antes do fim do contrato. Barrichello tenta se segurar como pode, com direito a súplicas públicas.

A íntegra está aqui, exclusivamente para assinantes da Folha e do UOL. Na Folha Digital e na Folha de papel, a coluna está na pág. D12.

Escrito por Fábio Seixas às 09h38

Comentários () | Enviar por e-mail | Colunas na Folha | PermalinkPermalink #

F-1 sem mimimi (6)

Um repórter de rádio amigo meu usava sempre a mesma frase quando ia descrever os boxes de Interlagos em final de semana de F-1: "dá para almoçar no chão, de tão limpo".
 
Em Jarama, em 1969, era um pouco diferente...
 
 
Ah, sim. O carro recebendo óleo é um BRM da Owen Racing Organisation, pilotado por Jackie Oliver. A foto foi enviada pelo Luiz Fernando Oliveira Martins, do Guarujá.

Escrito por Fábio Seixas às 16h16

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Borracha mole

A Pirelli ofereceu às equipes da F-1 a possibilidade do retorno dos pneus para classificação em 2012.

Desde 1992 a categoria não conta com esse expediente, pneus ultra-extra-supermoles, rapidíssimos, mas com uma só volta de duração.

"Jogamos essa ideia para as equipes e estamos esperando uma resposta. Se elas não quiserem, não vamos fazer."

É claro que isso demandaria uma mudança no regulamento. Mas seria sensacional.

Porque acabaria com o atual nhenhenhém de os pilotos ficarem, no sábado, poupando pneu para o domingo.

Mas principalmente porque os carros iriam ao limite.

E essa é a essência de qualquer esporte que envolva velocidade, embora os dirigentes vivam esquecendo disso.

Escrito por Fábio Seixas às 15h22

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Pit Stop #194

O Pit Stop desta semana dá uma atenção toda especial aos pilotos brasileiros na F-1. Até porque Massa, Barrichello e Bruno estiveram no centro do noticiário nos últimos dias.

Na seção "Naftalina", uma homenagem a Mansell, aniversariante nesta semana. E no quadro "Mundo Pequeno", o Ensign N173.
 
 
Aliás, precisamos de mais fotos de miniaturas de F-1. Se você tem um carrinho bacana aí na estante de casa, não se acanhe. Fotografe-o e mande as imagens para uolnewsformula1@uol.com.br

Escrito por Fábio Seixas às 12h22

Comentários () | Enviar por e-mail | Pit Stop em vídeo | PermalinkPermalink #

O convidado

Decidi aproveitar o raro fim de semana de folga integral e vi pouco da Corrida do Milhão da Stock. Basicamente, só as voltas finais, à noite, na reprise do Sportv.
 
Mas ouvi que a prova foi agitada, com boas disputas e uma bela ultrapassagem do Thiago Camilo na Curva do Sol. Que bom.
 
A curiosidade do dia seguinte fica com o flagrante feito pelo Humberto Pereira Lima. O personagem, o convidado especial em Interlagos, 18º colocado na corrida.
 
"Estava no grid da Stock e presenciei o Villeneuve avisando que iria tirar a água do joelho, bem antes de entrar no carro pra largada. E fez ali mesmo na entrada dos boxes."
 
 
Coisa feia, Jacques.... Isso é jeito de um convidado se portar?

Escrito por Fábio Seixas às 09h45

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Aviso prévio

Se é verdade que a permanência de Massa na Ferrari em 2012 é cada vez mais concreta, também é que todos os sinais indicam sua saída de lá após o próximo Mundial.
 
Em encontro com jornalistas, no fim de semana, Domenicali já falou até no perfil do substituto do brasileiro.
 
Para o futuro, diz, o ideal é que Alonso tenha um companheiro de equipe "jovem, talentoso e em ascensão".
 
Mais. Segundo o chefe da equipe, Massa é um piloto rápido numa volta lançada, mas "precisa melhorar em termos de consistência na corridas".
 
Pra terminar, lançou o seguinte: "Para nós, é fundamental que Felipe esteja no pico de seu desempenho, já que ele continuará conosco por pelo menos mais um ano e meio".
 
Resta alguma dúvida?

Escrito por Fábio Seixas às 09h30

Comentários () | Enviar por e-mail | PermalinkPermalink #

Ver mensagens anteriores

PERFIL

Nina Horta Fábio Seixas, 37, é jornalista com mestrado em Administração Esportiva pela London Metropolitan University, da Inglaterra, e Coordenador de Produção da Sucursal da Folha no Rio. É colunista de automobilismo da Folha e do UOL.


RSS

BUSCA NO BLOG


ARQUIVO


Ver mensagens anteriores
 

Copyright Folha.com. Todos os direitos reservados. É proibida a reproduçãoo do conteúdo desta Página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folha.com.